ENEC no FISL 2006
O 7.0 FISL - Fórum Internacional Software Livre acontecerá de 19 a 22 de Abril de 2005 na cidade de Porto Alegre, no Centro de Eventos FIERGS.
Palestra
Palestra aceita Estrutura da Apresentação
- Data: 19 de abril de 2006
- Horário: 15:00h às 15h50min
- Local: Sala Turing
- Nome completo: Paulo Henrique de Lima Santana
- Instituição: ENEC - Executiva Nacional dos Estudantes de Computação
- Cidade: Curitiba
- Estado: PR
- País: Brasil
- Telefone: (41) 3588-0289 (41) 9638-1897
- Mini-curriculum:
- Paulo Henrique de Lima Santana
- Presidente de ENEC - Executiva Nacional dos Estudantes de Computação
- Estudante de Ciência da Computação na UFPR
- Estagiário na ONG Moradia e Cidadania em Curitiba - PR
- Página pessoal: www.phls.com.br
- Leandro Nunes dos Santos
- Tesoureiro de ENEC - Executiva Nacional dos Estudantes de Computação
- Estudante de Ciência da Computação na UFBA
- Membro do PSL-BA
- Um do criadores e participante do programa de extensão da UFBA Onda Digital
- Página pessoal: leandronunes.no-ip.org
- Paulo Henrique de Lima Santana
- Título: Inclusão Digital: O que os estudantes têm a ver com isso?
- Macrotema: Educação e Inclusão Digital
- Idioma: Português
- Público-alvo: Representantes de iniciativas de inclusão digital e pessoas dispostas a colaborar com projetos, principalmente estudantes da área de computação.
- Descrição da palestra: A ENEC - Executiva Nacional dos Estudantes de Computação, através da diretoria que esteve a frente da gestão 2004/2005 aproximou-se da comunidade de software livre, participando de eventos e defendendo a liberdade do conhecimento e o uso e desenvolvimento de software livre.
A atual diretoria, que tomou posse em 2005 e permanecerá até 2006, continua com essa mesma idéia da gestão anterior, mas agora dando ênfase ao tema inclusão digital com software livre. A diretoria da ENEC não pretende criar novos projetos de inclusão digital, mas sim ajudar na divulgação das diversas iniciativas já existentes e que precisam de colaboradores, sejam eles voluntários ou remunerados. Para isso, pretendemos apresentar no FISL uma palestra com 2 objetivos principais.
O primeiro objetivo é mostrar para a comunidade que a ENEC pode ser uma importante aliada na divulgação dos projetos existentes de inclusão digital com software livre.
Acreditamos que ao divulgar esses projetos, os estudantes, principalmente os de computação, poderão contribuir especialmente de quatro formas:
- Colaborando no desenvolvimento de softwares que possuam demanda nos projetos;
- Testanto e ajudando na melhoria dos softwares já existentes;
- Ministrando aulas como forma de transmitir os conhecimentos adquiridos;
- Instalando hardwares e softwares nos laboratórios que serão usados.
- O segundo objetivo é ouvir do público presente, idéias de como levar essas parcerias adiante. Esperamos que representantes de projetos de inclusão digital estejam na platéia retornando para nós os contatos e sugestões, já iniciando as parcerias para os trabalhos. Também pretendemos que os estudantes já saiam do FISL dispostos a contribuir com os projetos.
- Resumo da apresentação:A ENEC - Executiva Nacional dos Estudantes de Computação pretende ser parceira na divulgação de projetos existentes de inclusão digital com software livre, para que colaboradores, principalmente estudantes possam contribuir.
- Comentários:
Stand
Stand aceito
O estatuto que regra a participação dos GUs e Universidades está disponível e as inscrições serão recebidas pelo e-mail gruposusuarios@softwarelivre.org com as seguintes informações obrigatórias, conforme o MODELO(copie e cole no e-mail preenchendo), abaixo:
Prazo de envio: 1 de março de 2005
- Nome do responsável pelo grupo: Paulo Henrique de Lima Santana
- Nome1: Thiago Biagioni Ribeiro (Diretor da ENEC)
- Nome2: Juliana Izabel Mendes (colaboradora UFPR)
- Nome3: Thiago H. Pojda (colaborador UFPR)
- Nome4: Gabriel Ogama (colaborador UFPR)
Relato da participação da ENEC
Escrito por Paulo Henrique
Ao contrário do FISL 2005 quando apenas eu era o único diretor da ENEC presente ao evento, em 2006 tivemos 6 dos 10 diretores participando do Fórum, o que me deixou muito feliz. Com isso, pudemos realizar a primeira (e provavelmente a única) reunião presencial da diretoria da gestão 2005/2006.
Novamente tivemos um stand para a ENEC, que funcionou como nosso ponto de referência, além de servir para guardarmos nossos materiais.
Nas tardes do primeiro e do segundo dia do FISL, fizemos a reunião de diretoria. Passamos várias horas discutindo os assuntos da ENEC na sala VIP dos palestrantes. Os palestarntes que estavam na sala devem ter ficado meio assustados e talvez indignados com a nossa presença, porque em muitos momentos a gente falava alto nas discussões. A ata da reunião dá mais detalhes sobre o que foi discutido e aprovado.
