= Boletim Eletrônico = Boletim informativo mensal da Executiva Nacional dos Estudantes de Computação <
> http://www.enec.org.br Número 5, Junho de 2005 == Nesta edição: == <> ------ == Editorial == Depois de alguns meses, voltamos com nosso boletim eletrônico. Nesse meio tempo muita água passou por debaixo da ponte da ENEC. Participamos do [[ENECNoForumSocialMundial2005|FSM]], dos [[SeminariosFenadados|Seminários sobre regulamentação da profissão]], EMECOMP e [[ENECNoFISL2005|FISL]] e estaremos presentes ao [[ENECNoConune2005|CONUNE]]. Além disso fechamos uma contribuição sobre [[UNELivre|liberdade do conhecimento]] para as teses enviadas ao CONUNE e nos manifestamos sobre o [[CartaUneCopiadora|fechamento das copiadoras]]. Muito disso só foi possível por conta dos colaboradores da ENEC, por isso precisamos de mais estudantes que queiram construir a ENEC junto com a diretoria. Estamos na contagem regressiva para o [[http://www.enecomp.org.br/2005|ENECOMP]], o que significa que temos que começar o balanço da atual gestão e nos preparar para outra. Por isso, é fundamental abrirmos o debate sobre o futuro da ENEC e de como a diretoria e colaboradores podem ajudar nesta construção, assim como é importante que tenhamos mais delegações presentes neste ENECOMP para expandir a atuação da ENEC. Falando em ENECOMP, se você ainda não se decidiu, não fique esperando: o ENECOMP será a oportunidade de nos informamos sobre temas técnicos, políticos e sociais e ainda nos divertimos e conhecer muita gente legal. Construindo grandes encontros também ajudaremos a construir uma grande ENEC. == Links == '''Reuniões''': Nos dias 08/05 e 15/05 foram feitas duas [[IRConferenciasDaENEC|reuniões via IRC]], abertas à participação de todos. Se você não pôde participar, pode saber o que foi discutido lendo os logs das reuniões, disponíveis em: * [[http://www.enec.org.br/LogReuniaoENEC08Mai2005]] * [[http://www.enec.org.br/LogReuniaoENEC15Mai2005]] '''Eventos:''' Os eventos que participaremos ou apoiamos estão neste link. Caso você esteja organizando algum evento que se encaixe com nossos interesses, divulgue-o neste link ou saiba dos eventos que a ENEC estará participando e/ou construindo: [[http://wiki.enec.org.br/ENEC/Eventos]] '''Regulamentação da profissão:''' A [[http://www.fenadados.org.br|FENADADOS]] organizou os Seminários Regionais sobre a regulamentação da profissão de informática. A ENEC esteve presente em alguns. Caso haja algum evento na sua cidade e a nossa participação ainda não estiver confirmada, entre em contato conosco para que você possa nos ajudar a levar a ENEC a esse debate <
> Acesse [[http://www.enec.org.br/Regulamentacao]] para contribuir. <
> Também está sendo elaborado um projeto de regulamentação próprio da ENEC. Acesse [[http://www.enec.org.br/ProjetoRegulamentacaoEnec2006]] para dar a sua opinião e colaborar com o projeto. '''Cartilha da ENEC:''' A cartilha da ENEC foi reescrita para ser distribuída no [[http://fisl.softwarelivre.org|FISL]] e no Congresso Nacional da [[http://www.une.org.br|UNE]]. Contibua com a nova cartilha para que divulguemos a ENEC ainda mais para que ela cresça ainda mais. <
> Acesse [[http://www.enec.org.br/CartilhaENEC]] para contribuir. == ENECOMP 2005: Sociedade Livre: Caminhos e Experiências == Pela primeira vez em sua história, o ENECOMP terá suas atividades "guiadas" por um tema, '''"Sociedade Livre: Caminhos e Experiências".''' A necessidade de um "barramento" através do qual os estudantes realizarão suas reflexões tornou-se clara com o empenho da atual diretoria da ENEC em divulgar o nome da executiva Brasil afora. Informados do que é a ENEC, os estudantes dos cursos da área de computação em todo o país nos questionam sobre o posicionamento da executiva frente às suas demandas e às que a sociedade lhes apresenta. Como defensora da idéia de Software Livre e de toda a filosofia de liberdade de conhecimento que lhe serve de base, a ENEC entende que o ENECOMP é o veículo ideal para definir, através das '''experiências''' acumuladas nos encontros anteriores, '''caminhos''' para a diretoria a ser eleita trilhar, em companhia dos colaboradores que certamente surgirão. Nosso objetivo está colocado: a '''Sociedade Livre''' que desejamos sempre à vista. Resta-nos adquirir mais força neste ENECOMP, em contato com a prodigiosa natureza de Bonito, para superar individualmente, e também como equipe, os desafios que se agigantam. E viva a ENEC! E viva o ENECOMP! ''ENEC/MS - Comissão Organizadora XXIII ENECOMP'' === Inscrições === A ENEC - Executiva Nacional dos Estudantes de Computação, informa que estão abertas as inscrições para o XXIII ENECOMP - Encontro Nacional dos Estudantes, que acontecerá de 01 a 05 de Agosto de 2005 na cidade de Bonito - MS. Valores: Apenas inscrição: R$ 27,00 <
