bem-vindo: entrar
localizaçâo: AtaReuniaoENEC21Nov2004

Reunião da Diretoria da ENEC realizada no dia 21 de Novembro de 2004

Pauta:

1 - Informes

Thiago Chaves - Distrito Federal:
Houve eleições para o DCE da !UnB. A chapa 3, por uma grande irregularidade na prestação de contas foi impugnada. E agora está acusando a comissão eleitoral de golpe. Foi impugnada pelos CAs, só pra deixar claro. Não foi a comissão ou outras chapas que a impugnaram.
O curso de computação da !UnB tem um convênio com a IBM, mas talvez não renove esse convênio. Por enquanto são só boatos.

Igor Moreno - Distrito Federal:
Reportagem da suspensão da posse da chapa 3 pela reprovação de suas contas (não houve impugnacao):
http://www.unb.br/acs/especiais/dce09.htm
A chapa 3 que se dizia independente. Declaracao da UJS que o DCE lhe pertence:
http://www.ujs.org.br

Thiago - Minas Gerais:
O Encontro Mineiro Será nos dias 14, 15, 16 e 17 de Abril 2005.
Entrei em contato com o pessoal da UNIPAM também.

Márcia - Mato Grosso do Sul:
Nós da ENEC-MS ajudamos na organização da II Jornada Acadêmica de Computação que foi realizada de 20 a 22 de outubro de 2004. Era um evento da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia.

Joseh Safilo - Ceará:
Realizamos de 17 a 19 da semana passada, o I Seminário de Software Livre da Região Norte do Estado do CE e do Piauí também.
O site é www.secomp.uvanet.br
Na abertura do eventos estava marcado também (coincidentemente) uma manifestação geral do DCE-UVA, quase invadiram nosso evento, que por conta da manifestação não contou com a participação de nem ao menos um pro-reitor.
Pelos menos fizemos 350 inscrições e as palestras iam de 6 da tarde até 11 e meia da noite.
Suceso total, e fizemos uma participação siginificativa dos alunos no eventos e na manifestação.

Estanislau - Rio Grande do Sul:
De 29/10 a 02/11 ocorreu o evento SemInfo RS 2004.
Participei de algumas reuniões da organizacao do evento e coloquei o nome da ENEC como apoiadora do evento. Para o último dia do evento, fizemos uma apresentação da ENEC, ENEC-RS, Curriculo Livre.
Foi muito boa a conversa com os estudantes de diferentes Instituões, trocamos varias idéias, e para o início do ano que vem já pretendo começar com contatos mais confirmados para apresentação nas Instituicoes do estado.
A Cleo, falou do Curriculo Livre, foi muito bom mesmo.

Jiyan - Mato Grosso do Sul:
Há aproximadamente 3 semmanas atrás eu e o Maurício fomos convidados a participarmos da Semana de Computação Integrada de duas Universidades, a UEMS - Estadual de MS e a UNIGRAN - uma particular. A Semana chamava-se Infoweek.
Eu falei sobre a ENEC, apresentando a todos o que ela era, o que fazia como agia as listas, os Congressos e etc. Logo após fiz outra palestra sobre a Reguamentação da Profissão.
O Maurício falou sobre a ENEC-MS e os Projetos que temos aqui para o estado de MS.
O que nos deixou muito felizes foi a aparticipação em massa dos alunos que ficaram do início até o fim e nos perguntaram muitas coisas sobre a ENEC e a Regulamentação da profissão.
Essa semana agora, na quinta fomos participar da !InfoMS 2004. Evento realizado pela SUCESU-MS e pela UNIDERp (onde dou aula). A organização pediu que fizéssemos divulgação da ENEC e do ENECOMP. Fizemos a panfletagem (os mesmos que foram usados no CONISLI) e divulgamos a todos o ENECOMP 2005.
Acredito que estamos no caminho certo pois estamos bastante reconhecidos no estado principalmente pela direção das IES - Instituições de Ensino Superior e dos Órgão da Área como a SUCESU-MS, com a qual temos excelente relacionamento.
Iremos participar como parceiros também, agora na quinte-feira da II Reunião Técnica do Arranjo Produtivo Local da Eletrônica e Informática onde há a intenção de se montar a Centro Tecnológico de Eletrônica e Informática de MS.

