= Boletim Eletrônico =
Boletim informativo mensal da Executiva Nacional dos Estudantes de Computação <
>
http://www.enec.org.br
Número 2, Outubro de 2004
== Nesta edição: ==
<>
== Editorial ==
Chegamos a terceira edição do nosso boletim eletrônico (número 2). Aqueles colegas que estão comprometidos em organizar este projeto tinha a intenção de lançar esta edição no dia 10 de outubro. Mas devido a atrasos nas entregas dos textos, acabamos prorrogando a publicação e só agora, no final do mês, conseguimos finalmente divulgar.<
>
Mesmo assim, esta edição está incompleta com relação a aquilo que pretendiamos fazer. Faltou o texto sobre a Regulamentação do Profissão, faltou o texto explicando o que é a Reforma Universitária proposta pelo Governo Federal e faltou ainda uma entrevista que pretendiamos fazer com algúem do MEC ou alguém ligado a comunidade do Software Livre.<
>
Esse atraso coincidiu com a pouca participação da maioria dos diretores eleitos nos trabalhos que deveriam ser desenvolvidos pela atual gestão. Já prevendo este problema, várias vezes foi solicitada a ajuda de colegas colaboradores na lista de discussão nacional "enec-l", mas infelizmente poucos (ou quase ninguém) atenderam o nosso chamado.
Por último, o nosso colega Estanislau, estudante da Unisinos em São Leopoldo - RS, trouxe a tona na lista "enec-l" uma discussão bastante importante que talvez explique estes atrasos e a não participação efetiva da maioria dos estudantes nos trabalhos da ENEC: '''a falta de tempo'''.
Todos nós temos algo que na maioria das vezes são muito mais importantes do que a ENEC: estudos, estágio ou emprego; trabalho de conclusão de curso, tese ou dissertação; namorada, noiva ou esposa; lazer, viagens, etc.
Apesar de todos esses problemas, aqueles que ajudaram na elaboração dos textos desta edição estão orgulhos do que foi feito, porque só conseguimos publicá-los com muito esforço, dedicação e algumas horas a menos de sono. Esperamos que todos apreciem o que colocamos aqui.
Estamos disponibilizando uma agenda de atos pelo país que visam combater a Reforma Universitária que vem sendo proposta pelo Governo Federal. Tivemos a idéia de enviar um email questionando algumas entidades sobre a Reforma, mas apenas duas nos responderam: a UNE e a ANDIFES.
Complementando as informações da edição anterior sobre o projeto Currículo Livre, apresentamos rapidamente o que já foi feito até agora e novamente convidamos todos a participarem na sua elaboração.
O nosso colega Antonio Terceiro, estudante de Mestrado na UFRGS gentilmente disponibilizou aqui o trabalho que ele vem desenvolvendo sobre "Orientação a Aspectos, um novo paradigma de desenvolvimento de software"
Por último, estou escrevendo um texto chamado "Diário de bordo" onde pretendo contar um pouco das experências que tive proporcionadas pela participação no movimento estudantil.
Paulo Henrique de Lima Santana - Presidente da ENEC
== Links ==
'''Boletim Eletrônico''': O Boletim eletrônico da ENEC está com problemas quanto a sua frequência, devido aos poucos apoios que temos na sua confecção, para estimular a participação e facilitar a mesma, existem alguns links de orientação para quem quiser colaborar. Apenas relembrando, o boletim da ENEC é colaborativo,ou seja, assim como nosso site, todos podem ajudar a construí-lo da maneira que achar melhor, por isso, mãos na massa e vamos ajuda a construir essa ferramenta muito importante de comunicação com os estudantes.
Os links são:
* [[http://www.enec.org.br/BoletimEletronico]] que tem o texto padrão para a seção "Expediente" do Boletim Eletrônico.
* [[http://www.enec.org.br/ComoMandarOBoletim]] que tem instruções para mandar o texto do boletim.
* [[http://www.enec.org.br/ComoEscreverNoBoletim]] que tem princípios básicos ao escrever para o boletim.
* [[http://www.enec.org.br/SecoesDoBoletim]] que sistematiza o conteúdo do boletim.