> Inscrição + Alojamento: R$ 37,00 O alojamento será no Ginásio Municipal, com capacidade para 250 pessoas. <
> É necessário levar colchonete. Informações e inscrições: [[http://www.enecomp.org.br/2005]] === Caravanas === Vários estados já estão organizando caravanas para o ENECOMP 2005. Para se inscrever ou saber como montar a caravana na sua universidade, acesse [[CaravanasEneComp2005]] == Relato do EMECOMP 2005 == <> == Relato do FISL 2005 == A [[http://fisl.softwarelivre.org|6a edição do Fórum Internacional Software Livre, FISL 6.0]], aconteceu de 1 a 4 de junho de 2005 em Porto Alegre - RS, no centro de eventos da PUCRS. <
> A ENEC inscreveu e teve aprovada a palestra intitulada "Software Livre e Movimento estudantil: uma perspectiva revolucionária". Além disso, também participou com um estande durante o evento. <
> Detalhes sobre a palestra e o estande da ENEC podem ser vistos em [[ENECNoFISL2005]]. <> ''Autor: Paulo Henrique de Lima Santana'' == Calourada Livre == A ENEC está lançando o projeto [[CalouradaLivre|Calourada Livre]] que visa divulgar a Cultura Livre nas Universidades, sobretudo aos que estão chegando nelas. Este é um projeto aberto a colaborações de quem quer que seja e já está sendo organizado na [[http://www.ufs.br|Universidade Federal de Sergipe]] pela ENEC e alguns colaboradores voluntários. Para saber como está a calourada livre na UFS, acesse http://calourada_ufs.rg3.net. Caso você tenha interesse na organização da Calourada Livre na sua Universidade entre em contato com a gente que ajudaremos a organizar a mesma. ''Autor: Mike Gabriel A. Lopes'' == Servidor da ENEC == Após a atual diretoria da ENEC tomar possem em agosto de 2004, começamos a elaborar os projetos da gestão. Um dos projetos definidos foi a compra de um computador para ser o servidor da ENEC. Entendemos que a disponibilização deste servidor próprio, poderia trazer para a ENEC uma independência importante para a realização dos trabalhos. Em janeiro deste ano, finalmente conseguimos comprá-lo. Após alguns meses negociando o local para a hospedagem física, definindo os softwares que deveriam ser instalados e as pessoas que ficariam responsáveis pela administração, finalmente estamos anuncionando que o servidor da ENEC está em plena atividade! === Ferramentas === Duas importantes ferramentas já estão prontas: * A ferramenta de escrita colaborativa Foswiki (http://www.foswiki.org) onde já estão as webs da ENEC, das Executivas Estaduais e das entidades de base (C.A.s/D.A.s) que solicitaram um espaço: http://wiki.enec.org.br * As listas de discussões nacionais e das Executivas Estaduais: http://listas.enec.org.br === Domínios para as Executivas Estaduais === Cada Executiva Estadual tem agora um domínio próprio que aponta para a sua respectiva Web no Foswiki da ENEC. * Acre: http://ac.enec.org.br * Alagoas: http://al.enec.org.br * Amapá: http://ap.enec.org.br * Amazonas: http://am.enec.org.br * Bahia: http://ba.enec.org.br * Ceará: http://ce.enec.org.br * Distrito Federal: http://df.enec.org.br * Espírito Santo: http://es.enec.org.br * Goiás: http://go.enec.org.br * Maranhão: http://ma.enec.org.br * Mato Grosso: http://mt.enec.org.br * Mato Grosso do Sul: http://ms.enec.org.br * Minas Gerais: http://mg.enec.org.br * Pará: http://pa.enec.org.br * Paraíba: http://pb.enec.org.br * Paraná: http://pr.enec.org.br * Pernambuco: http://pe.enec.org.br * Piauí: http://pi.enec.org.br * Rio de Janeiro: http://rj.enec.org.br * Rio Grande do Norte: http://rn.enec.org.br * Rio Grande do Sul: http://rs.enec.org.br * Rondônia: http://ro.enec.org.br * Roraima: http://rr.enec.org.br * Santa Caratina: http://sc.enec.org.br * São Paulo: http://sp.enec.org.br * Sergipe: http://se.enec.org.br * Tocantins: http://to.enec.org.br === Agradecimentos e parcerias === Gostaríamos de agradecer imensamente ao Instituto de Matemática da UFBA, que através dos estudantes que compõem o GAVRI, disponibilizou para a ENEC nos últimos anos uma Web no Foswiki deles e uma conta de e-mails. Graças ao pessoal do IM/UFBA, nós passamos a conhecer e a usar o conceito de páginas colaborativas com o Foswiki. A