Nos dias 05 e 06 de novembro, aconteceu em São Paulo o 2º CONISLI - Congresso Internacional de Software Livre
Certamente, o CONISLI foi um dos eventos mais importantes sobre software livre no ano. Ótimas palestras e uma estrutura muito bem montada garantiram um evento de excelente qualidade, pela qual parabenizamos a organização.
A ENEC teve um stand no evento, e isso possibilitou que 5 pessoas tivessem inscrição gratuita.
- Paulo, diretor do Paraná e presidente nacional;
- Mathias, diretor de São Paulo;
- Jiyan, Coordenador para assuntos relativos à Regulamentação, do Mato Grosso do Sul;
- Marcelo, da UFPR, Paraná;
- Luiz, da UFPR, Paraná.
Os baianos temporariamente radicados no Rio Grande do Sul, Machado e Terceiro, também deram uma força.
Nosso stand recebeu a visita de diversas figuras ilustres, entre elas a do hacker Jon Maddog Hall, presidente da Linux International. Confira a foto:
Foi distribuído um folder explicando o que é a ENEC, ENECOMP, e demais projetos e atividades da ENEC. Também vendemos uma camiseta, com os dizeres "Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade só é possível com o uso de software livre" na frente. Nas costas, o logo, nome e URL do sítio da ENEC.
A participação da ENEC foi muito boa porque pudemos mostrar a comunidade de SL (estudantes e não-estudantes) a existência da entidade e que nós apoiamos o software livre, principalmente através do projeto "Currículo Livre". Confiram as fotos:
Foram feitos vários contatos, que com certeza possibilitarão a realização de alguns dos nossos projetos, como o FSM 2005, o projeto de Inclusão Digital, o Currículo Livre, etc.
A ENEC recebeu do público presente o reconhecimento pela representação dos estudantes de computação. Ao final do evento, A ENEC foi uma das entidades que recebeu oficialmente o Guia Livre, documento de referência do Governo Federal para migração de sistemas para Software Livre, cuja versão 0.99 foi lançada no encerramento do evento.
Um dos organizadores comentou que a ENEC poderá ser convidada a participar do conselho consultivo para a organização da próximo edição do evento, em 2005.
Entendemos que a ENEC não é um grupo de usuários ou entidade que trabalha apenas a questão do Software Livre. Esse é um dos muitos temas que a ENEC tem que trabalhar. Mas é inegável que hoje o Software Livre tem sido um importante meio de divulgação da entidade, fazendo com que possamos atingir os estudantes. E com certeza a defesa do Software Livre é uma das nossas principais bandeiras de luta.
O importante é saber vincular o Movimento Estudantil com Software Livre, já que temos vários pontos em comum, como por exemplo o trabalho colaborativo, a inclusão digital e a quebra dos monopólios, principalmente os estrangeiros.
Antonio Terceiro - 09 Nov 2004
Paulo Santana - 08 Nov 2004