ENECOMP 2003
Aqui estão transcritas as idéias principais do que foi discutido nessa atividade, acontecida durante o XXI Encontro Nacional dos Estudantes de Computação.
GD sobre Organização da ENEC
Relatório da gestão 2002/2003
Paulo (UFPR) fez um relato sobre a gestão 2002/2003 da ENEC, e sobre a organização do ENECOMP 2003. O grupo propôs que ele refizesse esse relato na assembléia geral do XXI ENECOMP e que escrevesse um texto relatando isso.
Proposta de mudança na estrutura da diretoria
Paulo (UFPR) propôs que a diretoria da ENEC passasse a ser composta da seguinte forma:
- 27 diretores, um para cada estado brasileiro.
- 6 cargos:
- presidente e vice-presidente.
- secretário e vice-secretário
- tesoureiro e vice-tesoureiro
- Outros cargos denominados pela diretoria, a depender da necessidade (secretário de comunicação, secretário para assuntos acadêmicos, etc).
Bento (EEP/SP) propôs que se consultasse o modelo de diretoria de outras entidades.
Além disso, foi proposto que sejam especificadas as competências de cada diretor dos 6 cargos "iniciais" no estatuto da ENEC. Essa necessidade existe por conta de exigências legais para registro de CNPJ.
Estas alterações contemplam as alterações feitas na assembléia do XX ENECOMP que foram perdidas devido a extravio das anotações da assembléia.
Cadastro de Entidades de Base e indicação de delegados para assembléias da ENEC
Entidades de base (EB's) são as entidades que representam os estudantes de um determinado curso ou cursos, isto é, D.A.'s (diretórios acadêmicos) e C.A.'s (centros acadêmicos).
- Leandro (UFSCAR/SP) propôs utilizar ferramentas de busca para auxiliar na busca pelas entidades de base.
- Mathias (UNIMEP/SP) propôs dos cursos e estímulo à formação de entidades de base.
- João (UFMG) propôs que se sejam focadas primeiro as EB's que já existem.
- Leandro (UFSCAR/SP) propôs que fosse elaborada uma cartilha sobre a necessidade de existência e participação das entidades de base, específico para a Computação.
- Terceiro (UFBA) propôs que o credenciamento dos delegados fosse feito com a apresentação da ata de posse da EB.
- Leandro (UFSCAR/SP) propôs que fosse definida uma ata padrão para assembléia.
- Terceiro (UFBA) propôs que a eleição do delegado do curso seja feita de uma das seguintes formas, preferencialmente de cima para baixo:
- eleiçao direta entre os estudantes do curso;
- assembléia dos estudantes do curso;
- indicação da diretoria da EB do curso.
Comunicação da ENEC
João (UFMG) propôs que a ENEC mantenha a lista enec-l e use uma newsletter para notícias, com mensagens geradas por humados. Ele citou o problema do atual sistema de notícias, que às vezes manda o mesmo cunjunto de notícias durante várias semanas seguidas.
Arrecadação de recursos para a ENEC
- Foi proposto que a ENEC realize eventos para arrecadar recursos.
- Leandro (UFSCAR) propôs que a ENEC fizesse um "livro de ouro" com empresas para arrecadar recursos para a ENEC. Essas empresas seriam empresas mais ou menos neutras, não muito polêmicas (a Microsoft ficaria fora, naturalmente).
Foi esclarecido que a ENEC não aceitou patrocínios de empresas de software proprietário (como foi oferecido pela Microsoft e por outras empresas parceiras dela), pelo motivo do ENECOMP ser voltado ao software livre. Foram feitos contatos de patrocínio com empresas de software livre, como a Conectiva (que acabou cedendo revistas) e a 4Linux, que iria patrocinar pastas, canetas e blocos de notas, mas isso acabou não acontecendo por questões internas da empresa.
- Leandro (UFSCAR) propôs que se conseguisse patrocínio para a página da ENEC, também com empresas "não-polêmicas" ;-).
Sobre a sede
Paulo (UFPR) falou da necessidade de se ter uma sede registrada em cartório para a ENEC, citada em seu estatuto. A sede atual era na USP, mas os estudantes da USP infelizmente não têm participado da ENEC.
A proposta elaborada então foi a seguinte:
Como sede no estatuto, seria registrado o endereço do DACOMP/UFBA.
- Como endereço para correspondência, seria divulgado o endereço do presidente da ENEC.
Antonio Terceiro - 18 Aug 2003