bem-vindo: entrar

Somente uma página semelhante a "EstruturaApresentacaoFISL2006" encontrada, redirecionando para a página.

Excluir mensagem
localizaçâo: ENECNoFISL2006

ENEC no FISL 2006

O 7.0 FISL - Fórum Internacional Software Livre acontecerá de 19 a 22 de Abril de 2005 na cidade de Porto Alegre, no Centro de Eventos FIERGS.

Palestra

Palestra aceita Estrutura da Apresentação

A atual diretoria, que tomou posse em 2005 e permanecerá até 2006, continua com essa mesma idéia da gestão anterior, mas agora dando ênfase ao tema inclusão digital com software livre. A diretoria da ENEC não pretende criar novos projetos de inclusão digital, mas sim ajudar na divulgação das diversas iniciativas já existentes e que precisam de colaboradores, sejam eles voluntários ou remunerados. Para isso, pretendemos apresentar no FISL uma palestra com 2 objetivos principais.

Acreditamos que ao divulgar esses projetos, os estudantes, principalmente os de computação, poderão contribuir especialmente de quatro formas:

Stand

Stand aceito

O estatuto que regra a participação dos GUs e Universidades está disponível e as inscrições serão recebidas pelo e-mail gruposusuarios@softwarelivre.org com as seguintes informações obrigatórias, conforme o MODELO(copie e cole no e-mail preenchendo), abaixo:

Prazo de envio: 1 de março de 2005

Relato da participação da ENEC

Escrito por Paulo Henrique

Ao contrário do FISL 2005 quando apenas eu era o único diretor da ENEC presente ao evento, em 2006 tivemos 6 dos 10 diretores participando do Fórum, o que me deixou muito feliz. Com isso, pudemos realizar a primeira (e provavelmente a única) reunião presencial da diretoria da gestão 2005/2006.

Novamente tivemos um stand para a ENEC, que funcionou como nosso ponto de referência, além de servir para guardarmos nossos materiais.

Nas tardes do primeiro e do segundo dia do FISL, fizemos a reunião de diretoria. Passamos várias horas discutindo os assuntos da ENEC na sala VIP dos palestrantes. Os palestarntes que estavam na sala devem ter ficado meio assustados e talvez indignados com a nossa presença, porque em muitos momentos a gente falava alto nas discussões. A ata da reunião dá mais detalhes sobre o que foi discutido e aprovado.

Distribuimos aproximadamente 1.500 Cartilhas de Software Livre - 4a. edição, que foi patrocinada pelo Governo do Paraná.
Também distribuimos o folder institucional da ENEC (dentro e fora) e os folders e cartazes do ENECOMP 2006.
E ainda vendemos algumas camisetas da ENEC.

Gostaria de agradecer imensamente a ajuda que recebemos dos colegas que ajudaram a distribuir os materiais da ENEC e a vender as camisetas. Abraços a todos vocês, especialmente ao pessoal Poços de Caldas pelo empenho na divulgação do ENECOMP e aos colegas colaboradores do Paraná por toda a ajuda que recebemos. Fiquei muito feliz em ver como vocês ajudaram! Sem a ajuda de vocês, com certeza não teríamos conseguido.

No dia 21 (sexta) eu e o Leandro Nunes apresentamos a palestra Inclusão Digital: O que os estudantes têm a ver com isso?. Primeiro eu fiz uma apresentação de 15 minutos sobre o que é a ENEC e os nossos projetos. Depois o Leandro entrou no tema da palestra, mostando alguma idéias e relatando a experiência dele no projeto Onda Digital da UFBA. Depois da apresentação, tivemos 4 participações da platéia. A primeira foi de um colega de Roraima que pediu mais detalhes sobre como contribuir com o projeto Currículo Livre e perguntou se havia previsão de um ENECOMP ser realizado no Norte do país. Depois um outro colega falou da experiência da USP e da UFSCar onde existe uma disciplina obrigatória de extensão onde eles tem que participar de projetos de inclusão para ganharem créditos. Foi sugerido que a ENEC sobre das Universidades a inclusão de disciplinas com a mesma finalidade. E o Henrique falou que precisamos mudar a mentalidade dos estudantes para que eles ajudem nos projetos de inclusão digital.
O legal foi que o auditório estava cheio, mas infelizmente o tempo foi muito curto. Nossa idéia era ouvir diversas participações da platéia, num bate-papo para trocarmos experiências, mas não foi possível.

Depois da apresentação, fomos eu, Leandro Nunes, Thiago e Carlos assistir ao Evento Comunitário: III Debate de Inclusão Digital e Software Livre, organizado pela Kiki, do Ministério do Planejamento. O debate foi legal, mas apenas achei que ficou muito focado nos projetos do governo federal, principalmente o Casa Brasil e Gesac. Eu e o Leandro estávamos quietos ouvindo as falas, dai a Kiki falou que alí estavam presentes o "pessoal da Bahia e da ENEC", e que ela gostaria de ouvir a nossa opinião. Foi engraçado porque a gente ficou meio sem jeito, não esperávamos esse convite pra falarmos :-)

Durante todo o FISL, assisti apenas a duas palestras do começo ao fim. Uma delas foi esse evento comunitário de inclusão digital da Kiki, e a outra foi também o evento comunitário "O Papel da Universidade na Inclusão Digital e a Caravana da UNE" apresentado pelo Leandro Chemalle no dia 20.
Cheguei a ver uma parte dos Eventos Comunitários "Plenária Debian-BR" e "EcoSoLivre".

Como aprovamos na reunião de diretoria que a ENEC vai fazer a Carteirinha de Estudante durante o ENECOMP, eu, Leandro Nunes e Thiago aproveitamos para ir nos stands das empresas em busca de parcerias que pudessem ofecer vantagens ao estudante que tiver a Carterinha da ENEC. Pegamos vários contatos para enviarmos o projeto e ficamos com uma boa impressão, de que poderemos oferecer vantagens que estimulem os estudantes a fazer a Carteirinha. Nos próximos dias, eu e Leandro estaremos cuidando disso.

Participar de um evento representando a ENEC é uma honra acima de tudo. Ganhei credenciais de palestrante e de expositor (por causa do stand), e fiz diversos contatos com pessoas da comunidade. Mas por outro lado, temos que nos doar para fazer o trabalho bem feito, e nesse caso, não pude assistir as palestras.

Se bem que, pra mim, o mais importante nesse FISL não foram as palestras, mas sim a oportunidade de conviver com os outros diretores da ENEC e com os colegas que estavam nos ajudando.

Eu fiquei hospedado numa sala na Casa dos Estudantes da UFRGS, com mais 14 colegas aqui do Paraná e mais dois do Rio de Janeiro. Esses dias de convívio foram ótimos! As festa que fizemos a noite valeram pelas poucas horas dormidas.
Abraços especiais ao Márcio pela ajuda nos guiando até onde tinha "cerveja barata" e "sanduiche bom"
Também meus abraços ao Leandro Nunes, Thiago e Carlos pela aventura no 8 1/2.
Pena que meu cartão de visitas não trouxe o retorno esperado, mas eu continuarei tentando, porque ainda tenho bastante pra distribuir ;-)

Paulo Santana - 30 Apr 2006

Copyright © 2005 - 2012, pela Executiva Nacional dos Estudantes de Computação.
Todo o nosso conteúdo pode ser utilizado segundo os termos da Ceative Commons License: Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil,
salvo disposição em contrário indicada de forma explícita no tópico correspondente.