A ENEC e o Software Livre

<<TableOfContents: não executou [list index out of range] (veja também o log)>>

versão 1

O movimento estudantil brasileiro sempre esteve na luta pela melhoria e ampliação da educação, mas nunca se negou a lutar por uma sociedade mais justa, por isso, estes jovens foram perseguidos e reprimidos na ditadura militar, foram às ruas para expulsar Fernando Collor da presidência e têm resistido heroicamente às tentativas de privatização e mercantilização da educação que foram feitas pelo governo Fernando Henrique Cardoso e agora no governo Lula da Silva. Os estudantes de computação, apesar de estarem organizados há pouco tempo, não poderiam ser diferentes, lutam por melhoria e ampliação da educação e também por uma sociedade mais justa. Partindo disso, unir o movimento estudantil de computação com o movimento de Software Livre foi um passo natural.

Para melhorar e ampliar a educação em nosso país, estamos chamando todos os estudantes, professores, profissionais e ativistas do Software Livre para construir conosco o projeto Curriculo Livre, que consiste em modificar os currículos dos cursos de computação brasileiros para que utilizem somente Softwares Livres. Este projeto melhorarará a educação no ponto em que agora estaremos usando uma tecnologia feita em comunidade, partindo da colaboração, sem uma visão mercantilista e ainda poderemos ver como aquela tecnologia foi construída. Com a eliminação do Software Proprietário, irão sobrar os recursos das licenças para investimentos na qualificação de professores e estudantes e na compra de equipamentos, porém esse é um motivo secundário, o que nos impulsiona é a esperança de vencermos o monopólio das grandes empresas de Software Propietário, de democratizar a tecnologia e de interagir com a nossa ferramenta de trabalho e/ou estudo.

A luta por uma sociedade mais justa sempre irá passar pela contestação das estruturas opressoras do capitalismo, e a indústria de Software é uma delas, por isso a nossa luta em prol do Software Livre é também uma luta pela melhoria da vida da pessoas, que agora poderão ter acesso à tecnologia sem ter que pagar por isso, assim estamos garantindo a liberdade da informação e do conhecimento, ferramentas básicas para transformaçãoes sociais no século XXI. Por isso a ENEC sempre estará apoiando projetos de inclusão digital que usem Software Livre e sempre levantando a discussão de como tirar os meios de produção, inicialmente de Software e similares, das mãos dos grandes monopólios capitalistas para entregá-los às comunidades e movimentos sociais organizados em todo o mundo. O Software Livre é o primeiro passo, é a prova que dá certo sim enfrentar e vencer grandes empresas como a Microsoft e a Oracle. O próximo passo é levar os conceitos e a filosofia do Software Livre para outras áreas do conhecimento.

Reafirmamos nosso apoio total e irrestrito ao Software Livre e chamamos todos os estudantes de computação do Brasil, sobretudo aqueles que são militantes do movimento estudantil, a serem também militantes do Software Livre. Também contamos com o apoio e a militância dos demais estudantes do Brasil sejam eles Universitários ou Secundaristas, para que reforcemos a nossa luta por uma sociedade mais justa e por um país com soberania tecnológica. Estejamos todos unidos na luta pela liberdade do conhecimento.

Executiva Nacional dos Estudantes de Computação

Mike Gabriel - 01 Nov 2004

versão 2

A ENEC reafirma seu compromisso histórico com o Software Livre, consolidado e reforçado durante os últimos encontros nacionais. Além de ser frequentemente tema de boa parte dos últimos ENECOMP's, o Software Livre faz parte da pauta de discussão e trabalho da Executiva.

Mais do que uma alternativa técnica, o Software Livre representa uma mudança na relação entre a sociedade e a tecnologia. Ao invés de ser submetida à agenda das grandes empresas, como acontece no mundo do software não-livre, com o Software Livre a sociedade é que detém as rédeas do processo de evolução da tecnologia.

Acreditamos que no que tange o uso de software, apenas o Software Livre garante autonomia tecnológica e plena segurança nacional e institucional. Além disso, apenas o Software Livre garante pleno acesso aos bens da cultura digital contemporânea, tão naturais para uma minoria, e ao mesmo tempo tão distante da maioria, carente, da população brasileira (e mesmo da mundial).

De forma coerente à filosofia da comunidade,o apoio da ENEC ao Software Livre se dá mais por ações concretas do que por mero discurso. Exemplos disso são as diversas frentes de ação da ENEC pelo Software Livre:

Antonio Terceiro - 15 Nov 2004

Discussão

Movi a discussão para SoftwareLivre.

Mirian Bruckschen - 11 Jul 2005