- Software Livre e Movimento estudantil: uma perspectiva revolucionária
- Currículo Livre: o Software Livre e a batalha por uma nova educação
- A contribuição dos estudantes universitários na inclusão digital
Discussão
Pessoal, vamos colocar aqui os resultados tirados com a participação da ENEC no Fórum Social Mundial, pois não podemos deixar a poeira baixar, temos que manter tudo aquilo que foi conversado vivo de alguma forma, visível para que possamos lembrar que podemos fazer alguma coisa.
Um exemplo legal é a ida do pessoal para Navegantes para ajudar o Padre que possui os computadores, mas não tem quem ensine.
Na atividade do Movimento Estudantil, tivemos a questão da divulgação do Software Livre, uma breve discussão de como atingir pessoas que não são da área da Computação.
Referente ao Currículo Livre, temos bastante coisa que foi conversada também.
Lembro a questão da menina que faz um curso técnico, mas que não consegue divulgar o Software Livre na escola, também teremos pessoal colaborando com ela. Eu deixei com ela vários %NOP%CDŽs%NOP% do Kurumin Linux/Caixa, com o objetivo de que ela distribua na escola onde estuda.
Quanto a atividade de Inclusão Digital então, sem comentários, muitas propostas foram colocadas, muitas idéias foram deixadas, precisamos aglutinar isto, organizar ( lembram ? "Organizar para dar ajuda e para receber ajuda" ).
Pessoal, este é só um comentário rápido, não sei se este é o melhor local para isto, deixo a todos para que possamos organizar isto.
Alexandre Estanislau - 01 Feb 2005
Algumas colocações referentes à atividade 2, do Currículo Livre:
Uma coisa de bem importante que ficou foi a sugestão do professor André de irmos além de simplesmente listarmos software, documentação e experiências, e sim darmos idéias de como os professores (ou quem quer que seja que esteja levando a cultura do software livre para dentro do curso) poderiam colaborar na disseminação da cultura de *colaboração* com o software livre, que é uma questão bem mais ampla (e difícil de conscientizar os estudantes) que simplesmente o uso ou não de software livre.
Ele lembrou dos questionários aos professores também (que é uma coisa que 'tá na hora de a gente reativar a discussão e fazer sair duma vez, até pra continuarmos avançando na construção do projeto. Acho que esse questionário pode nos ajudar a direcionarmos os esforços pros pontos mais necessários dentro do projeto).
Quanto à questão de extensão do projeto, a Cris lembrou de outro nível de ensino, que é o ensino médio (e tínhamos até então pensado unicamente em outras áreas de conhecimento falando só de ensino superior). Como ela trabalha na área de educação, é uma necessidade que ela tem notado. Pra isso, falta achar é mais gente que trabalhe com isso também e que possa contribuir com essa extensão do CurrículoLivre... mas é uma área bem legal a ser explorada.
Já quanto à atividade 3, sobre a participação dos estudantes de graduação em projetos de inclusão digital, ficaram algumas coisas bem importantes, principalmente referente à intermediação da executiva entre alunos que queiram ajudar e projetos que estejam precisando dessa ajuda. Pra isso, precisamos saber sobre o esquema do banco de projetos e voluntários deles, claro, mas tendo isso já dá pra efetivamente começar alguma coisa do tipo.
E isso aí. Se eu achar alguma anotação ou lembrar de mais alguma coisa, eu posto aqui.
Mirian Bruckschen - 25 Feb 2005