Wagner - Sergipe:
Houve a eleição do Centro Academico Unificado da UNIT (unindo os cursos da área de informatica) onde o Mike apresentou a ENEC. Quem poderia falar mais sobre seria ele pois eu e o Rubens nao podemos comparecer. Mas fica o informe.

Paulo - Paraná
Tenho aqui 62 camisetas da ENEC pra vender, nao tem tamanho M, so P, G e GG.
Precisamos vender logo essas pra depois pensarmos o que vamos fazer depois. Custa R$ 12,00. Essas 62 eu me comprometo a enviar mesmo que seja individualmente. Depois pensamos no que fazer.
Estou finalizando um arquivo com a apresentacao da ENEC para Openoffice. Quando terminar vou colocar no site da ENEC pra vocês.
Fiz 3 banner da ENEC para usarmos no CONISLI: 2 com a logo da ENEC e o site e outro com a divulgacao do Curriculo Livre. Eles medem 1,00 por 1,50.

Yuri - Bahia
Estou negociando aqui na UCSal a impressão de cartilhas da ENEC. Quando assumimos a diretoria quase que não deu tempo de planejarmos nada pro inicio do semestre, na verdasde já tinha até começado, então pra o inicio desse semestre agente pode tá fazendo uma divulgação massissa. As cartilhas pra serem distribuidas aqui na ucsal já estam garantidas.
Estou tentando um numero maior pra poder distribuir em outras IES. Sei que é dificil conseguirmos um espaço maior nas outras IES, mas mesmo que consigamos, da uma paassada em sala já é um grande avanço. Estaríamos divulgando a ENEC, a ENEC Regional e o ENECOMP.
Muita gente nao sabe nem que existe, seia um primeiro passo. Sugiro que os diretores estaduais estejão fazendo o mesmo, até pra poderem dar um primeiro passo na construção das Regionais.

2 - Servidor da ENEC

O Paulo começou explicando que a ENEC possui hoje tem 3 ferramentas na internet:

Mesmo reconhecendo a imensa ajuda recebida do Instituto de Matemática da UFBA na disponibilização destas ferramentas, foi ressaltado que a ENEC não possui qualquer acesso aos servidores, sendo preciso sempre a intervenção dos colegas da UFBA quando é necessário alguma implementação.
Sobre o yahoogrupos foi explicado que, por pertencer a uma empresa, a ENEC não tem qualquer possibilidade de administração além daquelas oferecidas pela ferramenta. Por isso é importante a ENEC ter o seu próprio servidor de listas para que possa administrá-lo da maneira que mais achar melhor, não ficando assim dependente de uma empresa.

A proposta apresentada pelo Paulo foi para que a ENEC compre um computador que será o servidor para esses três itens (web, emails e listas), além de poder suportar futuros projetos.
Destacou-se a importância da ENEC ter o seu próprio servidor facilitando assim o desenvolvimento dos projetos e gerando a autonomia necessária para a entidade.

A proposta foi aprovada.

O Paulo explicou que recentemente o grupo de usuários Debian-PR comprou um computador com os mesmos propósitos.
Portanto, ele irá se basear no hardware deste computador para fazer alguns orçamentos e os apresentará a diretoria para que seja autorizada a compra.
O servidor poderá ficar fisicamente em uma Universidade ou Instituição que aceite disponibilizar um local, desde que a ENEC tenha total autonomia para o acesso e administração do computador. O Paulo tentará conseguir um local no Departamento de Informática da UFPR (DInf) ou na Companhia de Informática do Paraná (Celepar).

3 - Ata e Estatuto

4 - FSM 2005

O Paulo explicou que a ENEC irá participar do Fórum Social Mundial em Porto Alegre de 26 a 31 de Janeiro de 2005 promovendo 3 mesas de discussões:

O Paulo relatou que o problema é que a ENEC não dispõe de recursos financeiros para custear as passagens aéreas dos palestrantes que foram convidadas para participarem como debatedores nas mesas de discussões.
Os participantes são:

Para custear as passagens, deveremos tentar conseguir patrocínios junto a empresas e Pró-Reitorias de Graduação de Universidades.
Caso a ENEC não consiga os patrocínios, e os palestrantes não possam ir por conta própria, os representantes da ENEC presentes ao evento participarão das mesas de discussões para promoverem os debates.
Todos foram novamente convidados a participarem das discussões sobre a elaboração das propostas na página:
ENECNoForumSocialMundial2005