'''Apoio aos estudantes da UESB:''' Os estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia estão paralisados pedindo Residência e Restaurante Universitários e a ENEC está apoiando esta causa justa dos estudantes baianos, para tanto estamos fazendo uma carta que será enviada para as autoridades responsáveis, mostrando todo o nosso apoio a esta causa. Ajude a escrever esta carta ou simplesmente leia e passe adiante. <
>
[[http://www.enec.org.br/CartaUESB]]
'''Tarefas:''' Agora você pode cobrar e principalmente se engajar nos projeto da ENEC, neste link estão contidas as tarefas que a ENEC se propõe a desenvolver, os responsáveis pela mesma e como está o seu andamento, não deixe de visitar e nos ajudar a construir uma ENEC cada vez mais forte.<
>
[[http://www.enec.org.br/Tarefas]]
== Reforma Universitária ==
=== Agenda de Lutas contra a Reforma Univeristária do governo LULA ===
'''Curitiba - PR:''' <
>
Ato Público: Contra o projeto "Universidade para Todos" e a Reforma Universitára<
>
Data: 27 de Outubro de 2004<
>
Local: Praça Santos Andrade<
>
'''Florianópolis - SC:''' <
>
Encontro Estadual Contra Essa Reforma Universitária<
>
Data: 5, 6 e 7 de Novembro de 2004<
>
Local: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina<
>
'''Sergipe:'''<
>
Grupo de Trabalho sobre Reforma Univeristária<
>
Data: Todas as Terças e Sextas às 12:30hs <
>
Local: Campus da UFS<
>
Seminário Estadual Contra as Reformas Universitária, Sindical e Trabalhista do governo LULA<
>
Data:29 e 30/10 de Outubro de 2004<
>
Local a definir<
>
II Plenária Estadual Contra as Reformas Universitária, Sindical e Trabalhista do governo LULA<
>
Data 20 de Novembro de 2004<
>
Local: Sindipetro<
>
'''Nacional'''<
>
Marcha a Brasília: "Vamos Barrar essa Reforma Universitária"<
>
Data: 25 de Novembro de 2004<
>
=== Opiniões das Entidades ===
No dia 4 de outubro de 2004, a ENEC enviou um email com o texto abaixo as seguintes entidades: ANDES, UNE, ANDIFES, FASUBRA e MEC
"Olá,<
>
A Executiva Nacional dos Estudantes de Computação - ENEC, entidade estudantil que representa todos os estudantes de graduação e pós-graduação na área de computação do Brasil, vem através deste, solicitar a opinião da UNE a respeito da Reforma Universitária, mais especificamente frente ao seguintes pontos:<
>
1 - Autonomia;<
>
2 - Financiamento;<
>
3 - Acesso;<
>
4 - Projeto Político Pedagógico;<
>
5 - Avaliação.<
>
Sua resposta estará em nosso site www.enec.org.br e será enviada aos estudantes de computação através do nosso boletim eletrônico mensal.<
>
Certos da vossa ajuda, desde já agradecemos."<
>
Apenas a UNE e a ANDIFES responderam o nosso email. Colocamos abaixo as respectivas respostas.<
>
'''RESPOSTA - UNE:'''<
>
Assunto: A/C Paulo Henrique - Opinião Reforma Universitária<
>
De: "Imprensa UNE" <
>
Data: Qua, Outubro 6, 2004 3:08 pm<
>
Para: "'enec@enec.org.br'" enec@enec.org.br<
>
Paulo,<
>
Estamos numa correria louca por conta da do lançamento da Caravana Universitária de Culrura e Arte.Agredecemos a oportunidade de de veicularmos nossa opiniao no site de vcs. Em breve, retorno com o material.<
>
Grande abraço,<
>
Vinícius Resende<
>
Imprensa UNE<
>
'''RESPOSTA - ANDIFES:'''<
>
Assunto: Re: Opinião Reforma Universitária <
>
De: Assessoria de Comunicação Andifes <
>
Data: Qua, Outubro 13, 2004 10:17 am<
>
Para: "'enec@enec.org.br'" <
>
Olá Paulo Henrique, quanto à opinião da Andifes sobre a Reforma Universitária, o texto oficial sobre a posição da Andifes segue anexo, contemplando todos os pontos por você citados.<
>
Qualquer dúvida, entre em contato.<
>
[[attachment:Apresentacao_Ana_Lcia_Andifes.sxw]]<
>
[[attachment:RU_final_Andifes.sxw]]
Atenciosamente,<
>
Rose Veronez<
>
Andifes<
>
(61) 321-6341<
>
== Currículo Livre: primeiros passos ==
O projeto [[http://curriculolivre.enec.org.br|Currículo Livre]] é uma parceria
da ENEC com o Projeto Software Livre Brasil, e foi lançado no começo de setembro
último.
