= ENEC na II Semana de Software Livre do Rio de Janeiro =
A II Semana de Software Livre do Rio de Janeiro aconteceu de 18 a 22 de outubro de 2004.<
>
[[http://www.forumsoftwarelivre.org.br]]
Nos três primeiros dias os eventos aconteceram em vários locais e cidades diferentes. E nos dois últimos, no Clube de Engenharia na capital.
A ENEC foi convidada pela Profa. Clevi da UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense, a participar de um painel com o tema: "Projetos Pedagógicos de Cursos de Computação com Software Livre" na cidade de Campos, no dia 20.
Como o Henrique estava organizando o evento na Unirio, eu fui daqui de Curitiba falar sobre a ENEC, os nossos projetos em Soft. Livre, em destaque o Currículo Livre, e contar um pouco da minha experiência em estudar num curso de Ciência da da Computação (UFPR) que utiliza apenas Software Livre.
Todas as despesas foram pagar pela UENF, o que viabilizou a minha ida.
Cheguei em Campos no dia 19 a noite. No dia 20 fui para a UENF de manhã assistir aos outros debates até que chegasse a minha vez.
O painel começou as 16h30min com uma apresentação da Profa. Carla Delgado - UNIBENNETT (Rio de Janeiro), que mostrou o uso de Soft. Livre naquela Universidade.
Depois fiz a minha apresentação, que transcorreu de forma tranquila. Houve algumas perguntas sobre o currículo livre e sobre o Departamento de Informática
da UFPR.
Alguns detalhes:
* O público foi pequeno, em média 20 pessoas. Mas apesar disso, as discussões foram boas.
* Na UENF não existe um curso de computação. Talvez isso explique a pouca presença das pessoas.
* A Profa. Clevi tem um projeto de criação de um curso de Licenciatura em Computação na UENF. Existe um outro projeto para se criar um curso de Ciência da Computação. Isso ainda está sendo bastante discutido.
* Em Campos existe um curso de Tecnologia no CEFET. No dia anterior as palestras foram lá, com 2 auditórios lotados. Mas na UENF o pessoal do CEFET não foi.
Fui de Campos para o Rio de Janeiro no dia 21 afim de assistir as discussões no Clube de Engenharia. Assistí ótimas discussões e vim embora para Curitiba
no final do dia.
A avaliação geral que faço é que a presença da ENEC em eventos sempre é positiva.<
>
Neste evento em Campos, mesmo com o número reduzido de pessoas, poder falar sobre a entidade foi muito gratificante. Apenas lamento que lá na UENF não exista um curso de computação, porque assim eu poderia convidar o pessoal a participar da ENEC.
Paulo Santana - 08 Nov 2004