Diretoria da ENEC - Gestão 2004-2005
Conteúdo
Composição da Diretoria
Presidente
- Paulo Henrique de Lima Santana
- Paraná
- UFPR
- (41) 3588-0289
- (41) 9638-1897
Vice-Presidente
- Henrique Rabelo de Andrade
- Rio de Janeiro
- UNIRIO
- (21) 9353-1679
Secretário
- Filipe Brunetto
- Rio Grande do Sul
- UNISINOS
- (51) 3312-4203 / 3284-9560
- (51) 9954-0465
Vice-Secretário
- Joseh Sáfilo Gomes Silva
- Ceará
- UVA
- (88) 611-0291
- (88) 8802-9746
Tesoureiro
- Antonio Mathias Rudiger Verona
- São Paulo
- UNIMEP
- (19) 3435-3145
- (19) 9729-2612
Vice-Tesoureiro
- Thiago Biagioni Ribeiro
- Minas Gerais
- PUC/Poços de Caldas
- (35) 3434-1107 3721-8594
- (35) 9942-8572
Diretor de Integração Estudantil
- Thiago Chaves de Oliveira Horta
- Brasília
- UNB
- (61) 3366-2468 / 3366-2959
- (61) 9608-2381
Diretora Acadêmica
- Márcia Ferreira Cristaldo
- Mato Grosso do Sul
- UNIDERP
- (67) 342-9935 / 318-3598
- (67) 9263-3435
Diretor de Comunicação
- Mike Gabriel A. Lopes
- Sergipe
- UFS
- (79) 3042-2546 / 211-7626
- (79) 9962-6511
Diretora de Eventos
- Márcia Polliana Vieira Gonçalves
- Piauí
- FATEPI
- (86) 3220-1056
- (86) 3220-6262
Diretor de Relações Institucionais
- Yuri Bastos Wanderley
- Bahia
- UCSal
- (71) 3264-3027
- (71) 9953-4626
Coordenador do Grupo de Regulamentação da Profissão
- Jiyan Yari
- Mato Grosso do Sul
- UFMS
- (67) 3318-4042
- (67) 8115-0032
Conselho Fiscal - período 2004/2005
Conselheiro
- Guilherme Rodrigues de Barcelos
- Paraná
- UFPR
- (41) 9986-8748
- (41) 3019-2230
Conselheira
- Mariana Zaparolli Martins
- São Paulo
- USP
- (11) 8268-3312
- (11) 3731-8407
Conselheiro
- Christopher Henrique Otaviano
- Mato Grosso do Sul
- UEMS
- (67) 9971-5726
- (67) 3421-8028
Projetos
Questões burocráticas
- Registrar no cartório em São Paulo:
- A ata da assembléia geral dos estudantes de computação realizada em 06 de Agosto de 2004;
- Estatuto aprovado na mesma.
- Inscrever no CNPJ junto a Secretaria da Receita Federal
- Abrir uma conta corrente
- Manter um livro caixa mensal com todas as movimentações financeiras
- Manter guardardos em local seguro todos os documentos impressos
- Disponibilizar um computador exclusivo para a ENEC que será usado para:
- Hospedar o sítio
- Servidor das listas de discussões
- Servidor de emails
Questões financeiras
- Procurar formas de arrecadação financeira para viabilizar os trabalhos
- Estudar as propostas sugeridas durante a assembléia geral e implantar aquelas que forem viáveis
- Custear as despesas para que os diretores possam viajar e participar de eventos como:
- Encontros estaduais;
- Semanas acadêmicas de curso;
- Eventos de software livre;
- Reuniões de entidades estudantis como o Fórum das Executivas;
- Atos e manifestações políticas.
Integração estudantil
- Como objetivo principal, inserir a ENEC em um movimento social mais amplo, onde poderá contribuir por uma sociedade melhor
- Visitar os centros e diretórios acadêmicos de computação das instituíções de ensino superior de todo o país para divulgar através de conversas e distribuir cartilhas impressas sobre a ENEC e o ENECOMP
- Listar no sítio da ENEC todos os cursos e entidades de base de computação
Criar as executivas estaduais de computação (ENEC-“sigla do estado”)
Organizar os encontros estaduais de computação (ERECOMP-“sigla do estado”)
- Viabilizar em cada estado uma sede física com secretária e telefone para ajudar na organização dos trabalhos
- Estimular o movimento estudantil independente nas Universidades e Faculdades do Brasil
- Estimular entre os estudantes de computação a discussão sobre temas fora da área de informática
- Colaborar na organização do ENECOMP 2005
Relações Institucionais
- Estabelecer relações com entidades governamentais, órgãos públicos, entidades estudantis, comunidade de software livre, organizações não-governamentais, etc, para divulgar a ENEC e propor trabalhos em conjunto.