Com o objetivo de identificar softwares livres para serem utilizados em todas as
disciplinas do currículo dos cursos da área de Computação e Informática, o projeto
já dá seus primeiros passos.
Num esforço inicial, foram analisadas as [[http://wiki.softwarelivre.org/Curriculo/DiretrizesCurriculares|Diretrizes Curriculares]]
do Ministério da Educação para os cursos da Área de Computação e Informática,
e identificadas as disciplinas componentes dos cursos. A partir daí, começou o
levantamento de softwares para suportar as atividades didáticas dessas disciplinas.
As atividades inicialmente estão se concentrando em linguagens e ferramentas
de programação, como compiladores, editores de texto e ambientes de desenvolvimento.
Com o tempo, serão abordadas as demais disciplinas, com o objetivo de ter, ao final do
projeto, uma fonte de referência para estudantes e professores interessados em usar
softwares livres nas suas disciplinas.
Para mais informações, ou para contribuir com o projeto, acesse:
http://curriculolivre.enec.org.br
== Orientação a Aspectos, um novo paradigma de desenvolvimento de software ==
Por Antonio S. de A. Terceiro: saterceiro@inf.ufrgs.br
O desenvolvimento de software está em constante evolução. Grande pesquisas em Engenharia
de Software investigam expressividade das metodologias de desenvolvimento, assim como o
impacto das características dessas metodologias nas atividades de manutenção (corretiva
e evolutiva) do Software.
Orientação a Aspectos (OA) surgiu no final da década de 90, num artigo, já considerado
clássico, intitulado ''Aspect-Oriented Programming'', publicado em 1997 [1]. Pelo título
do artigo que deu origem à OA, pode-se perceber que a preocupação inicial era com a
'''programação'''. Atualmente, porém, a OA já se estende para as outras fases do processo de
desenvolvimento, como análise e projeto.
A OA se baseia no fato de que as construções "tradicionais" ('''objetos''', '''funções''',
'''procedimentos''' etc), doravante denominados '''componentes''', não conseguem promover
um encapsulamento efetivo de alguns tipos de requisitos, denominados
'''requisitos transversais'''. Assim, os elementos do software que tratam esses
requisitos transversais ficam '''espalhados''' pelos '''componentes'''.
A OA propõe, então, a introdução de uma novo tipo de módulo, chamado
'''Aspecto''', para encapsular esses requisitos transversais, assim como estratégia(s)
para que os elementos definidos no Aspecto sejam introduzidos nos componente
para compor a implementação dos requisitos transversais. Essa atividade é chamada em
inglês de ''weaving'', e ainda não existe, até onde se sabe, um consenso sobre a tradução
do termo.
Note que quando falamos em '''componentes''' não estamos especificando de que tipo de
componente se está falando. Assim, a OA possui conceitos genéricos que podem ser
aplicados a diversos tipos de linguagens, apesar do fato de que a grande maioria
das ferramentas disponíveis implemente a aplicação de aspectos sobre linguagens
orientadas a objeto (nas quais os '''componentes''' são as classes).
No contexto da OA, a linguagem original (sobre os componentes da qual serão aplicados
os aspectos, é denominada '''linguagem base'''. A linguagem de definição de Aspectos é
denominada simplesmente (e obviamente) de '''linguagem de aspectos'''.
Para entender melhor, vejamos o exemplo a seguir, assumindo como linguagem base uma
linguagem orientada a objetos.
Suponha que em determinada aplicação possui um agente, que executa em seu próprio
fluxo de execução (''thread''). Este agente, da classe =Agente=, acessa dados em
duas classes, digamos, Dados1 e Dados2, que também estão constantemente sendo
atualizados por outros fluxos de execução. Se faz necessário, então, um mecanismo
de sincronização para garantir a integridade desses dados, impedindo condições de
corrida.
