ENEC no CONUNE
Conteúdo
Apresentação
O CONUNE - 49o. Congresso da União Nacional dos Estudantes, acontecerá de 29 de junho e 3 de julho de 2005, na cidade de Goiânia - GO. Nestes dias, acontecerá o fórum máximo de debate e deliberação dos estudantes de nível superior do país, que irá eleger a nova diretoria da entidade, tirar diretrizes e apontar os rumos da UNE para biênio 2005-2007.
O último Congresso da UNE, realizado em junho de 2003, também em Goiânia, reuniu cerca de 15 mil estudantes na capital do Estado de Goiás e contou com a presença de políticos, reitores, presidentes de entidades, sindicatos e ONG's, professores, embaixadores, artistas e personalidades.
Além da eleição da diretoria e demais resoluções específicas de estruturação da entidade, os estudantes que participarem do Congresso terão a oportunidade de debater, através de palestras, seminários, conferências, grupos de trabalho e do convívio e troca de experiências com outros estudantes, sobre os mais diversos temas ligados à educação, como reforma universitária, assistência estudantil, democratização do acesso à universidade, pesquisa e extensão, autonomia universitária, e também temas relacionados à conjuntura política nacional e internacional.
Para tratar desses assuntos, estarão presentes, ao longo do Congresso, convidados especiais, especialistas capacitados para apresentar aos estudantes os panoramas mais abrangentes desses temas.
(Retirado de: http://www.une.org.br)
A ENEC pretende então estar a frente das discussões sobre liberdade do conhecimento e software livre, ajudando na organização dos debates durante o CONUNE 2005.
Além disso, a diretoria e os colaboradores da ENEC estão elaborando dois projetos para execução durante o Congresso. São eles:
- Laboratório Livre: onde os estudantes terão contato com os softwares livres na prática, acessendo a Internet, usando ferramentas como editores de texto, planilhas de cálculo, editores gráficos, participando de mini-cursos rápidos, etc.
Kit Software Livre: elaboração e distribuição de um kit para os participantes composto de: a) textos para leitura como uma cartilha explicando vários conceitos básicos sobre software livre e manuais como do OpenOffice.org, do Firefox; b) cds de softwares livres e distribuições GNU/Linux; c) brindes.
Infelizmente, a ENEC não possui recursos financeiros para custear as despesas com a elaboração do Kit Software Livre, portanto estamos buscando parcerias de empresas, entidades, governos e universidades para ajudar no patrocínio.
Data
29 de Junho a 03 de Julho de 2005
Local
Goiania - GO
Material para distribuição
A diretoria da ENEC trabalhou para viabilizar a distribuição de vários textos e brindes durante o CONUNE. Mas devido a falta de ajuda, conseguimos distribuir apenas a Cartilha de Software Livre escrita pelo PSL-BA e com a impressão patrocinada pela FENADADOS.
Regimento do CONUNE 2005
Organização
Organização do material para distribuir
Programação
Programação do 49° CONUNE
Dia/Hora |
Quarta - 29 |
Quinta - 30 |
Sexta - 01 |
Sábado - 02 |
Domingo - 03 |
09:00 |
x |
Ato de Integração Latino-Americana |
Painéis de Educação e Universidade |
Ato político (ginásio internacional de Goiânia) |
Plenária Final (convenção de chapas) |
11:00 |
x |
x |
x |
x |
Plenária Final (eleição de diretoria) |
12:00 |
x |
Almoço |
Almoço |
Almoço |
x |
14:00 |
x |
Painéis de conjuntura (que ficaram em número de 12 - abaixo os temas) |
GD's de Educação e GD's de ME (logo após o término dos GDŽs de Educação) |
Plenária Final |
x |
16:00 |
x |
GD's(Após o paineis) |
x |
x |
x |
18:00 |
x |
x |
Jantar |
x |
x |
19:00 |
x |
Jantar |
x |
x |
x |
20:00 |
Abertura - auditório Rio Vermelho |
x |
x |
Jantar |
x |
21:00 |
x |
Atividades Culturais |
x |
x |
x |
22:00 |
x |
x |
x |
Atividades Culturais |
x |
Painéis de Conjuntura:
- Os desafios da luta contra a ALCA/Integração Latino-Americana
- A luta pela paz frente ao imperialismo norte-americano
- O papel da coordenação dos movimentos sociais na conjuntura brasileira
- Soberania nacional e defesa da Amazônia
- Politicas públicas para a juventude
- Projeto nacional de desenvolvimento: impasses e perspectivas
- A democracia no Brasil e novos instrumentos de participação política
- A luta pela emancipação das mulheres hoje
- Reforma Agrária
- Reformas Sindical e Trabalhista
- Igualdade Racial e Ações Afirmativas
Os painéis de Educação e Universidade serão:
- A história da luta pela Reforma Universitária
- A reforma universitária e o projeto nacional
- Financiamento e autonomia
- Regulamentação do ensino pago
- Programas de crédito educativo, PROUNI e apoio aos estudantes
- Programas e currículos
- Avaliação
- Democratização do acesso e permanência na universidade
- Funcionamento democrático
Grupos de discussão temáticos ME:
- CUCA
- Comunicação
- Projeto rondon
- Financiamento do ME
- Memória do movimento estudantil
Mike Gabriel - 16 May 2005
Relatos da intervenção da ENEC no CONUNE
Relato do CONUNE
A atuação da ENEC no CONUNE muito boa, apesar de alguns transtornos.
