= Discussão dos resultados da particpação da ENEC no FSM 2005 = * Software Livre e Movimento estudantil: uma perspectiva revolucionária * Currículo Livre: o Software Livre e a batalha por uma nova educação * A contribuição dos estudantes universitários na inclusão digital == Discussão == Pessoal, vamos colocar aqui os resultados tirados com a participação da ENEC no Fórum Social Mundial, pois não podemos deixar a poeira baixar, temos que manter tudo aquilo que foi conversado vivo de alguma forma, visível para que possamos lembrar que podemos fazer alguma coisa. Um exemplo legal é a ida do pessoal para Navegantes para ajudar o Padre que possui os computadores, mas não tem quem ensine. Na atividade do Movimento Estudantil, tivemos a questão da divulgação do Software Livre, uma breve discussão de como atingir pessoas que não são da área da Computação. Referente ao [[http://curriculolivre.enec.org.br|Currículo Livre]], temos bastante coisa que foi conversada também. Lembro a questão da menina que faz um curso técnico, mas que não consegue divulgar o Software Livre na escola, também teremos pessoal colaborando com ela. Eu deixei com ela vários %NOP%CDŽs%NOP% do Kurumin Linux/Caixa, com o objetivo de que ela distribua na escola onde estuda. Quanto a atividade de Inclusão Digital então, sem comentários, muitas propostas foram colocadas, muitas idéias foram deixadas, precisamos aglutinar isto, organizar ( lembram ? "Organizar para dar ajuda e para receber ajuda" ;) ). Pessoal, este é só um comentário rápido, não sei se este é o melhor local para isto, deixo a todos para que possamos organizar isto. Alexandre Estanislau - 01 Feb 2005 Algumas colocações referentes à atividade 2, do Currículo Livre: Uma coisa de bem importante que ficou foi a sugestão do professor André de irmos além de simplesmente listarmos software, documentação e experiências, e sim darmos idéias de como os professores (ou quem quer que seja que esteja levando a cultura do software livre para dentro do curso) poderiam colaborar na disseminação da cultura de *colaboração* com o software livre, que é uma questão bem mais ampla (e difícil de conscientizar os estudantes) que simplesmente o uso ou não de software livre. Ele lembrou dos [[http://wiki.softwarelivre.org/Curriculo/QuestionarioAosProfessores|questionários aos professores]] também (que é uma coisa que 'tá na hora de a gente reativar a discussão e fazer sair duma vez, até pra continuarmos avançando na construção do projeto. Acho que esse questionário pode nos ajudar a direcionarmos os esforços pros pontos mais necessários dentro do projeto). Quanto à questão de extensão do projeto, a Cris lembrou de outro nível de ensino, que é o ensino médio (e tínhamos até então pensado unicamente em outras áreas de conhecimento falando só de ensino superior). Como ela trabalha na área de educação, é uma necessidade que ela tem notado. Pra isso, falta achar é mais gente que trabalhe com isso também e que possa contribuir com essa extensão do CurrículoLivre... mas é uma área bem legal a ser explorada. Já quanto à atividade 3, sobre a participação dos estudantes de graduação em projetos de inclusão digital, ficaram algumas coisas bem importantes, principalmente referente à intermediação da executiva entre alunos que queiram ajudar e projetos que estejam precisando dessa ajuda. Pra isso, precisamos saber sobre o esquema do banco de projetos e voluntários deles, claro, mas tendo isso já dá pra efetivamente começar alguma coisa do tipo. E isso aí. Se eu achar alguma anotação ou lembrar de mais alguma coisa, eu posto aqui. :) Mirian Bruckschen - 25 Feb 2005