Esse controle de concorrência é um requisito transversal, pois serão necessárias chamadas
às primitivas de sincronização em todos os métodos das classes de dados que fazem acesso
à informação contida nos seus objetos. O código necessário à sincronização estará espalhado
nas classes Dados1 e Dados2. Como consequência, em qualquer tipo de manutenção relativa
a esse mecanismo de sincronização será necessária a verificação de todos esses locais por
onde estão espalhadas as chamadas às primitivas de sincronização utilizadas.
Na figura abaixo, (1) representa esta situação.
{{attachment:aspectos.png}}
A solução proposta para isso pela OA seria retirar essas funcionalidades que estão
espalhadas por diversos pontos de um ou mais componentes e encapsulá-las num aspecto
chamado, digamos, =Sincronização=. Isto está representado em (2) na figura acima.
A forma com que esse aspecto será aplicado aos componentes para gerar o sistema
resultante variaria de acordo com a ferramenta utilizada: em geral, as ferramentas
de aspectos suporta aplicação de aspectos em tempo de compilação, e aplicação (e
remoção) de aspectos em tempo de execução. Também varia a forma de aplicação:
pode ser sobre o código fonte dos componentes, ou sobre o código compilado
(código nativo, ''bytecode'' ou alguma outra forma de código intermediário).
Existem diversas ferramentas que suportam OA sobre linguagens conhecidas. Entre elas,
pode-se destacar:
* [[http://eclipse.org/aspectj|AspectJ]] [2]. Utiliza Java como linguagem base.
* [[http://www.aspectc.org| AspectC++]] [3]. Utiliza C++ como linguagem base.
Maiores informações, como eventos, projetos de pesquisa em andamento, grupos de pesquisa
que trabalham com OA, ferramentas que suportam OA sobre diversas linguagens etc, um bom
ponto de partida é o sítio da comunidade internacional de Desenvolvimento de Software
Orientado a Aspectos [4].
=== Referências ===
[1] http://www2.parc.com/csl/groups/sda/publications/papers/Kiczales-ECOOP97/for-web.pdf <
>
[2] http://eclipse.org/aspectj/ <
>
[3] http://www.aspectc.org <
>
[4] http://aosd.net
== Diário de bordo ==
Esses dias ouví de um colega meu que soube que eu sou Presidente da ENEC que eu devia ser "louco" por me meter "nessas coisas" de trabalhar pelos outros, defender algumas idéias em prol da maioria e que acabam causando atritos com alguns professores por exemplo.<
>
Ele me disse que não tinha a menor vocação para trabalhar para ajudar as outras pessoas e ainda ser cobrado ou criticado por isso<
>
Depois de ouvir isso, comecei a pensar sobre a minha participação no Movimento Estudantil (ME) e o que eu fiz até hoje: o que ganhei e o que perdí com tudo isso.<
>
Resolví então escrever sobre as experiências que a participação na diretoria da ENEC me proporciona. Acho que assim, ajudo a mostrar o quanto pode ser válido participar de uma entidade estudantil, mesmo com todo o trabalho e cansaço que isso possa gerar.<
>
Vou chamar essa coluna de "diário de bordo" porque participar da ENEC é uma viagem... :-) <
>
Graças a minha participação no DCE-UFPR nas gestões 1996/1997 e 1997/1998 (quando eu ainda cursava Matemática), no Centro Acadêmico (chamado aqui de CEI - Centro de Estudos de Informática da UFPR) na gestão 2000/2001 e na ENEC nas gestões 2002/2003 e 2004/2005, tive a oportunidade de viajar e conhecer várias cidades.<
>
Destaco a questão de viajar porque é uma atividade que eu gosto muito. Acho que quanto mais cidades a gente conhece, mas enriquecemos culturalmente.<
>
<
>
Já fui para:<
>
* Santa Catarina: Florianópolis e Joinville
* Minas Gerais: Belo Horizonte
* Bahia: Salvador
* São Paulo: São Paulo, Campinas e São José dos Campos
* Rio de Janeiro: Rio de Janeiro e Campos
* Paraná: Lapa, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel
* DF: Brasília
As viagens mais recentes que fiz foram para Joinville nos dias 08 e 09 de Outubro, e para Campos e Rio da Janeiro nos dias 19, 20 e 21 também de Outubro.<
>
<
>