- Tentar parcerias com a UNE e outras executivas nacionais de cursos, em questões de objetivo comum
- Estimular alunos de IEs (Instituições de Ensino Superior) que tem contato com as listas de discussão da ENEC a trocarem informações sobre problemas e soluções. Por exemplo: Se um aluno de uma instituição A acha que esta tem um problema, ele lança o problema na lista e se um outro aluno da instituição B já viu o mesmo ser resolvido, ele tenta explicar como foi a resolução. (Criar um 'canal de solução de problemas')
- Dar suporte a organizações não-governamentais e movimentos sociais que queiram melhorar sua atuação usando TI
Software livre e inclusão digital
- Escrever e divulgar uma carta oficial da ENEC apoiando o uso do Software Livre
- Firmar parcerias de trabalhos com grupos e entidades da comunidade de software livre
- Participar da organização de eventos voltados ao sotware livre e inclusão digital.
- Participar de eventos como o Grito dos Excluídos e do Fórum Social Mundial, levando para a pauta o uso do software livre e a inclusão digital
- Criar projetos de inclusão digital que possam envolver estudantes de computação de todo o país
- Criar um modelo de projeto de inclusão digital para ser usado por Diretórios Acadêmicos (DA's), Centro Acadêmicos (CA's) e Executivas estaduais
- Listar softwares livres que podem ser usados nos cursos de computação
Currículos de computação
- Estudar os curriculos dos cursos de computação vigentes nas Universidades e Faculdades do país, através de reuniões com os estudantes, professores e coordenadores, propondo melhorias onde for necessário
Comunicação
- Manter atualizado o sítio da ENEC
Manter ativa a lista de discussão nacional “enec-l”, aumentando o número de inscritos
- Consolidar o boletim eletrônico, implementado melhorias como formulário para que o interessado adicione seu e-mail diretamente no sítio da ENEC.
Solicitar que as entidades de base de computação passem nas salas de aula coletandos os emails dos estudantes interessados em receber o boletim eletrônico e participar da lista “enec-l”
- Preparar apresentação padrão (slide) que poderá ser usada pelos diretores em palestras de divulgação da ENEC
- Elaborar uma cartilha impressa para ser distribuida aos estudantes explicando o que é a ENEC, ENECOMP, movimento estudantil de computação, etc
- Divulgar um calendário de atividades de interesse dos estudantes de computação como semanas acadêmicas, encontros estaduais, eventos de software livre, Fórum das Executivas de Cursos, Conune, Coneb, Fórum Social Mundial, grito dos excluídos, etc.
- Manter para fácil acesso todos os documentos oficiais da ENEC
- Publicar documentos em sítios de imprensa alternativa como o CMI
- Sempre que necessário, encaminhar documentos de forma digital e impressa para os órgãos de imprensa nacional, órgãos do poder Executivo e Legislativo, entidades de base de computação, executivas estatuais de computação, outras executivas de cursos, Fenadados, SBC, UNE, etc.
- Estimular que os estudantes de computação acessem e alterem o sítio da ENEC de forma colaborativa, sempre buscando melhorar as informações
Regulamentação da profissão
- Confeccionar projeto de lei que trata da regulamentação da profissão
- Contactar a SUCESU, SBC e FENADADOS para apresentação do projeto
- Encaminhar o projeto final ao Deputado do Mato Grosso do Sul que se prontificou a estudá-lo e apresentá-lo à Câmara Federal
- Apresentar o projeto à bancada mineira na Câmara Federal, com o auxílio do diretor da ENEC por Minas Gerais Thiago Biagioni Ribeiro
- Realizar visitas às Instituições de Ensino Superior para palestrar sobre a regulamentação da profissão, formando massa crítica sobre o tema
- Oferecer palestra sobre a regulamentação da profissão a todos os eventos acadêmicos que ocorrerem durante o mandato, divulgando o projeto elaborado
- Agendar junto aos políticos contactados em Brasília, visitas de caravanas de estudantes a fim de demonstrar interesse da categoria no rápido desenrolar do processo da regulamentação
- Organizar caravanas de estudantes de computação do Brasil para Brasília, a fim de acompanhar a leitura e apresentação do projeto de lei da regulamentação da profissão na Câmara e Senado Nacional
- Acompanhar efetivamente todo o processo da efetivação e aprovação do projeto de lei da regulamentação da profissão em Lei Federal, culminando com a criação do Conselho Nacional de Computação e Informática e suas respectivas Estaduais