bem-vindo: entrar

Por favor, entre a senha para sua conta no wiki remoto abaixo.
/!\ Você deve confiar em ambos os wikis, pois a senha pode ser lida pelos respectivos administradores.

Excluir mensagem
localizaçâo: LogReuniaoENEC31Ago2008

Log da reunião da Diretoria da ENEC - 28/09/2008

*** Registro iniciado
*** em Dom Ago 31 19:12:22 2008
[19:12:22] Entrada -    Juntou-se ao canal #enec (n=usuario@189.71.227.140).
[19:12:22] Modo Modos do canal:não receber mensagens de fora
[19:12:22] Criado       Este canal foi criado em 31-08-2008 18:39:27.
[19:12:26 Honorato_BA>  A tolerancia deveria ser de 15 min
[19:12:38 Linhares_PE>  No meu relógio, estamos em 19:10
[19:12:40 Honorato_BA>  mas não chegou quase ninguém ainda
[19:12:48 Linhares_PE>  Estou no canal desde 18:30
[19:12:51 Linhares_PE>  ^^
[19:12:56 Linhares_PE>  mas aguardamos..
[19:13:01 MikeGabrielSE>        Boa noite gente
[19:13:03 Linhares_PE>  meu estomago não sei, mas vamos tentar
[19:13:04 Linhares_PE>  12,00:01D
[19:13:09 Linhares_PE>  1[Mike02,00Gabri12,00elSE1,00]01: boa noite meu caro ^^
[19:13:24 Honorato_BA>  ta marcado para terminar as 23 hs
[19:13:52 MikeGabrielSE>        mas a tolerância é até as 19:15hs
[19:13:58 Honorato_BA>  Se vc não for demorar muito para comer é melhor ir logo agora
[19:14:14 Linhares_PE>  Honorato_BA prefiro aguardar, do que começar ou estruturar algo no atraso da minha presença
[19:14:18] Sair Shunay deixou este servidor ("CyberScript - made for you (www.cyberscript.org)").
[19:14:18 Linhares_PE>  ainda tenho que preparar os condimentos
[19:14:19 Linhares_PE>  12,00:01P
[19:14:31 Linhares_PE>  literalmente, colocar a mão na massa
[19:14:32 Linhares_PE>  ^^
[19:14:37 Linhares_PE>  estou sozinho em casa hoje ^^
[19:16:46 MikeGabrielSE>        Então temos que começar a reunião.... Mas não temos quorum para fazer a mesma
[19:17:07 MikeGabrielSE>        ou a gente dá mais um tempo, ou fecha a ata e remarca a reunião
[19:18:25 Linhares_PE>  Voto pelo inicio das pautas caso o Honorato_BA tenha em mãos
[19:18:30 Linhares_PE>  estou sem os logs das ultimas duas reuniões
[19:18:39 Linhares_PE>  precisei comprar um micro novo, fiquei sem computador por 10 dias
[19:18:47 Linhares_PE>  até por isso fiquei fora das listas essas semanas
[19:19:04 Honorato_BA>  tenho as pautas sim
[19:19:05 Linhares_PE>  mas voto pelo inicio caso haja pautas em mãos que possam ser discutidas
[19:19:17 Linhares_PE>  em vista de que o Honorato_BA fala pela ENEC como secretário
[19:19:31 Linhares_PE>  eu falo como representação de vice-diretor estadual
[19:19:34 Honorato_BA>  Antes de iniciar a pauta queria dizer que teve um pequeno erro na convocação que saiu com a pauta assim:
[19:19:36 Honorato_BA>  1  Reestruturação do Site da ENEC
[19:19:38 Honorato_BA>  1) Informes; 2) Aprovação da ATA; 3) Inicio dos projetos aprovados pela AG; 4) Reuniões Presenciais; 5) Regras para Candidatura do ENECOMP 2010
[19:19:56] Entrada -    natalia_ juntou-se a este canal (n=natalia@189.71.145.93).
[19:20:00 Honorato_BA>  O ponto: Reestruturação do Site da ENEC, entrou por engano na pauta
[19:20:10 natalia_>     ops povo
[19:20:17 Linhares_PE>  (o)
[19:20:24 Linhares_PE>  natalia_ boa noite senhorita ^^
[19:20:25 MikeGabrielSE>        rpz, fazer a reunião com  4 pessoas apenas????? Podemos esperar mais....
