bem-vindo: entrar
localizaçâo: HistoricoDaENEC

Breve Histórico da ENEC

Breve Histórico da ENEC

Breve Histórico da ENEC

Breve Histórico da ENEC

Breve Histórico da ENEC

No IX ENECOMP - Encontro Nacional dos Estudantes de Computação, realizado no Mendes Hotel, em Santos-SP, de 5 a 9 de agosto de 1991, foi criada a DENECOMP - Diretoria Executiva Nacional dos Estudantes de Computação. Esta entidade, era constituída de 5 diretores titulares, um por cada região do país, e 5 diretores suplentes, tendo como seu presidente Hélder Soares de Souza, da UFMS. Embora esta diretoria tenha encontrado grandes dificuldades de infra-estrutura, principalmente de comunicação, ela se constituiu num importante passo na história da organização dos estudantes de computação no Brasil..

A ENEC - Executiva Nacional dos Estudantes de Computação foi criada no XI ENECOMP, realizado em Florianópolis-SC, de 7 à 10 de setembro de 1993, a partir de proposta formulada pelo grupo de trabalho III do ENECOMP. O grupo elaborou uma proposta de estatuto, definindo os objetivos da entidade, criando as regionais Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste I (Minas Gerais), Sudeste II (Rio de Janeiro e Espírito Santo), Sudeste III (São Paulo) e Sul. O projeto definia ainda a composição da diretoria da ENEC, suas atribuições, forma de eleição, etc. Definiu-se também as atribuições da Assembléia Geral, órgão máximo da ENEC.

Na Assembléia Geral do XI ENECOMP a plenária aprovou por esmagadora maioria a criação da ENEC. O Grupo III propôs ainda o rito a ser seguido para aprovação do Estatuto, o qual foi aprovado pela plenária e que consistia na escolha de um delegado para cada curso de graduação ou pós-graduação representado na plenária. Estes delegados votaram, artigo a artigo, parágrafo a parágrafo, inciso a inciso, e aprovaram o projeto de Estatuto tal qual elaborado pelo grupo III.

Já seguindo o recém-aprovado Estatuto, os delegados escolheram a primeira diretoria da ENEC (titular e seu suplente):

As reuniões via rede têm sido feitas através do Internet Relay Chat (IRC) que é um protocolo para multiconversação, dentro do canal ENEC. Apesar de ser um tanto lenta a comunicação via rede, as reuniões têm sido bastante eficazes e os estudantes de computação de todo o país estão convidados a assistí-las.

A ENEC encontra-se registrada em cartório, possuindo portanto personalidade jurídica. Sua sede é no Instituto de Matemática e Estatística da USP. Diversas contas na Internet foram abertas para a ENEC, em várias universidades do país, e através delas uma quantidade grandíssima de informação importante para os estudantes foi colocada à disposição público em geral, através da WWW (World Wide Web, que você está acessando neste momento), FTP, etc. A cada dia a ENEC se torna mais conhecida e reconhecida como entidade de representação dos estudantes de computação, e tem trabalhado para levar adiante as causas de interesse de seus representados.

http://www.google.com.br

EnecWiki: HistoricoDaENEC (editada pela última vez em 2012-01-11 13:38:33 por PauloSantana)

Copyright © 2005 - 2012, pela Executiva Nacional dos Estudantes de Computação.
Todo o nosso conteúdo pode ser utilizado segundo os termos da Ceative Commons License: Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil,
salvo disposição em contrário indicada de forma explícita no tópico correspondente.