bem-vindo: entrar

Revisão 2e 2012-01-08 01:26:46

Excluir mensagem
localizaçâo: BoletimEletronico3

BoletimEletronico

Boletim informativo mensal da Executiva Nacional dos Estudantes de Computação
http://www.enec.org.br

Número 3, Novembro de 2004

Nesta edição:

Editorial

O começo do mês de novembro foi bastante agitado.
A ENEC esteve presente em 2 eventos em menos de 1 semana:

Nesta edição do Boletim Eletrônico relatamos a nossa participação nos dois eventos.

Também estamos convocando a primeira reunião virtual de diretoria desta gestão da ENEC. Temos vários assuntos importantes a serem discutidos e devido a distância física, só podemos realizar nossas reuniões via IRC.

Estamos divulgando dois links para que os estudantes de computação possam contribuir com os nossos trabalhos. O primeiro trata da elaboração de um texto da ENEC em apoio ao Software Livre. No segundo link estamos trabalhando nas propostas das 3 atividades que a ENEC realizará durante o Fórum Social Mundial.

Fazemos uma introdução ao tema que tem sido bastante discutido no momento que é a Reforma Universitária proposta pelo Governo Federal.

Foram confeccionadas algumas camisetas para vender durante o CONISLI e agora estamos disponibilizando-as para vender aos interessados em outras cidades.

E por fim estamos divulgando um livro lançado pelo Professor Methanias Colaco, de Sergipe.

Apesar de alguns colegas assumirem o compromisso de contribuir para a elaboração dos textos do Boletim, mais uma vez "sobrou" para Eu, Terceiro e Mike todo o trabalho.
Devido a sobrecarga de trabalhos, estamos pensando seriamente em não mais publicar o Boletim.
Infelizmente não temos outra alternativa a não ser que o discurso do "pode contar comigo" se transforme em ação de fato.

Reforçamos o nosso convite para quem quiser contribuir.
Basta enviar um e-mail com o texto para enec@enec.org.br ou se inscrever na lista de discussão onde elaboramos o Boletim:<<BR>> http://listas.enec.org.br/cgi-bin/mailman/listinfo/enec-comunicacao

Paulo Henrique de Lima Santana
Presidente da ENEC

Convocação da Reunião de Diretoria

Venho através desta, convocar a reunião de diretoria da ENEC.

Todos os estudantes de computação podem participar da reunião com direito a voz, mas apenas os 11 diretores eleitos terão direito a voto.
Na ausência do diretor eleito, assume um de seus suplentes.

Os 11 diretores eleitos representam os seguintes estados: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Ceará, Piauí, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Pauta:

  1. Informes
  2. Servidor para a ENEC
  3. Ata e Estatuto
  4. FSM 2005
  5. Reforma Universitária

Atenciosamente,

Paulo Henrique de Lima Santana
Presidente da ENEC

A ENEC no CONISLI 2004

%INCLUDE{ENECNoConisli2004}%

A ENEC na 2a. Info Week

%INCLUDE{ENECNa2aInfoWeek}%

ENEC e Software Livre: Estamos escrevendo uma carta de apoio ao Software Livre para ser veicula em breve. Algumas propostas para o texto da carta estão sendo construídas na página da ENEC nosso site e esperamos a colaboração de todos para que esse documento fique a cara da ENEC. Para contribuir, é só acessar: http://wiki.enec.org.br/ENEC/SoftwareLivreCartaENEC

ENEC no Fórum Social Mundial: A ENEC participará do FSM 2005 com 3 atividades. Você pode conferir e colaborar com a elaboração das mesmas até o dia 24 deste mês (dia 25 é o limite para alteração no sistema de inscrição de atividades do FSM). Para conferir e participar, é só acessar: ENECNoForumSocialMundial2005

Os projetos são:

Reforma Universitária

Na edição passada deste boletim, encaminhamos o calendário de lutas contra a Reforma Universitária do Governo LULA, quem quiser saber de mais eventos que possam ter surgido em seus estados no último mês, entre em contato com a gente que procuraremos.

