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A Participação dos Estudantes em Projetos de Software Livre

(Rascunho, por enquanto. :) )

Um dos objetivos que a ENEC estabeleceu como seus a partir dos últimos ENECOMPs é a defesa do software livre. E de fato, a Executiva vem demonstrando uma grande preocupação com o assunto, através da sua participação em eventos (tanto eventos de software livre como em eventos estudantis, levando a mensagem do software livre e da liberdade de conhecimento) e de projetos como o Currículo Livre[1].

No entanto, entendemos que uma das ações da ENEC com relação a esse objetivo também deve ser o incentivo de participação efetiva dos estudantes nestes projetos - tanto nos projetos da Executiva quanto nos outros tantos projetos de software livre, nacionais ou não, que temos atualmente.

O perfil dos estudantes de computação, em geral, é bastante completo: temos potencial para projeto e desenvolvimento de novos aplicativos, colaboração com projetos já existentes, sugestão e implementação de novas idéias, correção de problemas reportados por outros usuários, elaboração de documentação, tradução de interfaces e documentação, teste de aplicativos e aviso sobre erros e comportamentos inesperados, além de assuntos considerados mais 'artísticos', como a confecção e manutenção de páginas dos projetos e criação de ícones e figuras intuitivas para o uso com estes.

Algo também interessante de ressaltar é que essa participação de forma alguma se restringe aos estudantes de computação, já que o software livre pode ser considerado mesmo um dos movimentos socials (não só tecnológicos) mais inclusivos (e interdisciplinares) que já tivemos notícia. Não há quaisquer restrições para que estudantes e não-estudantes, profissionais ou não, colaborem com um, dois ou quantos mais projetos quiserem, dentro dos seus interesses, conhecimentos e necessidades.

No entanto, apesar de tudo isso, ainda é pequeno o número de colaboradores desse tipo de projeto, perto do seu real potencial. Por que isso acontece? Algumas razões são as mesmas razões pelas quais poucos se envolvem de verdade com o movimento estudantil, e simplesmente assistem a sua participação pela vida estudantil, como meros espectadores: falta de tempo ou interesse. Sabemos que a falta de interesse leva à falta de tempo, pois à medida em que temos interesse por alguma área, tendemos naturalmente a priorizá-la sobre outras, fazendo com que a falta de tempo seja um aspecto secundário.

A razão mais frequente, no entanto, é a falta de conhecimento de como participar e contribuir. Já vem sendo feito um esforço bastante grande por parte de toda comunidade de software livre nesse sentido, incentivando todos à participação, reiterando que existem muitas áreas onde a participação é necessária, e que todos têm algum tipo de conhecimento ou habilidade que é de fato útil, mas muitas vezes esse esforço acaba não sendo notado por aqueles que acham que não sabem fazer nada, não têm nada para contribuir.

Entendemos que a ENEC, que tem diversos estudantes, de diferentes perfis e espalhados pelo país inteiro, tem como uma de suas possíveis ações na defesa e disseminação do software livre no país fazer com que esses estudantes finalmente percebam o seu papel e sua importância dentro da comunidade, dizendo: Sim, a sua ajuda não é só importante: ela é NECESSÁRIA!

Na tentativa de introduzir alguns papéis que esses estudantes poderiam desempenhar dentro da comunidade de software livre, tentamos, nesse documento, listar algumas diretrizes para que estes descubram por onde e como começar a contribuir. Algumas idéias possíveis (não são as únicas, obviamente, mas são possibilidades):

  1. Encontre um software livre que você usa e com o qual gostaria de contribuir. Entre nas listas de discussão de usuários do projeto. Uma coisa que sempre podemos fazer é dar suporte (via lista, IRC) a usuários menos experientes. Por que não ajudar alguém a usar o software do qual você gosta?
  2. Aproveitando que você já está com prática nisso, por que não elaborar uma página com as perguntas e respostas mais frequentes desse software? (Se você não sabe fazer páginas, peça ajuda, pesquise. É importante saber pedir ajuda também.) Se já existe essa página mas está desatualizada, ajude atualizando-a, ou criando mais documentação para o projeto. Se existe alguma função incrível do software da qual poucas pessoas sabem a respeito, divulgue-a! Crie um tutorial, um guia, um texto explicando como se faz. Se você não tem acesso ao servidor onde está a página do projeto, entre em contato com os desenvolvedores/webmasters e envie para que estes publiquem.
  3. Ah, eles não responderam o seu email? Que tal se oferecer para ajudar a manter a página, então? Muitas vezes, esse é um trabalho de poucas pessoas, e que exige muito. É preciso paciência para atualizar a documentação, manter o site sem links quebrados, anunciar as novas versões do software, publicar novas listas e grupos de usuários, e é sempre bom ter mais de uma pessoa para esse trabalho, para que ninguém fique sobrecarregado e nem a página desatualizada. (O seu projeto já cogitou usar um wiki[2] para manutenção da página. É muito fácil e todos podem contribuir!)
  4. Por outro lado, você pode não gostar tanto assim do software. Pode acontecer de você estar usando-o, e de repente ele travar, sem razão aparente. Bom, esse mesmo software também deve ter uma lista de discussão ou um sistema de controle de erros[3], ou bugs. Faça uso desses mecanismos! Reporte aos desenvolvedores o seu problema. Explique como, quando, com que configuração e o que mais você estava usando quando o erro aconteceu. Se você sabe programar, que tal corrigir o problema? Verifique a política de patches[4] do software e envie um! Outros usuários não terão mais o problema que você teve, isso não é recompensador? :)

  5. Digamos, no entanto, que você teve um trabalho imenso para configurar o software com a sua configuração específica de hardware. Depois de muitas mensagens para inúmeras listas, horas e horas de leitura de documentação e muitas noites de sono perdidas, você finalmente conseguiu! Então, por que não evitar que outras pessoas passem pelo mesmo trabalho? Elabore um documento detalhado do seu problema, dos passos seguidos e dos resultados encontrados, e disponibilize online! Não teria sido bom se você tivesse encontrado um desses ao resolver seu problema? Pois é, à medida em que as pessoas começam a criar a cultura de documentar também os problemas e soluções encontradas, será mais fácil você se poupar desse trabalho todo!

  6. Você sabe muito bem inglês, espanhol, português ou algum outro idioma, mas não sabe programar. Ótimo, existem inúmeras outras áreas nas quais você pode trabalhar: um software cuja interface ainda não possui tradução para o seu idioma, uma documentação (página manual, tutorial ou guia, página do projeto) que não existe em determinado idioma, ou cuja tradução está incompleta ou incorreta. O melhor lugar para saber como contribuir nessa área é, também, a lista de discussão ou página do projeto. Converse com os outros usuários e desenvolvedores, e descubra como pode se dar essa interação. Não fique com vergonha de perguntar: ajuda é sempre bem-vinda, seja qual for o projeto!

[1] Currículo Livre: projeto que visa buscar alternativas livres para o uso como ferramenta no ensino de computação em cursos de graduação e pós-graduação. Mais informações: http://curriculolivre.enec.org.br

[2] descrever um wiki e botar algum link pra wikipedia, por exemplo, aqui.

[3] descrever um sistema de controle de bugs aqui, tipo o bugzilla.

[4] tem projetos que tem que mandar para a lista de discussão, outros que só pro lead developer, outros que te dão conta no servidor e tu só atualiza.. enfim. descrever esse processo aqui.

Mirian Bruckschen - 22 Jul 2005

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