Relato do CONUNE
A atuação da ENEC no CONUNE muito boa, apesar de alguns transtornos.
Entre diretores e colaboradores, estavam eu, Mike Gabriel(UFS), Henrique Andrade (UNIRIO), Leandro Chemalle (UFSCar - SP), Marcio Muccillo (UFRGS), Saulo Caetano e Igor Santos (UNIT - SE)
Inicialmente a questão do stand foi descartada pelo não aparecimento do pessoal da FENECO que iria fazer uma parceria conosco e se responsabilizara pelo stand em si.
Outro problema que enfrentamos foi o fato das cartilhas terem ficado em um alojamento onde nenhum dos que estão listados acima, estavam, o que dificultou o transporte das mesmas.
Por fim, os GD's que seriam temáticos e por isso já tínhamos definido uma ação para cada tema, foram sem um tema definido e desorganizados, o que prejudicou a amplitude de temas das nossas intervenções e nos deixou confusos inicialmente, mas isso foi superado.
Nossa intervenção começou na quinta feira a tarde, quando o Henrique e eu, pegamos as cartilhas com o pessoal do DCE - UFPR e depois, junto com o Leandro, Saulo e Igor fechamos os pontos a serem levados para os debates nos GD's e as propostas que iríamos encaminhar em nome da ENEC, as propostas foram baseadas no documento "UNE Livre". Nessa reunião inicial, também foi definido que a reunião da ENEC com os estudantes presentes ao CONUNE, seria no sábado, por volta das 14hs.
Logo depois da reunião, o Marcio se juntou a nós e depois de preparmos os cartazes para convidar os estudantes para a reunião e algumas cópias da "Carta Aberta à União Nacional dos Estudantes" e então fomos aos GD's.
Esperávamos GD's temáticos, o que não aconteceu, também de ultima hora, ficamos sabendo que os GD's estavam acontecendo em dois lugares diferentes, daí nos separamos, 3 para cada lado.
Nossa intervenção consistiu falar sobre Software Livre e Liberdade do Conhecimento e oferecer as cartilhas a quem tivesse interesse(não ditribuímos amplamente, pela baixa quantidade). Paralelo a isso, encaminhávamos as propostas baseadas no documento "UNE Livre" para que fossem pra comissão de sistematização de propostas.
Ao final, pusemos alguns cartazes chamando @s estudantes para a reunião.
Na sexta, o Henrique foi a um painel sobre C&T e a tarde participamos dos GD's, estes infelizmente foram atropelados por conta de um ato que a CMS convocou para o dia, não fizemos intervenções nesses GD's, mas conseguimos entrar em contato com alguns estudantes e distribuímos as cartilhas. Ainda na sexta, na parte da noite, estávamos na comissão de sistematização para garantir que as nossas propostas fossem aprovadas e evitar que eles fossem desconfiguradas, o que conseguimos tranquilamente, ao que parece todos entenderam o recado acerca da liberdade do conhecimento.
No sábado, início da plenária final do congresso, fizemos entre a plenária da manhã e a plenária da tarde, uma reunião com estudantes de computação, na reunião falamos da ENEC, sua organização, estrutura e bandeiras de lutas, e ainda convidamos os mesmo para o ENECOMP. Ao final, foi aberto um espaço para perguntas e este foi utilizado para que os estudantes mostrassem sua surpresa por estar conhecendo a ENEC e a disposição para construir a ENEC nos seus estados.
No restante do dia e no domingo, distribuímos mais cartilhas e conversamos com outros estudantes.
Em linhas gerais é isso, essa foi a intervenção da ENEC no CONUNE. Foi uma experiência muito boa e com resultados animadores para avançar na construção e fortalecimento da ENEC. Passado o CONUNE as tarefas que são postas pra nós em relação à UNE são: tentar uma aproximação e um diálogo sincero com os diretores de Inclusão Digital e C&T, para que as resoluções sobre TI e Liberdade do conhecimento sejam cumpridas; preparar a intervenção e as propostas para o CONEB; e tentar manter a linha de atuação dentro dos CONEG's.
Com essa intervenção junto à UNE, agora é a hora de tentar articular com outras executivas, coordenações e federações, diálogos para ampliarmos nosssas bandeiras de luta e para que as nossas sejam cada vez mais difundidas entre @s estudantes.
Mike Gabriel - 22 Jul 2005