Entre diretores e colaboradores, estavam eu, Mike Gabriel(UFS), Henrique Andrade (UNIRIO), Leandro Chemalle (UFSCar - SP), Marcio Muccillo (UFRGS), Saulo Caetano e Igor Santos (UNIT - SE)
Inicialmente a questão do stand foi descartada pelo não aparecimento do pessoal da FENECO que iria fazer uma parceria conosco e se responsabilizara pelo stand em si.
Outro problema que enfrentamos foi o fato das cartilhas terem ficado em um alojamento onde nenhum dos que estão listados acima, estavam, o que dificultou o transporte das mesmas.
Por fim, os GD's que seriam temáticos e por isso já tínhamos definido uma ação para cada tema, foram sem um tema definido e desorganizados, o que prejudicou a amplitude de temas das nossas intervenções e nos deixou confusos inicialmente, mas isso foi superado.
Nossa intervenção começou na quinta feira a tarde, quando o Henrique e eu, pegamos as cartilhas com o pessoal do DCE - UFPR e depois, junto com o Leandro, Saulo e Igor fechamos os pontos a serem levados para os debates nos GD's e as propostas que iríamos encaminhar em nome da ENEC, as propostas foram baseadas no documento "UNE Livre". Nessa reunião inicial, também foi definido que a reunião da ENEC com os estudantes presentes ao CONUNE, seria no sábado, por volta das 14hs.
Logo depois da reunião, o Marcio se juntou a nós e depois de preparmos os cartazes para convidar os estudantes para a reunião e algumas cópias da "Carta Aberta à União Nacional dos Estudantes" e então fomos aos GD's.
Esperávamos GD's temáticos, o que não aconteceu, também de ultima hora, ficamos sabendo que os GD's estavam acontecendo em dois lugares diferentes, daí nos separamos, 3 para cada lado.
Nossa intervenção consistiu falar sobre Software Livre e Liberdade do Conhecimento e oferecer as cartilhas a quem tivesse interesse(não ditribuímos amplamente, pela baixa quantidade). Paralelo a isso, encaminhávamos as propostas baseadas no documento "UNE Livre" para que fossem pra comissão de sistematização de propostas.
Ao final, pusemos alguns cartazes chamando @s estudantes para a reunião.
Na sexta, o Henrique foi a um painel sobre C&T e a tarde participamos dos GD's, estes infelizmente foram atropelados por conta de um ato que a CMS convocou para o dia, não fizemos intervenções nesses GD's, mas conseguimos entrar em contato com alguns estudantes e distribuímos as cartilhas. Ainda na sexta, na parte da noite, estávamos na comissão de sistematização para garantir que as nossas propostas fossem aprovadas e evitar que eles fossem desconfiguradas, o que conseguimos tranquilamente, ao que parece todos entenderam o recado acerca da liberdade do conhecimento.
No sábado, início da plenária final do congresso, fizemos entre a plenária da manhã e a plenária da tarde, uma reunião com estudantes de computação, na reunião falamos da ENEC, sua organização, estrutura e bandeiras de lutas, e ainda convidamos os mesmo para o ENECOMP. Ao final, foi aberto um espaço para perguntas e este foi utilizado para que os estudantes mostrassem sua surpresa por estar conhecendo a ENEC e a disposição para construir a ENEC nos seus estados.
No restante do dia e no domingo, distribuímos mais cartilhas e conversamos com outros estudantes.
Em linhas gerais é isso, essa foi a intervenção da ENEC no CONUNE. Foi uma experiência muito boa e com resultados animadores para avançar na construção e fortalecimento da ENEC. Passado o CONUNE as tarefas que são postas pra nós em relação à UNE são: tentar uma aproximação e um diálogo sincero com os diretores de Inclusão Digital e C&T, para que as resoluções sobre TI e Liberdade do conhecimento sejam cumpridas; preparar a intervenção e as propostas para o CONEB; e tentar manter a linha de atuação dentro dos CONEG's.
