Breve Histórico da ENEC
Breve Histórico da ENEC
Breve Histórico da ENEC
Breve Histórico da ENEC
Breve Histórico da ENEC
No IX ENECOMP - Encontro Nacional dos Estudantes de Computação, realizado no Mendes Hotel, em Santos-SP, de 5 a 9 de agosto de 1991, foi criada a DENECOMP - Diretoria Executiva Nacional dos Estudantes de Computação. Esta entidade, era constituída de 5 diretores titulares, um por cada região do país, e 5 diretores suplentes, tendo como seu presidente Hélder Soares de Souza, da UFMS. Embora esta diretoria tenha encontrado grandes dificuldades de infra-estrutura, principalmente de comunicação, ela se constituiu num importante passo na história da organização dos estudantes de computação no Brasil..
A ENEC - Executiva Nacional dos Estudantes de Computação foi criada no XI ENECOMP, realizado em Florianópolis-SC, de 7 à 10 de setembro de 1993, a partir de proposta formulada pelo grupo de trabalho III do ENECOMP. O grupo elaborou uma proposta de estatuto, definindo os objetivos da entidade, criando as regionais Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste I (Minas Gerais), Sudeste II (Rio de Janeiro e Espírito Santo), Sudeste III (São Paulo) e Sul. O projeto definia ainda a composição da diretoria da ENEC, suas atribuições, forma de eleição, etc. Definiu-se também as atribuições da Assembléia Geral, órgão máximo da ENEC.
Na Assembléia Geral do XI ENECOMP a plenária aprovou por esmagadora maioria a criação da ENEC. O Grupo III propôs ainda o rito a ser seguido para aprovação do Estatuto, o qual foi aprovado pela plenária e que consistia na escolha de um delegado para cada curso de graduação ou pós-graduação representado na plenária. Estes delegados votaram, artigo a artigo, parágrafo a parágrafo, inciso a inciso, e aprovaram o projeto de Estatuto tal qual elaborado pelo grupo III.
Já seguindo o recém-aprovado Estatuto, os delegados escolheram a primeira diretoria da ENEC (titular e seu suplente):
- Centro-Oeste:
- Helena Griselda Valente (UFMS)
- Nilson Fernando Gomes Bezerra (UFMT)
- Nordeste:
- Julianne Freire de Sousa Pepeu (UFPE)
- Danielle Mattos Franklin (UFPE)
- Norte:
- Lúcio Eduardo Solano Reis (UFPA)
- Carlos Alessander Costa Alves (CESUPA)
- Sudeste I:
- Rafael Guilherme Rodrigues da Silva (UFMG)
- Márcio Drumond Araújo (UFMG)
- Sudeste II:
- Tomás Guisasola Gorham (UFRJ)
- Hélder Soares Souza (UFES)
- Sudeste III:
- Glauber Ferreira Cintra (USP)
- Leonardo Moreira (UNICAMP)
- Sul:
- Marco Andrei Kichalowsky de Oliveira (PUC-RS)
- Alexandre de Souza (UFSC)
As reuniões via rede têm sido feitas através do Internet Relay Chat (IRC) que é um protocolo para multiconversação, dentro do canal ENEC. Apesar de ser um tanto lenta a comunicação via rede, as reuniões têm sido bastante eficazes e os estudantes de computação de todo o país estão convidados a assistí-las.
A ENEC encontra-se registrada em cartório, possuindo portanto personalidade jurídica. Sua sede é no Instituto de Matemática e Estatística da USP. Diversas contas na Internet foram abertas para a ENEC, em várias universidades do país, e através delas uma quantidade grandíssima de informação importante para os estudantes foi colocada à disposição público em geral, através da WWW (World Wide Web, que você está acessando neste momento), FTP, etc. A cada dia a ENEC se torna mais conhecida e reconhecida como entidade de representação dos estudantes de computação, e tem trabalhado para levar adiante as causas de interesse de seus representados.