A Reforma tem sido aprovada desde julho de forma fatiada, primeiro veio a Lei de Inovações Tecnológicas, que apesar de não se restringir somente às Universidades, as prejudica bastante. Como defensores do Software Livre, não podemos deixar de reprovar a atitude desta lei em não tocar nas patentes, ao invés disso reafirma as mesmas. Existem questões ainda mais preocupantes, como a possibilidade de professores Doutores(Sabemos o quanto foi investido neles para melhorar a educação) saírem para trabalhar para empresas, deixando temporariamente a Universidade que já tem um déficit alto de professores efetivos. Outra questão maléfica nesta lei, é a do governo se desresponsabilizar de financiar P&D, deixando isso a cargo das empresas, as mesmas só farão pesquisas na áreas que as interessa, o que não nos garante que serão em áreas de interesse público e tais pesquisas terão um dono, as empresas que as financia. Voltando para Software Livre, esse financiamento continua dando a "propriedade" do conhecimento às empresas e nos casos de pesquisa em Software ou que necessitem de software, iremos ficar reféns das empresas de Software Proprietário, já que o Software Livre não gera o dinheiro que seria investido por essas empresas, atualmente já temos exemplos de Universidades que bradam, parceria com Oracle, Microsoft, Borland e por aí vai. Outro aspecto que nos preocupa é que ao deixar as pesquisas nas mãos das empresas, isso reduzirá drasticamente as pesquisas em outras áreas do conhecimento que não a tecnologia, as pesquisas em ciências humanas e sociais quase que acabaria, pois quase nenhuma empresa se interessaria em patrocinar uma pesquisa que não desse resultados financeiros quase imediatos, o que seria um desastre.

Além da Lei de Inovações Tecnológicas, foram aprovadas as PPP's (Parcerias Público Privadas), o PROUNI (Programa Universidade para Todos),o ENADE e Regulamentação das Fundações Privadas. Isso mostra que a reforma de fato já está acontecendo, via Medida Provisória e sem discussão com os estudantes, professores e funcionários das Universidades. Por isso defendemos a retirada imediata destas leis que privatizam a Universidade e que se amplie a discussão sobre Reforma Universitária, para que os segmentos da comunidade universitária possam participar de forma ativa na elaboração de uma nova Reforma Universitária. Não essa que tira direitos das Universidades e privatiza a educação.

Com todos esses ataque à Universidade, parte do movimento estudantil brasileiro não pode ficar quieto apenas olhando a entrega de nossas universidades, e não ficou, por isso em todos os estados estão acontecendo seminários e plenárias contra a Reforma Universitária do Governo LULA e todos esses eventos irão culminar na Grande Marcha em Brasília no dia 25 deste mês, ônibus estarão saindo da maior parte dos estados brasileiros e a presença de muitos estudantes irá mostrar ao governo que queremos construir uma Reforma Universitária que amplie a educação pública, que aumente vagas nas Universidades Públicas, que nos dê soberania tecnológica e seja socialmente referenciada. Por isso convocamos todos os estudantes de Computação, vamos à Brasília para barrar a Reforma Universitária do Governo LULA.

Agenda

Dia 25/11: Marcha a Brasília para Barrar a Reforma Universitária do Governo LULA. Neste dia estaremos fazendo uma reunião com diretores da ENEC e estudantes presentes à Marcha.

Camisetas: ENEC e Software Livre

Para adquirir as camisetas da ENEC, basta ir ao link: CamisetasPedidos lá você vai encontrar mais informações e fotos da camiseta.

A camiseta custa R$ 12,00 e deve ser pedida em lote, uma vez que não temos tempo para atender pedido a pedido, caso seu estado já tenha um responsável pela compra das camisetas, vá no link mostrado acima, acrescente seu pedido e entre em contato com o mesmo, senão seja esse responsável e divulgue entre seus colegas. Em breve estamos fechando o primeiro lote e enviando as camisetas, depois disso pode demorar um pouco para enviarmos um segundo lote, por isso corra!

Divulgando

Criamos este espaço para divulgação de material da área de informática Quem quiser divulgar, basta nos enviar um e-mail com o texto, que publicaremos aqui.

Este mês colocamos o livro do Prof. Methanias Colaco Rodrigues Júnior.