Fui para Joinville participar do [[http://www.softwarelivresc.org.br/congresso/2004|2o. Congresso Catarinense de Software Livre]]. Como faço estágio no Serpro de Curitiba, a empresa disponibilizou duas vans para levar os funcionários para o evento. De estagiário apenas eu e o Luiz :-) <
>
Assistimos ótima palestras durante os dois dias. Em destaque as palestras:<
>
O Software Livre para o futuro do Brasil - Paulino Michelazzo<
>
Complexo de Formiga - Anahuac de Paula Gil<
>
Da Reserva de Mercado ao Software Livre - Julio Cesar Neves<
>
Open Source and Big Business: The Clash Is Coming Jon "Maddog" Hall<
>
<
>
Apesar de a minha ida não ter sido por causa do movimento estudantil, durante o evento fiz vários contatos com o pessoal da comunidade do software livre me apresentando como Presidente da ENEC. Esses contatos poderão gerar projetos no futuro.<
>
Graças so projeto "Curriculo Livre", a ENEC recebeu um convite para participar de um painel chamado "Projetos Pedagógicos de Cursos de Computação com Software
Livre" na UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense, na cidade de Campos - RJ, durante a [[http://www.forumsoftwarelivre.org.br|II Semana de Software Livre do Rio de Janeiro]].<
>
Para minimizar os gastos, a organização pediu que o diretor da ENEC no Rio de Janeiro, Henrique fosse ao evento. Como ele estava participando da organização do evento na UNIRIO, eu me oferecí para ir até Campos.<
>
Então a organização pagou as passagens de aviao (Curitiba-Rio-Curitiba) e de ônibus (Rio-Campos-Rio) além das refeições e taxi.<
>
<
>
Saí de Curitiba na terça-feira (19) logo depois do almoço. Cheguei no Rio e fui para a rodoviária pegar o ônibus. Devido a chuva na estrada, a viagem até Campos atrasou mais de 1 hora e quando cheguei a Profa. Clevi, responsável pelo evento, estava me aguardando para me levar até o Hotel.<
>
Na quarta-feira (20) fui de manhã cedo para a UENF assistir as outras discussões e finalizar a apresentação que eu ia usar.<
>
O painél que eu ia participar estava previso para começar as 16h, mas atrasou meia-hora. Primeiro a Profa. Carla Delgado da UNIBENNETT (Rio de Janeiro) apresentou o projeto de uso de software livre naquela Universidade. É muito bom saber que cada vez mais outras Instituíções de ensino estão aderindo ao software livre. Dei início a minha apresentação mostrando o que é a ENEC, seu histórico, finalidades, funcionamento, diretoria, ENECOMP, meios de contatos, etc., além é claro, o projeto "Currículo Livre". Depois apresentei a minha experiência em estudar no curso de Ciência da Computação da UFPR que utiliza apenas software livre. <
>
Depois do painél, assistí a excelene palestra do Corinto Meffe, SLTI, Ministério do Planejamento intitulada: Convergências Tecnológicas e a Política Federal de Software Livre. Realmente muito boa, eu recomendo!<
>
<
>
Voltei para o Hotel já a noite e viajei para o Rio de Janeiro na quinta-feira (21) bem cedo. Como eu tinha que pegar o avião de volta a Curitiba na capital, deixei para sair no final do dia porque assim eu poderia assistir a discussões que iam encerrar a Semana no Clube de Engenharia. Pela manhã assistí a abertura e o painel "Negócios e Governo" e a tarde os painéis "Certificação Digital" e "Negócios nas Empresas". Todos de altíssimo nível.<
>
Na hora do almoço, aproveitei para andar um pouco pelo centro do Rio. Andar alí é um pouco estressante para quem está acostumado com Curitiba. Muita, muita gente nas ruas e trânsito engarrafo. Mas valeu a pena a voltinha :-) <
>
Saí do Rio no começo da noite e cheguei em Curitiba quase meia-noite. Bastante cansado, mas muito feliz pela oportunidade que tive.<
>
Bom, próximas viagens:<
>
- 01 de Novembro: Patos de Minas - MG - II Semana de Informática do [[http://www.unipam.edu.br|UNIPAM]]<
>
- 05 e 06 de Novembro - São Paulo - SP - [[http://www.conisli.org.br|2o. CONISLI]]<
>
<
>
Paulo Henrique de Lima Santana - Presidente da ENEC<
>
<>
----
Antonio Terceiro - 05 Oct 2004