5 - Reforma Universitaria

6 - Software Livre e Curriculo Livre

O Paulo começou explicando que com a elaboração do projeto Curriculo Livre e a participacao oficial da ENEC em vários eventos de software livre, a entidade tem ganho cada vez mais destaque na comunidade de software livre.
É necessário que a ENEC estimule cada vez mais o uso de Software Livre. Também a diretoria deve divulgar que a ENEC tem participado dos eventos.
O Paulo agradeceu a todos aqueles que tem contribuido para o projeto curriculo livre, principalmente a Mirian e o Estanislau do Rio Grande do Sul que tem dado uma força incrível nesse assunto e o Terceiro que foi quem idealizou o projeto.

A Mirian destacou também a ajuda do Lucas e outros colegas no projeto Currículo Livre.

Jiyan avisou que o projeto Currículo Livre não é uma novidade e que outras Universidades tem projetos parecidos como a Univesidade de Santo André que em 2002 lançou uma versão e a Universidade Federal do Paraná que tem sido referência nacional em Software Livre, e sugeriu que fosse consultado o que essas Instituições já tem feito.

Estanislau espera que em 2005 aumente participação dos colaboradores, vendo os erros cometidos em 2004 e não cometendo os mesmos no próximo ano, estaremos ai com tudo para ajudar.

Wagner avisou que participará de reuniões com os professores da Universidade Federal de Sergipe para a elaboração de um novo currículo para o seu curso e ele poderá apresentar as idéias sugeridas no Currículo Livre.

A Mirian disse que entende e concorda com a colocacao do Jiyan sobre aproveitarmos experiências anteriores, e a idéia do projeto está muito ligada a isso também. Segundo a Mirian, o problema é que apesar dos chamados para o pessoal contribuir mostrando essas experiências, ninguém fala, ninguém comenta. Ela lembrou ainda que as pessoas que estão trabalhando no projeto não querem "reinventar a roda". Apesar de a contribuição ser incentivada, as pessoas que já fizeram isso funcionar não estão contribuindo, no sentido de falar dessas experiências. No site do Curriculo Livre tem uma seção específica para isso. E só tem um relato lá.

O Alan propôs que devemos consultar o currículo de referência da SBC e procurar ferramentas que se adequam a cada uma das disciplinas, usando a nossa experiência em software livre para não precisar esperar a contribuição de terceiros. O Alan também reclamou que o site do projeto Currículo Livre é confuso.

Thiago Chaves pediu que a dicussão sobre Software Livre não ficasse focada apenas em Linux, mas que também fosse abordado o BSD como altenativa e outras suítes offices mais leves. Ele também sugeriu que a ENEC deve estimular o software livre nos cursos técnicos.

Mas foi dito que a própria comunidade usuário do BSD deve contribuir para o projeto porque eles tem o conhecimento necessário. As discussão até agora abordaram o Linux porque esse é o Sistema Operacional que aqueles que estão contribuindo conhecem.

Maurício pediu para deixar registrado que futuramente, a ENEC poderia criar 2 comissões: uma para trabalhar o lado prático e o outro, o lado teórico da idéia de Software Livre. E produzir documentos e trabalhos.

Jiyan lembrou que o ENADE avalia agora projetos de extensão comunitária e de assistência social.
Jiyan informou que a Márcia, Diretora Acadêmica da ENEC, está fazendo um trabalho de currículos bases dos cursos de computação e correlatas, e destacou que seria interessante ajudarmos ela nisso. O Paulo pediu que a Márcia divulgue o que vem fazendo para que a diretoria possa contribuir.

Paulo Santana - 10 Jan 2005

EnecWiki: AtaReuniaoENEC21Nov2004 (editada pela última vez em 2012-01-10 17:26:51 por PauloSantana)

Copyright © 2005 - 2012, pela Executiva Nacional dos Estudantes de Computação.
Todo o nosso conteúdo pode ser utilizado segundo os termos da Ceative Commons License: Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil,
salvo disposição em contrário indicada de forma explícita no tópico correspondente.