[19:20:31 Honorato_BA>  Boa noite Natalia
[19:20:33 Linhares_PE>  MikeGabrielSE inicio as pautas.
[19:20:39 Linhares_PE>  MikeGabrielSE não necessariamente a reunião
[19:20:40 natalia_>     Boa noite a tod@s
[19:20:51 Linhares_PE>  MikeGabrielSE acredito que existem tolerancias
[19:20:56 Linhares_PE>  setadas nas primeiras reuniões
[19:20:58 Linhares_PE>  e nas atas..
[19:21:05 Linhares_PE>  cabe agora cumpri-las
[19:21:07 Honorato_BA>  Oi Mike, queria apenas discutir a pauta pq mandei com um erro e so percebi hoje, pode ser ?
[19:21:22 Linhares_PE>  1[Hon02,00orato12,00_BA1,00]01: avontade ^^
[19:21:26 MikeGabrielSE>        a sim... pode ser
[19:21:56 Honorato_BA>  O ponto: Reestruturação do Site da ENEC, entrou por engano na pauta, esse ponto já foi discutido e votado na reunião passada
[19:22:05 Honorato_BA>  queria suprimir esse ponto
[19:22:33 Honorato_BA>  deve ter tido algum erro de CTRL+V quando mandei a convocação
[19:22:58 Honorato_BA>  se vcs observarem a convocação saiu dois itens 1 (um)
[19:23:17 MikeGabrielSE>        então, alguns ptos da reunião passada ficaram de ser encaminhados e não foram, sugiro que a gente de mais um prazo pra finalmente encaminha-los
[19:23:37 Honorato_BA>  sim, a pauta seria assim:
[19:23:45 Honorato_BA>  1) Informes; 2) Aprovação da ATA; 3) Inicio dos projetos aprovados pela AG; 4) Reuniões Presenciais; 5) Regras para Candidatura do ENECOMP 2010
[19:24:27 Honorato_BA>  ok ?
[19:24:27 MikeGabrielSE>        reuniões presenciais foram um dos ptos não encaminhados....não houveram sugestões na lista além da minha
[19:24:44 MikeGabrielSE>        ops, reuniões presenciais foi um dos ptos não encaminhados....não houveram sugestões na lista além da minha
[19:25:09 Linhares_PE>  [Pontos à esclarecimento]: (um), abre-se em questão, foi a o tutorial de uso da ferramenta #IRc, criada por eu e Arlindo, no entanto, fiquei impossibilitado, mas esse já está pronto no notebook e estarei repassando para o email dele, assim que reconfirmar. Pois não tenho em logs, perdi todos os dados do outro computador.
[19:25:47 natalia_>     iremos iniciar so com agente a reunião?
[19:26:00 MikeGabrielSE>        não, iremos aprovar a pauta...
[19:26:11 Linhares_PE>  e acredito que teremos que remarcar essa reunião
[19:26:15 Linhares_PE>  vista da tolerancia não respeitada
[19:26:18 Linhares_PE>  pelos demais membros.
[19:26:43 Honorato_BA>  Reuniões presenciais: Mandei uma mensagem para lista informando que os eventos aqui na bahia que comentarei na reuniao passada não tem datas definidas ainda
[19:27:45 Honorato_BA>  concordo com o Linhares com relação a tolerancia, acho que devemos esperar até no 19:30
[19:28:00 MikeGabrielSE>        Minha sugestão de pauta: 1) Informes; 2) Aprovação da ATA; 3) Inicio dos projetos aprovados pela AG; 4) Encaminhamentos pendentes da reunião passada; 5) Regras para Candidatura do ENECOMP 2010
[19:29:09 Honorato_BA>  Blz mas olhei a ata da reuniao passada e coloquei os encaminhamentos pendentes na pauta, vai da no mesmo!
[19:29:56 MikeGabrielSE>        tranquilo w
[19:30:10 Linhares_PE>  Esperei o dia todo pela reunião :S
[19:30:14 Linhares_PE>  Ai 12,00=01/~
[19:30:31 Linhares_PE>  Algo que possamos discutir, mesmo com a não presença massiva?
[19:30:43 Linhares_PE>  Algo que seja voluntariamente decidido sem objeções?
