Carta Aberta do Movimento Estudantil da Escola de Serviço Social da UFF
Nota Zero para o ENADE, Nota Dez para os Estudantes!
O Serviço Social da UFF, através de seu movimento estudantil organizado, tem por objetivo esclarecer, com esta carta, o posicionamento do Diretório Acadêmico Maria Kiehl, diante da divulgação do resultado do ENADE tão amplamente divulgado pela imprensa. De acordo com os dados disponibilizados pelo MEC, o curso de Serviço Social da UFF foi o pior do Estado e um dos piores do país, obtendo um fantástico 0,7. O que é omitido pela grande mídia e pelo MEC é que este resultado reflete um posicionamento político dos estudantes deste curso no último Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESS), onde deliberou-se que o ENADE/SINAES é uma forma autoritária de avaliação e que não pode ser analisado fora do contexto sucateador de Reforma Universitária. Esta contra-reforma visa financiar as Universidades Privadas com o PROUNI e com o Projeto de Parceria Público-Privado e em contra-posição, justifica os cortes de verbas nas Universidades Públicas, decretando, portanto, seu fim com ranqueamentos fundamentados em um tipo de avaliação sem qualquer critério, que estimula a concorrência desenfreada entre as instituições e entre os estudantes. Para piorar, o ENADE não distingue avaliação docente, discente, institucional ou até parceria com programas governamentais para fazer seu ranqueamento final. Essa Avaliação e essa Reforma são democráticas?
Por não entendermos esta avaliação como democrática, pois reflete apenas a opinião de um Governo que não se dispõe a discutir com os estudantes e que usa por vezes a fala da União Nacional dos Estudantes (UNE), que não responde pelos estudantes de Serviço Social no que tange a Reforma Universitária, faz-se necessário e urgente esclarecimento à sociedade das verdadeiras razões do "baixo desempenho" do Serviço Social da UFF e de outras Universidades, pois a imprensa burguesa e governista insiste em manter o discurso neoliberal que desqualifica o ensino público. Estamos cientes, juntamente com nossos companheiros da UERJ e UFRJ, de que estudamos nas melhores Universidades do Brasil e que este resultado é conseqüência de nossa organização política.
Não temos acordo com este processo avaliativo, por esta razão, nós que fizemos parte e ajudamos a criar a Comissão Estadual de Boicote ao ENADE no Rio de Janeiro junto a diversos cursos da UFF, UERJ, UFRJ, Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN), Executivas e Federações de Cursos, DCE's e Centros Acadêmicos de todo o Brasil, damos Nota Zero para este Provão Piorado que visa dar ao público uma imagem de privado e ao privado o dinheiro público.
Serviço Social não faz ENADE! Nota zero para o ENADE!
Boicote em defesa da Universidade Pública, Gratuita e Socialmente referenciada!
Diretório Acadêmico Maria Kiehl
Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense/ Niterói
Mike Gabriel - 30 May 2005