ajuda dos colegas da UFBA foi muito importante, e por isso, seremos eternamente gratos. Agradecemos a parceria com o Grupo de Usuários Debian-PR (http://www.debian-pr.org), que através do seu coordenador Felipe Augusto van de Wiel, tem nos ajudado a manter o servidor usando a distribuição Debian GNU/Linux. Também agradecemos ao nosso colega Antonio Terceiro (http://www.inf.ufrgs.br/~asaterceiro) pela ajuda na manutenção do servidor. E ainda, deixamos nossos agradecimentos a CELEPAR - Companhia de Informática do Paraná (http://www.celepar.pr.gov.br), onde o nosso servidor está fisicamente hospedado. Esperamos que essas parcerias continuem por muito tempo, e que possamos ter uma ENEC cada vez mais forte, atuante, representativa e colaborativa com os estudantes de computação e com a comunidade de software livre em geral. ''Autor: Paulo Henrique de Lima Santana'' == Webs para C.A.s/D.A.s no Foswiki da ENEC == As entidades de base da área de computação que desejarem ter uma web no Foswiki da ENEC, poderão solicitar enviando um email para Paulo Henrique (phls00@inf.ufpr.br) informando as siglas da entidade e da universidade. Para maiores informações: http://wiki.enec.org.br ''Autor: Paulo Henrique de Lima Santana'' == Reforma Universitária == === Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes - ENADE === Este ano, os cursos de Computação de todo o Brasil estarão passando pelo processo de "avaliação": faremos pela primeira vez o Provão. Em todo país, estudantes estão debatendo o tema. Temos que nos posicionar sobre o mesmo no ENECOMP. Para isso, vamos estudar um pouco o processo do ENADE por meio de contribuições de outros estudantes que passaram e passarão pela mesma "avaliação". Urge a ampliação do debate para tormarmos uma posição final sobre o ENADE. Abaixo, textos sobre o ENADE feito por outras executivas, estudantes ou campos do ME e que servirão de subsídio para o nosso debate: * [[NotaEnesso|Nota Pública sobre o Resultado do ENADE aos Estudantes de Serviço Social]] * [[BoletimEnesso|Boletim informativo da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social]] * [[AntonioContrapontoEnade|Texto do Estudante de Filosofia Antônio David sobre o ENADE]] * [[RelatorioEnadeInep|Relatório do INEP sobre a aplicação do ENADE em 2004]] * [[CartaAbertaExneefEnade|Carta Aberta da Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física sobre o ENADE]] * [[CartaSSUff|Carta Aberta do Movimento Estudantil da Escola de Serviço Social da UFF]] * [[NotaPublicaSSUerj|Nota Pública do Centro Acadêmico de Serviço Social da UERJ sobre o Resultado do Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes - ENADE]] * [[NoticiaUneEnade|Divulgação isolada gera especulação com os resultados do ENADE]] (Fonte: Sítio da UNE) * [[CartaAbertaSSUfs|Carta Aberta aos Estudantes de Serviço Social da UFS sobre o Resultado do Provão - ENADE]] == Regulamentação da Profissão == Este ano a regulamentação da Profissão de Informática avançou e muito no debate e na prática. A [[http://www.fenadados.org.br|FENADADOS]] organizou [[SeminariosFenadados|seminários ]] com a participação da FENAINFO e da ENEC para se construir um projeto conjunto e entregar ao relator, Dep. Vanderlei Assis. Porém a forma com a qual a FENADADOS e a FENAINFO estavam encaminhando o projeto feria frontalmente as deliberações congressuais da ENEC por defender a regulamentação com registro obrigatório, o que entendemos resultar numa reserva de mercado. Por isso, a ENEC se lançou na construção de um projeto próprio, sem reserva de mercado, como foi aprovado pela assembléia geral no ENECOMP em 2002. Esse projeto deverá ser aprovado na próxima assembléia geral, que acontecerá durante o ENECOMP 2005, em Bonito/MS, mas desde já ela deve ser debatida, e construída por todos os estudantes. Para colaborar, acesse: [[http://www.enec.org.br/ProjetoRegulamentacaoEnec2006]] == Software Livre == === Tradução do texto: Por que as escolas deveriam usar exclusivamente software livre, de Richard Stallman === Existem várias razões gerais pelas quais todos os usuários de computadores deveriam insistir no uso de software livre. Software livre dá aos usuários a liberdade de controlar seus próprios computadores -- com software proprietário, o computador faz o que o proprietário do software quer que ele faça, e não o que você quer que ele faça. Software livre também dá aos usuários a liberdade de cooperar uns com os outros, e fazer isso de forma ética. E estas