[19:30:56 Linhares_PE>  Só pra não dá o tempo de tolerancia como esgotado e a reunião como perdida 12,00=01/
[19:31:01 Honorato_BA>  o unico ponto que não entrou foi o FENEX pq achei melhor deixar para próxima reunião, assim o Filipe e Juninho poderiam participar
[19:32:40 Honorato_BA>  considerando que o Primeiro ponto é informes e o segundo provavelmente vai ser retirado, acho que devemos iniciar e caso não tenhamos corum quando chegar no terceiro ponto teremos que cancelar a reunião, pode ser ?
[19:32:41 Linhares_PE>  Salvo que tentei estruturar meus horários
[19:32:47 Linhares_PE>  para a palestra do Anido
[19:32:51 Linhares_PE>  mas infelizmente, até então
[19:33:00 Linhares_PE>  não poderei comparecer a palestra
[19:33:17 MikeGabrielSE>        bem, pela hora, acho que devemos aprovar a ata (não dá pra esperar pois é deliberação da AG) e remarcar a reunião para a próxima semana
[19:33:18 Linhares_PE>  podemos então Honorato_BA
[19:33:19 Linhares_PE>  ^^
[19:33:34 natalia_>     ops
[19:33:34 Linhares_PE>  estamos pelo meu relógio, em 19:30
[19:33:38 natalia_>     so uma consideração
[19:33:42 natalia_>     posso?!
[19:33:44 Linhares_PE>  1[na02,00tali12,00a_1,00]01: porfavor
[19:33:45 Linhares_PE>  ^^
[19:34:11 Honorato_BA>  sem acentos, por favor!
[19:34:25 MikeGabrielSE>        kkkk velho.........
[19:34:31 Linhares_PE>  Honorato_BA perdao
[19:34:33 Linhares_PE>  12,00=01p
[19:34:51 natalia_>     na ata acho que poderia ter ficado claro o lance da votação pra o enecomp do rio, que apesas deles não apresentarem la o projeto, foi deliberado pela plenária que a candidatura seria válida
[19:35:43 natalia_>     acho que o mesmo pode ser colocado na questão do inicio da AG, quando decidimos que mesmo sem as presenças nos gds a galera pode participar e tals
[19:35:45 natalia_>     acho que era bom deixar isso fixo na ata
[19:35:47 natalia_>     FIM
[19:36:00 MikeGabrielSE>        concordo
[19:36:11 Honorato_BA>  vamos iniciar a reuniao e discutir os pontos ?
[19:36:28 MikeGabrielSE>        sim
[19:36:33 Linhares_PE>  sim
[19:36:45 Linhares_PE>  [Consideração]
[19:37:16 Honorato_BA>  Mike faz as inscricoes, certo ?
[19:37:19 Linhares_PE>  Com a não presença da massa, damos inicio as 19:35 deste Domingo, 31 de agosto, a 3ª Reunião da ENEC 2008-2009
[19:37:20 MikeGabrielSE>        sim
[19:37:22 natalia_>     certo!
[19:37:28 Linhares_PE>  1[Mike02,00Gabri12,00elSE1,00]01: inscricoes.
[19:37:33 MikeGabrielSE>        em pvt please
[19:37:37 Linhares_PE>  12,00=01P
[19:37:38 Linhares_PE>  ^^
[19:37:43 Linhares_PE>  1[Hon02,00orato12,00_BA1,00]01: faca as honras
[19:37:45 Honorato_BA>  1) Informes;
[19:37:59 natalia_>     blz, entao a observação para a ata esta aprovada neh isso?
[19:38:38 Honorato_BA>  A ata vai ser no proximo ponto de pauta
[19:39:17 MikeGabrielSE>        agora é informes, inscrições abertas
[19:39:35 MikeGabrielSE>        Honorato_BA: inscrito, pode iniciar
[19:39:48 Honorato_BA>  Bom pessoal vou iniciar com um informe sobre a ata passada
[19:40:37 Honorato_BA>  Infelizmente fiz varias tentativas de conseguir as listas de presenca e dos delegadas da AG passada com o Luiz Guilherme mas não consegui
[19:41:05 Honorato_BA>  Semana passada resolvi fazer uma tentativa diferente para registrar a ata
[19:41:45 Honorato_BA>  pedi para Silvia (amiga do Paulo la de sao Paulo) para tentar fazer o registro sem essas listas
[19:42:09 Honorato_BA>  na proxima terca ou quarta ela vai fazer isso
[19:42:27 Honorato_BA>  so saberemos se vai da certo ou não depois que ela tentar!
