Ata da reunião de diretoria realizada nos dias 18 e 19 de abril de 2008 na cidade de Porto Alegre - RS
Conteúdo
Presentes
- Honorato (BA) - Presidente
- Arllen (AM) - Diretor de comunicação
- Chemalle (SP) - Secretário
- Yuri Assis (MG) - Vice-Tesoureiro
- Cauan (MS) - Diretor de regulamentação
- Renata (RO) - Diretora de Inclusão Digital
- Marco (AL) - Suplente do vice-secretário
- Raissa (MT) - Suplente do vice-presidente
- Paulo Henrique - Ex-diretor da ENEC, convidado para participar da reunião
- Henrique Andrade - Ex-diretor da ENEC, convidado para participar da reunião
- Gustavo - Ex-diretor da ENEC, convidado para participar da reunião
Conselho Fiscal
Ficou definido que Cassio Ruggeri Cons, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Reinaldo dos Santos Souza, da Universidade Católica de Salvador e Rubens de Souza Matos Júnior, da Universidade Federal de Sergipe, iriam compor o Conselho Fiscal da gestão 2007/2008 da ENEC e Marco Rosner iria assinar ata da Assembléia Geral como secretário da mesa.
Situação Financeira da ENEC
Raissa explicou que a ENEC não tem nenhuma dívida com outras empresas, somente com alguns organizadores do último ENECOMP em Cuiabá que pagaram os prejuízos do evento com recursos próprios ou que assumiram as dívidas depois do evento.
Foi solicitada uma nova prestação de contas e Raissa ficou de fazer isso com o Heitor quando voltasse para Cuiabá (nessa prestação deve ter a quem a ENEC deve e quanto deve).
Devemos emitir um comunicado na enec-l para saber quais são as pessoas com quem a ENEC tem dívidas, os que não responderem esse comunicado a ENEC não se responsabilizará mais pelas dividas.
Deverá ser realizada uma prestação de contas ao Conselho Fiscal no final do ENECOMP e a ENEC só vai se responsabilizar por despesas que sejam comprovadas com documentos.
Honorato ficou responsável em fazer algumas camisas da ENEC com base em modelos que vão ser criados por Raissa e colocar a venda no site da ENEC, as pessoas interessadas devem pagar o frete e a camisa.
Exclusão do diretor de Alagoas
Com base no Artigo 20 do estatuto da ENEC que diz : perderá o mandato qualquer dos membros da diretoria que: faltar injustificadamente a 03 (três) reuniões (físicas ou virtuais) consecutivas ou 05 (cinco) reuniões (físicas ou virtuais) alternadas..., foi aprovada por unanimidade a exclusão do diretor de Alagoas, passando o seu suplente, Marco Rosner, a assumir o cargo de vice-secretário.
ENECOMP 2008
Foi realizada uma discussão sobre a importância do FISL e da ENEC divulgar seu congresso nesse evento. A ausência de material de divulgação no evento causou grande polêmica e deixou todos os diretores presentes preocupados com o ENECOMP em Campina Grande. Além da ausência do material de divulgação e de um representante da Comissão Organizadora no evento foi muito questionada a falta de comunicação da Comissão com a Diretoria e os atrasos na distribuição do material de divulgação e na atualização do site e abertura das inscrições. Ainda sobre a importância do FISL, o Paulo informou que existe a possibilidade de distribuir o material de divulgação nas pastas do evento e ficou um indicativo de no próximo ano a nova diretoria e a futura Comissão Organizadora fazerem isso.
No final dessa discussão ficou decidido que seríamos mais ativos no acompanhamento da organização do ENECOMP e que seriam solicitados relatórios periódicos da CO. Além disso, a Diretoria deverá fazer uma cobrança maior para agilizar o andamento das coisas e buscar ajudar no que for solicitado.
Administração do servidor da ENEC
Honorato passou o informe de que o Arnaldo não poderá mais assumir a administração, devido às novas atividades no mestrado na UEPB.
O Paulo aceitou continuar na administração do servidor até que arrumassem os novos administradores, mas não faria nenhuma implantação de algo novo no servidor.
Marco se ofereceu para entrar na administração com o Paulo e o Felipe para ir aprendendo a função e no futuro assumir sozinho, mas Paulo não aceitou porque ele quer alguém que assuma de vez sem incomodar mais os antigos administradores.
Foi emitido um pedido de liberdade e a reunião foi interrompida as 12:30hs, reiniciando no dia seguinte após o encerramento do FISL.
Já do dia 19 de abril, após o encerramento do FISL as 21:00hs, foi apresentado o nome do Julio (Manaus) para assumir a administração do servidor junto com o Marco e a diretoria aceitou depois que o Julio mostrou ter experiência para assumir a função.
Regulamentação da Profissão
Foram aprovadas as seguintes resoluções :
- A ENEC deverá entrar em contato com as entidades (FENADADOS, SBC, FENAINFO etc.) e verificar se estão apoiando o projeto da ENEC, e qual dos projetos que está sendo apoiado;
- Pegar o projeto do substitutivo discutido com a FENAINFO e a ASSESPRO e fazer um comparação com o do SENADO, depois fazer comentários em cima desses projetos;
- Fazer uma reunião virtual dia 04/05 as 19:00 (horário de Brasília), para discutir o assunto;
- Verificar o dia da audiência publica para discutir a regulamentação da profissão;
- Entrar em contato com os deputados e verificar a possibilidade de bancarem a nossa viagem;
- Arllen, Cauan e Renata ficarão responsável pelos trâmites da regulamentação.
OUTROS
- A ENEC ficou de buscar parceria com o Serpro para implantação de telecentros;
- Preparar uma ata para tirar o representante no CONEB da UNE;
- A discussão sobre educação à distância não foi realizada por falta de tempo, ficando para ser debatida em um outro momento.