ENECOMP 2003
Aqui estão transcritas as idéias principais da discussão sobre Inclusão Digital, realizado no XXI Encontro Nacional dos Estudantes de Computação.
GD sobre Inclusão Digital
A discussão começou com a palestra do Sívio Spinella, presidenta da IM@, que deu a seguinte definição para inclusão, não exatamente com essas palavras :
Inclusão é dar acesso a algum bem ou serviço a alguém que atualmente não tem acesso a esse bem ou serviço.
Assim, podemos extender isso para a Inclusão Digital:
Inclusão Digital é prover meios para a utilização de computadores e tecnologia da informação em geral à população que atualmente não tem acesso a esses recursos.
O grupo entrou em consenso que um modelo ideal de Inclusão Digital deve ser baseado:
na utilização de software livre, pois isso impede a imposição de um produto e a submissão aos interesses privados, além de favorecer a utilização de padrões abertos para troca de informação.
- na busca de um modelo melhor de ensino de informática: o grupo avaliou que a forma como a informática é ensinada, em geral, se parece muito com um "adestramento", e não valoriza o desenvolvimento da capacidade de se adaptar a novos softwares, novas necessidades e novas situações.
Diante desses aspectos levantados, decidiu-se que a ENEC criaria um fórum para a discussão do tema Inclusão Digital, que:
- sirva para troca de experiências sobre Inclusão Digital;
- inclua pessoas já com alguma experiência com Inclusão Digital, no intuito de enriquecer a discussão;
- seja um meio para discussão e elaboração de propostas e projetos de Inclusão Digital.
Ao final do GD, o espírito do grupo era o de que nós, como estudantes de Computação, diante da imensa importância que a tecnologia da informação posssui atualmente na sociedade, devemos coloborar com a democratização do acesso aos recursos de informática.
Antonio Terceiro - 18 Aug 2003