NOTA PÚBLICA DO CENTRO ACADÊMICO DE SERVIÇO SOCIAL DA UERJ SOBRE O RESULTADO DO EXAME NACIONAL DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE

Esta nota tem por objetivo esclarecer o posicionamento do Centro Acadêmico de Serviço Social da Uerj diante da divulgação do resultado da avaliação do ENADE pelo MEC, que tem sido largamente veiculada pela imprensa. De acordo com os dados disponibilizados pelo MEC, o curso de Serviço Social foi um dos que obtiveram o pior desempenho na avaliação. A FSS/UERJ, seguindo a tendência nacional, também obteve nota baixa: exatamente 1,1. O que o MEC e a imprensa omitem é que o resultado do Serviço Social reflete um posicionamento político dos estudantes deste curso, deliberado no último Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESS), contrário ao SINAES e ao ENADE, uma vez que compõem o conjunto de medidas da chamada "Reforma" Universitária do governo Lula.

Entendemos este resultado como uma importante demonstração de articulação e força do movimento estudantil de Serviço Social nacional e da UERJ, que após intensos debates sobre a "reforma", decidiu por uma campanha de boicote ao ENADE, através da nota zero. Essa foi uma das estratégias para mostrar nossa indignação e desacordo para com as medidas privatizantes da reforma universitária e de estímulo ao ranqueamento e a competição desenfreada entre as instituições e os estudantes que é desencadeada pelo ENADE.

Após essa conquista, é importante que continuemos mobilizados! É urgente esclarecermos à sociedade as verdadeiras razões do "baixo desempenho" do Serviço Social da UERJ, bem como da área, que a imprensa burguesa e governista insiste em esconder, até porque é interessante nesse contexto do neoliberalismo desqualificar o ensino público. Estamos certos de que estudamos numa das melhores escolas do Brasil e que foi nossa ação política consciente e necessária que gerou esse resultado.

Nesse momento, então, estamos pensando conjuntamente novas estratégias e ações que dêem visibilidade para nosso repúdio ao ENADE, à "reforma" universitária, e esclareçam em todos os espaços onde surgir a oportunidade que o resultado do Serviço Social decorreu de nossa organização política. Assim, nacionalmente integramos o "Movimento para Barrar essa Reforma", do qual fazem parte diversas entidades de luta, tais como: Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN), Executivas e Federações de Cursos, DCEs e Centros Acadêmicos de todo o Brasil, para organizar manifestações que furem o bloqueio do governo e da mídia burguesa. A vitória da campanha "Nota Zero para o ENADE! Contra a Reforma Universitária de Lula" somente foi possível com a maciça participação dos estudantes Serviço Social, assim, é fundamental que continuemos organizados, além de convocarmos todos aqueles que defendem uma universidade pública, gratuita e de qualidade a apoiarem nossa luta e a participem das mobilizações.

Precisamos manter acesa a chama da luta!

Centro Acadêmico de Serviço Social - CASS/UERJ

Mike Gabriel - 30 May 2005