Projeto Currículo Livre
O Currículo Livre tem por objetivo relacionar software e documentação livre para uso de estudantes e professores de cursos superiores da área de computação, assim como relatos de experiências de implantação de software livre nesses cursos.
O projeto pretende incentivar o uso de software livre dentro das Universidades, além de conscientizar os alunos e professores quanto ao modelo de desenvolvimento colaborativo de software e documentação, que é um processo aberto e democrático, permitindo e incentivando a participação de todos.
Sabendo disso, nada mais coerente que Universidades, que são espaços onde o objetivo-fim é a disseminação de conhecimento e a criação de novos saberes, façam uso de softwares que seguem esse modelo de desenvolvimento, que prima pela liberdade acima de qualquer coisa.
Através das liberdades oferecidas pelo software livre (executar o programa, estudar e modificar o código-fonte, copiar e redistribuir o programa), os envolvidos no processo ensino-aprendizagem no ensino superior podem estabelecer não apenas uma relação de aceitação dos softwares que são utilizados em sala ou laboratório de aula, mas verdadeiramente interagir com estes, com seus desenvolvedores e com a comunidade.
O projeto Currículo Livre iniciou com o currículo dos cursos de computação por ser uma necessidade conhecida dos envolvidos com o projeto desde sua concepção. Na forma de uma contribuição efetiva da ENEC à sociedade, foi lançada a idéia de materializar a possibilidade de se fazer um curso completo de computação com a utilização apenas de softwares livre, como já acontece no curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Paraná.
A metodologia de trabalho do projeto consiste em, para cada disciplina "macro" do currículo dos cursos de computação (conforme especificado nas Diretrizes Curriculares dos cursos de computação do MEC), identificar pelo menos uma alternativa livre que possibilite tanto as atividades de ensino quanto futuras atividades profissionais naquela área da computação.
Assim, é disponibilizada uma compilação desse trabalho, de forma que instituições de ensino e professores interessados tenham uma referência para, em seus cursos de computação ou em disciplinas isoladas, utilizar softwares livres como ferramentas nas atividades de ensino.
Para que tal projeto seja bem-sucedido, é necessário o envolvimento desses mesmos estudantes e professores. Estes têm a consciência dos tipos de software que são utilizados hoje, e onde estão as principais carências ou mesmo desconhecimento de software livre já existente.
Para contribuir, acesse: http://curriculolivre.enec.org.br
Referências
[1] Site do projeto Currículo Livre: http://curriculolivre.enec.org.br
[2] http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt.html
[3] http://www.fsf.org/
[4] http://www.gnu.org/
[5] Ver http://foswiki.softwarelivre.org/bin/view/Curriculo/WebHome para saber mais sobre o início do projeto.
[6] http://www.enec.org.br/enecomp2004
Mirian Bruckschen - 26 Apr 2005