[19:42:29 Honorato_BA>  FIM
[19:42:40 MikeGabrielSE>        sem inscritos
[19:42:47 Linhares_PE>  próximo ponto.
[19:43:03 Honorato_BA>  ; 2) Aprovação da ATA
[19:43:19 MikeGabrielSE>        Honorato_BA: inscrito, pode iniciar
[19:43:39 Honorato_BA>  Com relacao a esse ponto
[19:44:14 Honorato_BA>  nao sei se olharam os ultimos e0mails na lista mas a Renata pediu que deixassemos esse ponto para a proxima reuniao
[19:44:38 Honorato_BA>  recebi ontem varios comentarios e sugestoes para alteracao na ata
[19:45:08 Honorato_BA>  somente as da Carina eu precisaria de uns dois dias para olhar com calma
[19:46:03 Honorato_BA>  como quase toda as sugestões fora feitas no penultimo dia, não tive tempo de alterar a ata
[19:46:28 Honorato_BA>  alem disso muitos pontos precisam ser discutidos antes de simplesmente atualizar a ata
[19:47:21 Honorato_BA>  um bom exemplo disso foi um equivoco do Yuri que acho que um ponto tinha sido aprovado sem alterações, esse tipo de coisa precisa ser dicutido e esclarecido
[19:48:15 Honorato_BA>  não acho que seja viavel discutir as alteracoes da ata aqui na reuniao, na lista fica muito mais facil para fazer isso e proponho a retirada desse item
[19:48:47 Honorato_BA>  seria inviavel fazer todas as discussoes sugeridas nos e-mails aqui nessa reuniao
[19:49:26 Honorato_BA>  sugiro tambem que a natalia mande a observação que fez aqui no inicio da reuniao para lista
[19:49:43 Honorato_BA>  a ata tem que esta atualizada para que possamos votar
[19:49:47 Honorato_BA>  FIM
[19:50:19 MikeGabrielSE>        natalia_: pode iniciar
[19:50:20 Linhares_PE>  Reforço, acabo de ser contemplado pela colocação do Honorato_BA "[(19:51:02) (Honorato_BA) seria inviavel fazer todas as discussoes sugeridas nos e-mails aqui nessa reuniao]"
[19:50:50 natalia_>     (escrevendo...)
[19:52:22 natalia_>     bem, eh apenas pra fazer a colocação ja feita inicialmente, para que seja inserido na ata, como se deu o inicio da AG, ou seja que por decisão da plenário foi que inicamos a AG, ja que tinhamos na ata anterior o lance da presença dos GDs
[19:53:46 natalia_>     e que a candidatura do rio tbm foi decidida por plenária para que a candidatura fosse "legal", acho bom que fique claro isso na ata, ja que foi motivo de stress, para não termos surpresas daqui pra frente!
[19:55:04 natalia_>     quando a retirada do ponto, eu descordo acho que as considerações que estao sendo feitas aki devem ser registradas e claro as que foram mandadas para honorato tbm sejam registrasdas, mas creio que seja daqui que agente possa deliberar uma versão dessa ata para apresentar na lista"
[19:55:07 natalia_>     FIM
[19:55:19 MikeGabrielSE>        MikeGabrielSE: 
[19:55:22 MikeGabrielSE>        iniciando
[19:55:29 MikeGabrielSE>        Bem, acho mto complicado passar por cima de uma deliberacao da AG, em que pese a ata ir mal formulada tb ser ruim. Mas parece nao termos mta saida. por isso, temos que dar mais um prazo para alteracoes e definir alguem para sistematizar o que vai ser votado antes da reuniao acontecer. sugestao que seja alguem que esteve na mesa, ou seja, Honorato, Renata ou Arlen.
[19:57:13 MikeGabrielSE>        e por conta do baixo quorum de hj que encerremos a reuniao, pois nao vejo como pode fazer a gestao andar se pautas tao importantes nao forem debatidas com mta gente, sobretudo as acoes a partir do que foi aprovado na AG de CG
[19:57:35 MikeGabrielSE>        fim
[19:57:45 MikeGabrielSE>        Honorato_BA: pode iniciar
[19:57:58 Honorato_BA>  Oi Natalia, primeiro quero pedir novamente que vc mande essa sugestão para ser discutida na lista!
