bem-vindo: entrar
localizaçâo: Diferenças para "ENECNoForumSocialMundial2005Resultados"
Diferenças entre as versões de 1 e 2
Revisão 1e 2012-01-07 21:15:44
Tamanho: 3840
Editor: PauloSantana
Comentário:
Revisão 2e 2012-01-07 21:16:11
Tamanho: 3844
Editor: PauloSantana
Comentário:
Deleções são marcadas assim. Adições são marcadas assim.
Linha 12: Linha 12:
=== Discussão === Discussão ===

Discussão dos resultados da particpação da ENEC no FSM 2005

Software Livre e Movimento estudantil: uma perspectiva revolucionária

Currículo Livre: o Software Livre e a batalha por uma nova educação

A contribuição dos estudantes universitários na inclusão digital

Discussão

Pessoal, vamos colocar aqui os resultados tirados com a participação da ENEC no Fórum Social Mundial, pois não podemos deixar a poeira baixar, temos que manter tudo aquilo que foi conversado vivo de alguma forma, visível para que possamos lembrar que podemos fazer alguma coisa.

Um exemplo legal é a ida do pessoal para Navegantes para ajudar o Padre que possui os computadores, mas não tem quem ensine.

Na atividade do Movimento Estudantil, tivemos a questão da divulgação do Software Livre, uma breve discussão de como atingir pessoas que não são da área da Computação.

Referente ao http://curriculolivre.enec.org.br][Currículo Livre, temos bastante coisa que foi conversada também.

Lembro a questão da menina que faz um curso técnico, mas que não consegue divulgar o Software Livre na escola, também teremos pessoal colaborando com ela. Eu deixei com ela vários %NOP%CDŽs%NOP% do Kurumin Linux/Caixa, com o objetivo de que ela distribua na escola onde estuda.

Quanto a atividade de Inclusão Digital então, sem comentários, muitas propostas foram colocadas, muitas idéias foram deixadas, precisamos aglutinar isto, organizar ( lembram ? "Organizar para dar ajuda e para receber ajuda" ;) ).

Pessoal, este é só um comentário rápido, não sei se este é o melhor local para isto, deixo a todos para que possamos organizar isto.

Alexandre Estanislau - 01 Feb 2005

Algumas colocações referentes à atividade 2, do Currículo Livre:

Uma coisa de bem importante que ficou foi a sugestão do professor André de irmos além de simplesmente listarmos software, documentação e experiências, e sim darmos idéias de como os professores (ou quem quer que seja que esteja levando a cultura do software livre para dentro do curso) poderiam colaborar na disseminação da cultura de *colaboração* com o software livre, que é uma questão bem mais ampla (e difícil de conscientizar os estudantes) que simplesmente o uso ou não de software livre.

Ele lembrou dos http://wiki.softwarelivre.org/Curriculo/QuestionarioAosProfessores][questionários aos professores também (que é uma coisa que 'tá na hora de a gente reativar a discussão e fazer sair duma vez, até pra continuarmos avançando na construção do projeto. Acho que esse questionário pode nos ajudar a direcionarmos os esforços pros pontos mais necessários dentro do projeto).

Quanto à questão de extensão do projeto, a Cris lembrou de outro nível de ensino, que é o ensino médio (e tínhamos até então pensado unicamente em outras áreas de conhecimento falando só de ensino superior). Como ela trabalha na área de educação, é uma necessidade que ela tem notado. Pra isso, falta achar é mais gente que trabalhe com isso também e que possa contribuir com essa extensão do CurrículoLivre... mas é uma área bem legal a ser explorada.

Já quanto à atividade 3, sobre a participação dos estudantes de graduação em projetos de inclusão digital, ficaram algumas coisas bem importantes, principalmente referente à intermediação da executiva entre alunos que queiram ajudar e projetos que estejam precisando dessa ajuda. Pra isso, precisamos saber sobre o esquema do banco de projetos e voluntários deles, claro, mas tendo isso já dá pra efetivamente começar alguma coisa do tipo.

E isso aí. Se eu achar alguma anotação ou lembrar de mais alguma coisa, eu posto aqui. :)

Mirian Bruckschen - 25 Feb 2005

EnecWiki: ENECNoForumSocialMundial2005Resultados (editada pela última vez em 2012-01-07 21:17:27 por PauloSantana)

Copyright © 2005 - 2012, pela Executiva Nacional dos Estudantes de Computação.
Todo o nosso conteúdo pode ser utilizado segundo os termos da Ceative Commons License: Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil,
salvo disposição em contrário indicada de forma explícita no tópico correspondente.