Com essa intervenção junto à UNE, agora é a hora de tentar articular com outras executivas, coordenações e federações, diálogos para ampliarmos nosssas bandeiras de luta e para que as nossas sejam cada vez mais difundidas entre @s estudantes.
Mike Gabriel - 22 Jul 2005
Propostas aprovadas na área de TI e Liberdade do Conhecimento
Baseado no documento produzido colaborativamente pela ENEC chamado "Une Livre", diretores e colaboradores da ENEC conseguiram encaminhar e depois garantir que fossem consensuais várias propostas acerca da Liberdade do Conhecimento e TI, esse foi um passo importante para conseguir avançar na luta pela liberdade do conhecimento no Movimento Estudantil e também para que a tecnologia seja melhor empregada na luta d@s estudantes, mas ainda temos um longo caminho a percorrer, a começar pela luta para garantir que as propostas do congresso sejam de fato postas em prática, e para isso precisamos entrar em contato com o diretor de Ciência e Tecnologia e com o novo diretor de Inclusão Digital, assim que seus nomes sejam divulgados, para que possamos definir formas de trabalharmos em conjunto (Executivas + Diretoria da UNE + Estudantes + Movimentos sociais) para que essas propostas não fiquem esquecidas, e essa luta deve se extender a todas as outras resoluções consensuais.
Enquanto ENEC, temos que começar a contruir uma mobilização semelhante para o CONEB junto aos nossos Centros e Diretórios Acadêmicos e tentar articular com outras executivas, coordenações e federações de cursos para unificarmos as bandeiras e radicalizar a democracia dentro da UNE.
Abaixo estão as resoluções sobre TI e Liberdade do Conhecimento, cabe a nós agora lutar para garanti-las e aprofundá-la. A ENEC continuará na luta pela LIBERDADE DO CONHECIMENTO e convidamos tod@s a se juntarem a nós.
- Criação de uma diretoria de inclusão digital na UNE;
- Pela adoção do software livre em todas as universidades;
- Apoio público ao projeto PC conectado com instalação exclusivamente de software livre;
- Que a UNE não compactue com o combate às fotocopiadoras nas universidades e defenda o livre acesso ao conhecimento;
- Estudantes são fortemente dependentes de conhecimentos e de informações, cientificas ou não, pela própria natureza da atividade discente acadêmica. Em vista disso os estudantes não podem ficar a mercê de eventuais detentores dos direitos autorais das informações e do conhecimento. Portanto, como bandeira do movimento estudantil defendemos a coletivização dos bens imateriais (conhecimento, informação, arte, software, etc) a serviço da humanidade, e não como propriedade de mera corporação monopolista, de editoras, de multinacionais fonográficas, etc;
- Amplo licenciamento de conteúdos em livros, CD's, vídeos, DVD's, em copyleft, garantido liberdades fundamentais (entre elas as cópias irrestritas);
- Pelo uso de software livre nos cursos de computação;
- Reformar as universidades públicas federais e estaduais em todos os sentidos no que tange a: salas de aula, equipar os laboratórios com equipamentos modernizados de última geração, substituindo as sucatas existentes; que hajam salas com computadores interligados à internet, tanto para o ato de digitação quanto para o auxílio à pesquisa de cada curso existente;
- Inclusão em todos os cursos superiores da matéria Informática, um curso amplo e preparador, principalmente nos cursos de licenciatura;
- Disponibilização de um telecentro exclusivamente com software livre nos CUCAs;
- Site da UNE em Software Livre, colaborativo e em Copyleft.
- Softwares de controle distribuídos por todo o Brasil para os diretores da UNE.
- Listas da UNE, utilizando softwares livres. A UNE deve montar seu servidor e manter a lista.
- Que a UNE defenda, utilize e divulgue licenças como COPY LEFT e CREATIVE COMMONS nas produções culturais em todas as áreas garantindo a liberdade ao acesso ao conhecimento para todos.
- Que a UNE organize um evento para debater a questão do conhecimento livre.
- Que a UNE utilize software livre na estrutura (sítio, sistemas, sites) expandindo essa cultura e se unindo aos que lutam pela liberdade do conhecimento e contra o monopólio imperial. Acentuando esta luta, a UNE deve expandir a defesa da liberdade de conhecimento, para com isso lutar contra a mercantilização do conhecimento; para isso devemos abolir o copyright de todos os materiais produzidos pela UNE , para que os mesmos estejam abertos para o uso democrático e livre pelos estudantes e pela sociedade em geral.
Mike Gabriel - 11 Jul 2005
Paulo Santana - 18 Jul 2005