bem-vindo: entrar

Seu texto de busca "linkto:"RelatoMikeConune"" não retornou nenhum resultado. Por favor mude os termos do texto, para mais informações veja HelpOnSearching.
(!) Considere fazer uma busca completa do texto com seus próprios termos.

Excluir mensagem
localizaçâo: RelatoMikeConune

Relato do CONUNE

A atuação da ENEC no CONUNE muito boa, apesar de alguns transtornos.

Entre diretores e colaboradores, estavam eu, Mike Gabriel(UFS), Henrique Andrade (UNIRIO), Leandro Chemalle (UFSCar - SP), Marcio Muccillo (UFRGS), Saulo Caetano e Igor Santos (UNIT - SE)

Inicialmente a questão do stand foi descartada pelo não aparecimento do pessoal da FENECO que iria fazer uma parceria conosco e se responsabilizara pelo stand em si.

Outro problema que enfrentamos foi o fato das cartilhas terem ficado em um alojamento onde nenhum dos que estão listados acima, estavam, o que dificultou o transporte das mesmas.

Por fim, os GD's que seriam temáticos e por isso já tínhamos definido uma ação para cada tema, foram sem um tema definido e desorganizados, o que prejudicou a amplitude de temas das nossas intervenções e nos deixou confusos inicialmente, mas isso foi superado.

Nossa intervenção começou na quinta feira a tarde, quando o Henrique e eu, pegamos as cartilhas com o pessoal do DCE - UFPR e depois, junto com o Leandro, Saulo e Igor fechamos os pontos a serem levados para os debates nos GD's e as propostas que iríamos encaminhar em nome da ENEC, as propostas foram baseadas no documento "UNE Livre". Nessa reunião inicial, também foi definido que a reunião da ENEC com os estudantes presentes ao CONUNE, seria no sábado, por volta das 14hs.

Logo depois da reunião, o Marcio se juntou a nós e depois de preparmos os cartazes para convidar os estudantes para a reunião e algumas cópias da "Carta Aberta à União Nacional dos Estudantes" e então fomos aos GD's.

Esperávamos GD's temáticos, o que não aconteceu, também de ultima hora, ficamos sabendo que os GD's estavam acontecendo em dois lugares diferentes, daí nos separamos, 3 para cada lado.

Nossa intervenção consistiu falar sobre Software Livre e Liberdade do Conhecimento e oferecer as cartilhas a quem tivesse interesse(não ditribuímos amplamente, pela baixa quantidade). Paralelo a isso, encaminhávamos as propostas baseadas no documento "UNE Livre" para que fossem pra comissão de sistematização de propostas.

Ao final, pusemos alguns cartazes chamando @s estudantes para a reunião.

Na sexta, o Henrique foi a um painel sobre C&T e a tarde participamos dos GD's, estes infelizmente foram atropelados por conta de um ato que a CMS convocou para o dia, não fizemos intervenções nesses GD's, mas conseguimos entrar em contato com alguns estudantes e distribuímos as cartilhas. Ainda na sexta, na parte da noite, estávamos na comissão de sistematização para garantir que as nossas propostas fossem aprovadas e evitar que eles fossem desconfiguradas, o que conseguimos tranquilamente, ao que parece todos entenderam o recado acerca da liberdade do conhecimento.

No sábado, início da plenária final do congresso, fizemos entre a plenária da manhã e a plenária da tarde, uma reunião com estudantes de computação, na reunião falamos da ENEC, sua organização, estrutura e bandeiras de lutas, e ainda convidamos os mesmo para o ENECOMP. Ao final, foi aberto um espaço para perguntas e este foi utilizado para que os estudantes mostrassem sua surpresa por estar conhecendo a ENEC e a disposição para construir a ENEC nos seus estados.

No restante do dia e no domingo, distribuímos mais cartilhas e conversamos com outros estudantes.

Em linhas gerais é isso, essa foi a intervenção da ENEC no CONUNE. Foi uma experiência muito boa e com resultados animadores para avançar na construção e fortalecimento da ENEC. Passado o CONUNE as tarefas que são postas pra nós em relação à UNE são: tentar uma aproximação e um diálogo sincero com os diretores de Inclusão Digital e C&T, para que as resoluções sobre TI e Liberdade do conhecimento sejam cumpridas; preparar a intervenção e as propostas para o CONEB; e tentar manter a linha de atuação dentro dos CONEG's.

Com essa intervenção junto à UNE, agora é a hora de tentar articular com outras executivas, coordenações e federações, diálogos para ampliarmos nosssas bandeiras de luta e para que as nossas sejam cada vez mais difundidas entre @s estudantes.

Mike Gabriel - 22 Jul 2005

Copyright © 2005 - 2012, pela Executiva Nacional dos Estudantes de Computação.
Todo o nosso conteúdo pode ser utilizado segundo os termos da Ceative Commons License: Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil,
salvo disposição em contrário indicada de forma explícita no tópico correspondente.