[19:58:17 Honorato_BA>  Não acredito muito que teremos problemas em razão da ausência dessas informações na ata, mas não vou discutir isso aqui, se concordarem farei isso na lista
[19:59:26 Honorato_BA>  como eu comecei a fazer a ata e a Renata ainda ta em processo de adaptacao no Rio crei que o mais certo é eu terminar a ata
[20:00:04 Honorato_BA>  nao fiz isso pq mandaram as informacoes em cima da hora mas ja comentei as sugestoes do Mike no Twiki
[20:00:12 Honorato_BA>  ja fiz a alteracao do Paulo
[20:00:21 Honorato_BA>  ja comentei tb a do Yuri
[20:00:35 Honorato_BA>  falta apenas os maiores e-mails que foram da Renata e da Carina
[20:01:04 Honorato_BA>  mas eu mim responsabilizo em terminar ata, na verdade ja tinha feito isso
[20:01:35 Honorato_BA>  por fim, concordo que a reuniao seja cancelada mas gostaria de lembrar que segundo o estatuto
[20:02:04 Honorato_BA>  o diretor que faltar tres reunioes consecutivas pode perder o mandato
[20:02:14 Honorato_BA>  FIM
[20:02:26 MikeGabrielSE>        MikeGabrielSE: pode iniciar
[20:05:00 MikeGabrielSE>        rapaz, eu concordo com que o honorato escreveu, mas acho que a gente deveria deliberar que as sugestoes so serao aceitas via foswiki, pode quando se manda por email fica mto complicado de se adaptar, as sugestoes da Carina mesmo estao quase inteligiveis, alem de complicar demais o processo.
[20:05:35 MikeGabrielSE>        ops,   rapaz, eu concordo com que o honorato escreveu, mas acho que a gente deveria deliberar que as sugestoes so serao aceitas via foswiki, pois quando se manda por email fica mto complicado de se adaptar, as sugestoes da Carina mesmo estao quase inteligiveis, alem de complicar demais o processo.
[20:05:52 MikeGabrielSE>        fim
[20:05:54 MikeGabrielSE>        Honorato_BA: pode iniciar
[20:06:12 Honorato_BA>  somente para falar que concordo com vc Mike
[20:06:41 Honorato_BA>  tem gente que mandou atulizacao para enec-dir, outro para enec-l e outro para o foswiki
[20:07:04 Honorato_BA>  assim fica complicado para fazer a atualização
[20:07:37 Honorato_BA>  sou afavor de deliberarmos para que as atualizações sejam feitas no foswiki
[20:07:54 Honorato_BA>  alguem é contra ?
[20:07:56 Honorato_BA>  FIM
[20:08:04 MikeGabrielSE>        Linhares_PE: pode iniciar
[20:08:46 Linhares_PE>  Considerando as colocações do MikeGabrielSE e do Honorato, concordo com o que foi colocado, em materia de organização dentro da enec-dir, enec-l e foswiki.
[20:09:32 Linhares_PE>  Precisamos evitar esses atos 'inteligiveis'..
[20:10:09 Linhares_PE>  Assim deferindo as sugestões dentro do Twiki,.
[20:10:26 Linhares_PE>  (complemento das colocações)
[20:10:27 Linhares_PE>  FIM
[20:10:55 MikeGabrielSE>        sem inscritos, alguem mais??
[20:11:12 Honorato_BA>  Quria saber se a natalia concorda ?
[20:11:51 natalia_>     pode ser sim!
[20:12:14 Linhares_PE>  Entramos em um consenso?
[20:12:15 MikeGabrielSE>        então, vamos encaminahar. temos dois ptos, 1 -  mais tempo e alteracoes so no foswiki
[20:12:29 MikeGabrielSE>        2 - encerrar a reunião depois desse pto
[20:12:42 MikeGabrielSE>        mais algum??
[20:12:57 Honorato_BA>  não, já foi consenso
[20:13:28 Honorato_BA>  alguem é contra algum dos pontos ?
[20:13:32 MikeGabrielSE>        nao
[20:13:40 Honorato_BA>  nao
[20:14:19 natalia_>     no
[20:14:48 Linhares_PE>  nao
[20:15:02 Honorato_BA>  Então como foi consenso
[20:15:07 MikeGabrielSE>        fechou!!!!!!!!!!