razões se aplicam às escolas, como se aplicam a todos. Mas existem algumas razões especiais que se aplicam a escolas, diretamente. E estas razões são o assunto deste artigo. Em primeiro lugar, software livre faz com que as escolas economizem dinheiro. Mesmo nos países mais ricos, as escolas não têm grandes recursos financeiros. O software livre dá às escolas, como dá aos outros usuários, a liberdade de copiar e redistribuir o software, e assim o sistema escolar pode fazer cópias para todos os computadores que possui. Em países pobres, isto pode ajudar a pôr fim à exclusão digital. Mas esta razão tão óbvia, mesmo que importante, é muito superficial. E desenvolvedores de software proprietário podem eliminar essa desvantagem simplesmente doando cópias de seus software às escolas. (Mas cuidado! -- uma escola que aceite essa oferta pode vir a ter que pagar por atualizações futuras.) Então, vejamos algumas razões mais profundas para o incentivo do uso de software livre por escolas. Escolas deveriam ensinar a seus alunos estilos de vida que venham a beneficiar a sociedade como um todo. Elas deveriam promover o uso de software livre da mesma forma que promovem a reciclagem. Se as escolas ensinarem seus alunos a usarem software livre, então esses alunos usarão software livre depois de se formarem. E isso ajudará a sociedade como um todo a escapar de ser dominada (e extorquida) por megacorporações. Essas corporações oferecem cópias gratuitas a escolas pela mesma razão que as companhias de tabaco distribuem cigarros gratuitamente: para viciar as crianças (1). Eles não darão descontos a estes estudantes quando eles crescerem e se formarem. Software livre permite aos estudantes aprender como o software funciona. Quando os estudantes chegam à adolescência, alguns deles querem saber tudo que há para saber sobre seus sistemas computacionais e seu software. E e esta é a idade em que as pessoas que virão a ser bons programadores devem aprender a programar. Para aprender a programar bem, os estudantes precisam ler muito código e escrever muito código. Eles precisam ler e entender programas reais, que as pessoas usem de verdade. E eles ficarão realmente interessados em ler o código-fonte de programas que usam em seu dia-a-dia. Software proprietário rejeita essa sede por conhecimento: diz, ``O conhecimento que você quer é um segredo -- aprender é proibido!'' Software livre encoraja a todos a aprender. A comunidade de software livre rejeita o dito ``sacerdócio da tecnologia'', que mantém o grande público na ignorância de como a tecnologia funciona; nós encorajamos os estudantes de qualquer idade e situação a ler o código-fonte e aprender tanto quanto queiram. Escolas que usam software livre permitirão a estudantes de programação talentosos avançarem em seu aprendizado. A próxima razão para o uso de software livre em escolas é de um nível ainda mais profundo. Nós esperamos que as escolas ensinem fatos básicos, e habilidades úteis a seus alunos, mas isto não é seu trabalho completo. A missão mais fundamental das escolas é ensinar as pessoas a serem bons cidadãos e bons vizinhos -- cooperarem com aqueles que precisam de sua ajuda. Na área de Informática, isso significa ensinar a eles a compartilhar software. Escolas de nível elementar, mais do que todas as outras, deveriam dizer aos seus alunos, ``Se você trouxer software para a escola, você precisa compartilhá-lo com as outras crianças.'' E é claro, a escola precisa praticar o que prega: todo software instalado pela escola deve estar disponível para que os alunos o copiem, levem para casa, e o passem adiante. Ensinar os estudantes a usar software livre, e a participar na comunidade de software livre, é uma aula prática de civismo. Isso também ensina aos estudantes a seguirem o exemplo do serviço público, ao invés do exemplo dos magnatas. Todas as instituições de ensino, de todos os níveis, deveriam usar software livre. (1). A indústria fabricante de tabaco RJ Reynolds foi multada em $15m em 2002 por oferecer amostras gratuitas de cigarros em eventos de público infantil. Veja http://www.bbc.co.uk/worldservice/sci_tech/features/health/tobaccotrial/usa.htm (em inglês). Copyright 2003 Richard Stallman<
> A cópia fiel e a distribuição deste artigo completo é permitida em qualquer meio, desde que esta nota seja preservada. * Artigo original: ``Why schools should use exclusively free software'', disponível em http://www.gnu.org/philosophy/schools.html. <>