<<TableOfContents: não executou [list index out of range] (veja também o log)>>
Motivação
Software Livre se refere à liberdade dos usuários de executar, copiar, distribuír, estudar, modificar e aperfeiçoar o software. Mais precisamente, ele se refere a quatro liberdades para os usuários:
- Liberdade nº 0: a liberdade de executar o programa para qualquer propósito;
- Liberdade nº 1: a liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades;
- Liberdade nº 2: a liberdade de redistribuir cópias de modo a ajudar o seu próximo;
- Liberdade nº 3: a liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os aperfeiçoamentos, de modo que toda comunidade se beneficie.
Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para que as liberdades sejam possíveis.
O apoio da ENEC ao uso e desenvolvimento de software livre e a defesa da liberdade do conhecimento, de forma coerente à filosofia da comunidade, acontece através das frentes de ação da Executiva, entre elas:
- O software livre e a liberdade do conhecimento são os temas que compõem, majoritariamente, os eventos organizados pela ENEC;
- Participação da ENEC em diversos eventos de software livre organizados pela comunidade brasileira;
- A ENEC em parceria com o Projeto Software Livre Brasil - www.softwarelivre.org - realiza o Projeto Currículo Livre.
Texto complementar (não foi usado no folder da ENEC)
A ENEC reafirma seu compromisso histórico com o Software Livre, consolidado e reforçado durante os últimos encontros nacionais. Além de ser frequentemente tema de boa parte dos últimos ENECOMP's, o Software Livre faz parte da pauta de discussão e trabalho da Executiva.
Mais do que uma alternativa técnica, o Software Livre representa uma mudança na relação entre a sociedade e a tecnologia. Ao invés de ser submetida à agenda das grandes empresas, como acontece no mundo do software não-livre, com o Software Livre a sociedade é que detém as rédeas do processo de evolução da tecnologia.
Acreditamos que no que tange o uso de software, apenas o Software Livre garante autonomia tecnológica e plena segurança nacional e institucional. Além disso, apenas o Software Livre garante pleno acesso aos bens da cultura digital contemporânea, tão naturais para uma minoria, e ao mesmo tempo tão distante da maioria, carente, da população brasileira (e mesmo da mundial).
Projetos
Currículo Livre
O currículo dos cursos de computação sempre foi um tema recorrente de debates nos ENECOMPs. Mais recentemente, o software livre, junto com questões sociais relacionadas, tem sido o assunto principal de palestras e debates durante os Encontros.
Como encaminhamento da mesa-redonda "A ENEC e o movimento Estudantil" do XXII ENECOMP, realizado em agosto de 2004, na forma de uma contribuição efetiva da ENEC à sociedade, foi lançada a idéia de materializar a possibilidade de se fazer um curso completo de computação com a utilização apenas de softwares livres.
Não se quer que esse seja um projeto interno a nenhuma estrutura, e sim que seja um projeto da ENEC com a comunidade. Assim, a ENEC, em parceria com o Projeto Software Livre Brasil, convoca a comunidade do software livre para contribuir e ajudar a construir esse material.
Calourada Livre
Documentos
Documentos sobre software livre ou associados de alguma forma ao tema que foram redigidos neste site por colaboradores da ENEC. Alguns deles ainda estão bastante incompletos. Outros, nem tanto. De qualquer forma, todos estão abertos para edição, comentários e discussão neste mesmo site.
Propostas de carta de apoio ao software livre escrita pela ENEC
A Participação dos Estudantes de Computação em Projetos de Software Livre
Definições
Pra gente dar INCLUDE nos textos que referenciam esses temas; é importante a gente ter um texto padrão nesses casos:
Eventos
A ENEC participa de vários eventos relacionados ao tema, falando de seus projetos e posição pró-software livre, defendida pelos estudantes tanto nos ENECOMPs quanto nas listas de discussão da Executiva. Alguns eventos nos quais a diretoria ou colaboradores da ENEC participaram, dentro do tema Software Livre:
Paulo Santana - 06 Feb 2006