[20:15:13 Linhares_PE>  ^^
[20:15:33 Honorato_BA>  os dois pontos acima foram aprovados e encerramos nossa reuniao
[20:15:44 Linhares_PE>  Remarcação da Discussão?
[20:16:14 Honorato_BA>  as datas das reunioes já foram definidas na reuniao passada
[20:16:36 Honorato_BA>  acho que segunado e quarto domingo do mes, ne isso ?
[20:16:37 Linhares_PE>  concreto, no entanto, só teremos a próxima na data prevista na ultima reunião
[20:16:47 Linhares_PE>  ou teremos uma reunião 'a parte'
[20:16:58 Linhares_PE>  essa é a duvida..
[20:17:22 MikeGabrielSE>        a proxima reunião seria na no dia 14 pela deliberação da reunião passada, mas como não houve essa podemos remarcar pra semana que vem???
[20:17:48 Linhares_PE>  MikeGabrielSE grato pela contemplação 12,00:01)
[20:17:57] Sair natalia_ deixou este servidor (Read error: 104 (Connection reset by peer)).
[20:17:58 Honorato_BA>  acho melhor deixar como ja estava planejado mesmo, não é bom ficar mudando essas datas
[20:18:08 Honorato_BA>  tb no proximo final de semana é feriado
[20:18:22 Honorato_BA>  vai acabar nao tendo corum novamente
[20:19:15 Honorato_BA>  depois se marcarmos na proxima semana vamos cancelar a do dia 14 ?
[20:19:26 Honorato_BA>  e se nao tiver corum dia 7 ?
[20:19:51 Honorato_BA>  alem disso os organizadores do enecomp marcaram uma outra reuniao no IRC nessa mesma data!
[20:20:11 Honorato_BA>  acho melhor deixar como tá, até a natalia ja foi embora
[20:20:14 Honorato_BA>  FIM
[20:20:24 MikeGabrielSE>        nao, seria a reunião de hoje que não houve, mas concordo contigo, mantemos o calendário e tentamos adiantar o máximo via lista
[20:20:50 Honorato_BA>  pois é, temos muuuuuita coisa para adiantar via lista
[20:20:55 Linhares_PE>  entramos em consenso..
[20:21:01 Honorato_BA>  blz
[20:21:02 MikeGabrielSE>        viva
[20:21:04 Linhares_PE>  tenho um tempo muito delicado nos dias de semana..
[20:21:05 Linhares_PE>  no entanto..
[20:21:08 Linhares_PE>  vou fazer um esforço
[20:21:09 Honorato_BA>  boa noite a tods
[20:21:13 Linhares_PE>  acordar algumas horas mais cedo
[20:21:23 Linhares_PE>  pra dá continuidade as discussões na lista
[20:21:27 Linhares_PE>  agora que meu computador voltou
[20:21:27 Linhares_PE>  \o/
[20:21:50 Linhares_PE>  e outro vivaaaa
[20:21:50 Linhares_PE>  \o/
[20:21:50 MikeGabrielSE>        boa noite querid@
[20:21:57 MikeGabrielSE>        queridos
[20:22:00 Linhares_PE>  MikeGabrielSE ^^
[20:22:03 Linhares_PE>  boa noite meu caro
[20:22:04 Linhares_PE>  12,00:01)
[20:22:08 Linhares_PE>  salvo o log?
[20:22:08 MikeGabrielSE>        eu faço a ata
[20:22:12 MikeGabrielSE>        vou salvar
[20:22:15 Linhares_PE>  ok então
[20:22:25 Linhares_PE>  vou te enviar o desde
[20:22:28 Linhares_PE>  entrei as 18:30
[20:22:34 Linhares_PE>  primeira aparição do Honorato
[20:22:37 Linhares_PE>  e em seguida voce
[20:22:37 Linhares_PE>  12,00:01D
[20:23:03 Honorato_BA>  vlw, boa noite
[20:23:08 Honorato_BA>  fui ...

Copyright © 2005 - 2012, pela Executiva Nacional dos Estudantes de Computação.
Todo o nosso conteúdo pode ser utilizado segundo os termos da Ceative Commons License: Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil,
salvo disposição em contrário indicada de forma explícita no tópico correspondente.