O livro Projetando Sistemas de Apoio à Decisão Baseados em Data Warehouse saiu pela Axcel Books do Brasil Editora, tendo como autor o Prof. Methanias Colaço Júnior e a colaboração de dois dos seus melhores ex-alunos, os Professores André Vinicius Nascimento e Maria de Fátima Almeida.

Projetando Sistemas de Apoio à Decisão Baseados em Data Warehouse, fruto da experiência de vários profissionais especialistas nas áreas de Banco de Dados, Business Intelligence, Marketing, Data Warehouse (DW) e Data Mining, traduz as potencialidades de um DW como a base para Sistemas de Suporte à Decisão. Através de uma linguagem simples e com foco em aspectos essenciais, o leitor adquire um conhecimento sólido sobre Sistemas de Apoio à Decisão(SADs) e passa a conhecer as características fundamentais de todas as ferramentas envolvidas neste processo. São abordados conceitos sobre ferramentas de Business Intelligence tais como as ferramentas OLAP, EIS, ERP, CRM, Database Marketing e Data Mining.

Além de preparar conceitualmente o leitor, é apresentada uma metodologia de desenvolvimento e documentação de um projeto de ambiente de suporte à decisão. Muitos dos exemplos apresentados não se prendem aos conceitos básicos, mas agregam conhecimento e criatividade por parte do seu autor e colaboradores, inclusive estendendo a UML para documentação de um DW. Há um cuidado especial para não apresentar um Data Warehouse como a resolução de todos os problemas, mas sim apresentar soluções que podem ser utilizadas por gerentes de um projeto como este. Gerência de metadados e projeto físico de banco de dados também são abordados e todos os capítulos do livro são finalizados com um resumo, para fixação e simples revisão do que foi abordado.

O livro beneficia profissionais e estudantes de Informática em matérias como Banco de Dados e Tópicos Especiais, e é direcionado para estudantes e profissionais de Administração, Marketing, Publicidade, Contabilidade e Economia, envolvidos profissionalmente com a área gerencial ou academicamente com disciplinas como Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Contabilidade Gerencial, CRM e etc.

Os profissionais de Marketing também poderão encontrar neste livro a base para a implantação de aplicações de Database Marketing.

Contatos: methanias@%banese.com.br


Expediente do Boletim Eletrônico


Atenção: Não copie o texto desse tópico para o boletim! .Veja em ComoEscreverNoBoletim como escrever a seção "Expediente" do Boletim Eletrônico.

Expediente

(CC) 2004, 2012 Executiva Nacional dos Estudantes de Computação

Alguns direitos reservados. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by/2.0/br/ ou envie uma carta para Creative Commons, 559 Nathan Abbott Way, Stanford, California 94305, USA.

O conteúdo deste boletim pode ser utilizado, copiado, distribuído e/ou modificado livremente, desde que sejam mantidas as referências de autoria e origem quando de republicações.

Uma versão on-line deste boletim, com hyperlinks para pessoas, instituições, grupos, fatos e conceitos citados, está disponível em http://www.enec.org.br/BoletimEletronico.

A edição do Boletim Eletronico é realizada através da lista enec-comunicacao@listas.enec.org.br. Voluntários para ajudar nesse trabalho podem entrar na lista (http://listas.enec.org.br/mailman/listinfo/enec-comunicacao). Qualquer dúvida ou sugestão sobre este boletim deve ser encaminhada à equipe de edição do boletim, através da lista.

Se você deseja deixar de receber o boletim, ou se inscrever para recebê-lo diretamente no seu endereço de e-mail, utilize a interface web da lista em http://listas.enec.org.br/mailman/listinfo/enec-boletim.

Antonio Terceiro - 29 Jun 2004
Mirian Bruckschen - 12 Jun 2005

Contribuíram com essa edição (em ordem alfabética):


Antonio Terceiro - 17 Nov 2004
Paulo Santana - 15 Nov 2004
Mike Gabriel - 12 Nov 2004

Copyright © 2005 - 2012, pela Executiva Nacional dos Estudantes de Computação.
Todo o nosso conteúdo pode ser utilizado segundo os termos da Ceative Commons License: Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Brasil,
salvo disposição em contrário indicada de forma explícita no tópico correspondente.