Relato do EMECOMP 2005

O Encontro Mineiro dos Estudantes de Computação - EMECOMP 2005 aconteceu de 14 a 17 de Abril de 2005 na cidade de Poços de Caldas sul do estado de Minas Gerais à 480km da capital Belo Horizonte, no campus da PUC Minas.

O estado de Minas Gerais possui 37 faculdades de Computação segundo o diretor da ENEC-MG Thiago Biagioni Ribeiro:

Fizemos o levantamento e constatamos que existem 37 faculdades de Computação no estado sendo 12 localizadas aqui no sul de minas, temos tudo para organizarmos um excelente encontro, contamos com o apoio da Reitoria da PUC Minas e estamos entrando em contato com representantes de Diretórios Acadêmicos e coordenadores de cursos.

Conseguimos mais de 400 estudantes das seguintes universidades:

Nos dois primeiros dias, 14 e 15 de abril, discutimos sobre software Livre e Regulamentação da Profissão e também tivemos vários mini-cursos. No terceiro dia, 16, realizamos jogos entre as Universidade e todos os dias tiveram festas durante a noite. A última festa, no dia 16, foi inacreditável: lotamos o Palace Cassino (1500 pessoas).

Foi escolhido para sediar o próximo encontro mineiro a cidade de ITAJUBA com a organização da UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá.

O que podemos perceber é que Minas Gerais tem evoluido muito em seus encontros estaduais!! No Último encontro realizado em Lavras 2004 na UFLA tivemos 5 universidades participando do evento, neste ano na sua 3º edição tivemos 10 universidades, ou seja, o dobro.

O sucesso deste evento só foi possível com o envolvimento dos alunos e professores na organização do mesmo. Mais uma vez Minas Gerais sai na frente e mostra que o movimento estudantil é forte e que é possível crescer.

Agradeço ao Paulo ao Jiyan e ao Corinto pois tiveram suas parcelas no sucesso do evento. Gostaria de dizer também que estaremos em peso em Bonito-MS para prestigiar o Encontro Nacional.

Autor: Thiago Biagioni Ribeiro
Diretor da ENEC - MG
Presidente do D. A. Computação da PUC

Relato informal do Paulo (Presidente da ENEC) sobre o ERECOMP/MG

De 14 a 17 de abril aconteceu o 3o. Encontro Mineiro dos Estudantes de Computação em Poços de Caldas - MG, na PUC. O evento foi organizado pelo pessoal DA de Computação, com a coordenação do Thiago, diretor da ENEC em Minas Gerais. http://emecomp.comp.pucpcaldas.br

O Thiago deverá fazer o relato oficial do evento, mas gostaria apenas de escrever um pouco sobre o que eu vi por lá.

Eu (indo de Curitiba) encontrei com o Jiyan (indo de Campo Grande) e com o Corinto Meffe do Ministério do Planejamento (indo de Brasília) no aeroporto de São Paulo e de lá um motorista contratado pela PUC nos levou para Poços de Caldas. Ficamos hospedados em um excelente hotel da cidade. As despesas de viagem e hospedagem foram pagas pela organização.

Eu e o Corinto participamos de uma mesa de discussão sobre movimento estudantil e software livre no dia 14. E o Jiyan debateu com um professor da própria PUC e que é representante da SBC, sobre regulamentação da profissão no dia 15. Mesmo as discussões sendo à noite, nos dois dias o audítório teve um excelente público. E o pessoal participou com perguntas e opiniões. Realmente as discussões foram excelentes.

A cidade de Poços de Caldas é simplesmente linda. Conhecida por ser uma cidade turística, tem muitos hoteis e um local chamado de Thermas onde a gente pode ficar 20 minutos deitado numa banheira com hidromassagem e água quente natural. Nós fomos lá. Fica a recomendação para quem puder ir passear em Poços de Caldas. Vale a pena mesmo!

A parte festiva do evento também estava muito boa. Na primeira noite fomos para um bar com música ao vivo onde a galera tava reunida. Na segunda noite deixamos de ir num outro bar porque fechou cedo, mas ficamos em outro local batendo papo com os nossos novos amigos. No sábado ia acontecer uma mega-festa de conputação e fisioterapia. Pelo que o pessoal tava comentando, ia ser "A FESTA" na cidade. Pena que tivemos que ir embora no sábado de manhã e não pudemos ficar pra essa.

Na minha opinião, o encontro foi um sucesso, tanto de público quanto pela qualidade. Pessoalmente não tenho palavras para descrever o quanto foi bom participar de um evento com os mineiros. O pessoal, tanto de Poços como das outras cidades, é extremamente receptivo e amigável, gente finíssima mesmo. Não teve uma pessoa que nos tratou com frieza ou indeferença. As conversas rolavam naturalmente e numa boa. Ter tido a oportunidade de conviver nesses poucos, mais intensos, dias em Poços de Caldas me faz pensar que vale a pena participar do movimento estudantil. São essas oportunidades que fazem a gente se sentir compensado por todo o trabalho e cansaço que as vezes nos deixam um pouco desanimados.

Também foi muito legal conviver com o Jiyan e o Corinto. Os caras são demais. Rolaram conversas ótimas e demos bastante risadas com as nossas aventuras em Poços.

Parabéns ao Thiago, a equipe organizadora e a PUC pelo ótimo encontro. Obrigado de coração pela oportunidade.

Autor: Paulo Henrique de Lima Santana

Paulo Santana - 18 Jul 2005