Distribuimos aproximadamente 1.500 Cartilhas de Software Livre - 4a. edição, que foi patrocinada pelo Governo do Paraná.
Também distribuimos o folder institucional da ENEC (dentro e fora) e os folders e cartazes do ENECOMP 2006.
E ainda vendemos algumas camisetas da ENEC.
Gostaria de agradecer imensamente a ajuda que recebemos dos colegas que ajudaram a distribuir os materiais da ENEC e a vender as camisetas. Abraços a todos vocês, especialmente ao pessoal Poços de Caldas pelo empenho na divulgação do ENECOMP e aos colegas colaboradores do Paraná por toda a ajuda que recebemos. Fiquei muito feliz em ver como vocês ajudaram! Sem a ajuda de vocês, com certeza não teríamos conseguido.
No dia 21 (sexta) eu e o Leandro Nunes apresentamos a palestra Inclusão Digital: O que os estudantes têm a ver com isso?. Primeiro eu fiz uma apresentação de 15 minutos sobre o que é a ENEC e os nossos projetos. Depois o Leandro entrou no tema da palestra, mostando alguma idéias e relatando a experiência dele no projeto Onda Digital da UFBA. Depois da apresentação, tivemos 4 participações da platéia. A primeira foi de um colega de Roraima que pediu mais detalhes sobre como contribuir com o projeto Currículo Livre e perguntou se havia previsão de um ENECOMP ser realizado no Norte do país. Depois um outro colega falou da experiência da USP e da UFSCar onde existe uma disciplina obrigatória de extensão onde eles tem que participar de projetos de inclusão para ganharem créditos. Foi sugerido que a ENEC sobre das Universidades a inclusão de disciplinas com a mesma finalidade. E o Henrique falou que precisamos mudar a mentalidade dos estudantes para que eles ajudem nos projetos de inclusão digital.
O legal foi que o auditório estava cheio, mas infelizmente o tempo foi muito curto. Nossa idéia era ouvir diversas participações da platéia, num bate-papo para trocarmos experiências, mas não foi possível.
Depois da apresentação, fomos eu, Leandro Nunes, Thiago e Carlos assistir ao Evento Comunitário: III Debate de Inclusão Digital e Software Livre, organizado pela Kiki, do Ministério do Planejamento. O debate foi legal, mas apenas achei que ficou muito focado nos projetos do governo federal, principalmente o Casa Brasil e Gesac. Eu e o Leandro estávamos quietos ouvindo as falas, dai a Kiki falou que alí estavam presentes o "pessoal da Bahia e da ENEC", e que ela gostaria de ouvir a nossa opinião. Foi engraçado porque a gente ficou meio sem jeito, não esperávamos esse convite pra falarmos
Durante todo o FISL, assisti apenas a duas palestras do começo ao fim. Uma delas foi esse evento comunitário de inclusão digital da Kiki, e a outra foi também o evento comunitário "O Papel da Universidade na Inclusão Digital e a Caravana da UNE" apresentado pelo Leandro Chemalle no dia 20.
Cheguei a ver uma parte dos Eventos Comunitários "Plenária Debian-BR" e "EcoSoLivre".
Como aprovamos na reunião de diretoria que a ENEC vai fazer a Carteirinha de Estudante durante o ENECOMP, eu, Leandro Nunes e Thiago aproveitamos para ir nos stands das empresas em busca de parcerias que pudessem ofecer vantagens ao estudante que tiver a Carterinha da ENEC. Pegamos vários contatos para enviarmos o projeto e ficamos com uma boa impressão, de que poderemos oferecer vantagens que estimulem os estudantes a fazer a Carteirinha. Nos próximos dias, eu e Leandro estaremos cuidando disso.
Participar de um evento representando a ENEC é uma honra acima de tudo. Ganhei credenciais de palestrante e de expositor (por causa do stand), e fiz diversos contatos com pessoas da comunidade. Mas por outro lado, temos que nos doar para fazer o trabalho bem feito, e nesse caso, não pude assistir as palestras.
Se bem que, pra mim, o mais importante nesse FISL não foram as palestras, mas sim a oportunidade de conviver com os outros diretores da ENEC e com os colegas que estavam nos ajudando.
Eu fiquei hospedado numa sala na Casa dos Estudantes da UFRGS, com mais 14 colegas aqui do Paraná e mais dois do Rio de Janeiro. Esses dias de convívio foram ótimos! As festa que fizemos a noite valeram pelas poucas horas dormidas.
Abraços especiais ao Márcio pela ajuda nos guiando até onde tinha "cerveja barata" e "sanduiche bom"
Também meus abraços ao Leandro Nunes, Thiago e Carlos pela aventura no 8 1/2.
Pena que meu cartão de visitas não trouxe o retorno esperado, mas eu continuarei tentando, porque ainda tenho bastante pra distribuir
Paulo Santana - 30 Apr 2006