ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL DOS ESTUDANTES DE COMPUTAÇÃO DO XXI ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE COMPUTAÇÃO REALIZADA NO DIA 07 DE AGOSTO DE 2003 NA CIDADE DE CAMPINAS ESTADO DE SÃO PAULO

ENECOMP 2003

Aqui estão transcritas, pelo coordenador do GD, informações que resumem o teor da discussão ocorrida durante a atividade.

GD sobre Sistemas de Cotas nas Universidades

Cotas para Negros

No GD os participantes na sua maioria se mostraram contra as cotas para negros por achar que o atual sistema de seleção é falho nos seguintes itens:

Concluiu-se então que a solução deveria vir no início da formação da pessoa, com ações emergenciais no ensino primário e médio, não no ensino superior.

Cotas para Índios

No GD os participantes se mostraram a favor de uma cota destinada aos índios apenas nos cursos de Licenciatura nas universidades de regiões com população indígena. Esta cota seria determinada por um estudo para definição da porcentagem destinada a cada universidade e seguiria as seguintes prioridades:

Essa decisão foi tomada baseada na garantia de uma forte fiscalização na comprovação da etnia.

Mariana Martins - 13 Aug 2003

ENECOMP 2003

Aqui estão transcritas as idéias principais da discussão sobre Inclusão Digital, realizado no XXI Encontro Nacional dos Estudantes de Computação.

GD sobre Inclusão Digital

A discussão começou com a palestra do Sívio Spinella, presidenta da IM@, que deu a seguinte definição para inclusão, não exatamente com essas palavras ;-) :

Inclusão é dar acesso a algum bem ou serviço a alguém que atualmente não tem acesso a esse bem ou serviço.

Assim, podemos extender isso para a Inclusão Digital:

Inclusão Digital é prover meios para a utilização de computadores e tecnologia da informação em geral à população que atualmente não tem acesso a esses recursos.

O grupo entrou em consenso que um modelo ideal de Inclusão Digital deve ser baseado:

Diante desses aspectos levantados, decidiu-se que a ENEC criaria um fórum para a discussão do tema Inclusão Digital, que:

Ao final do GD, o espírito do grupo era o de que nós, como estudantes de Computação, diante da imensa importância que a tecnologia da informação posssui atualmente na sociedade, devemos coloborar com a democratização do acesso aos recursos de informática.

Antonio Terceiro - 18 Aug 2003

ENECOMP 2003

Aqui estão transcritas as idéias principais do que foi discutido nessa atividade, acontecida durante o XXI Encontro Nacional dos Estudantes de Computação.

GD sobre Organização da ENEC

Relatório da gestão 2002/2003

Paulo (UFPR) fez um relato sobre a gestão 2002/2003 da ENEC, e sobre a organização do ENECOMP 2003. O grupo propôs que ele refizesse esse relato na assembléia geral do XXI ENECOMP e que escrevesse um texto relatando isso.

Proposta de mudança na estrutura da diretoria

Paulo (UFPR) propôs que a diretoria da ENEC passasse a ser composta da seguinte forma:

Bento (EEP/SP) propôs que se consultasse o modelo de diretoria de outras entidades.

Além disso, foi proposto que sejam especificadas as competências de cada diretor dos 6 cargos "iniciais" no estatuto da ENEC. Essa necessidade existe por conta de exigências legais para registro de CNPJ.

Estas alterações contemplam as alterações feitas na assembléia do XX ENECOMP que foram perdidas devido a extravio das anotações da assembléia.

Cadastro de Entidades de Base e indicação de delegados para assembléias da ENEC

Entidades de base (EB's) são as entidades que representam os estudantes de um determinado curso ou cursos, isto é, D.A.'s (diretórios acadêmicos) e C.A.'s (centros acadêmicos).

Comunicação da ENEC

João (UFMG) propôs que a ENEC mantenha a lista enec-l e use uma newsletter para notícias, com mensagens geradas por humados. Ele citou o problema do atual sistema de notícias, que às vezes manda o mesmo cunjunto de notícias durante várias semanas seguidas.

Arrecadação de recursos para a ENEC

Sobre a sede

Paulo (UFPR) falou da necessidade de se ter uma sede registrada em cartório para a ENEC, citada em seu estatuto. A sede atual era na USP, mas os estudantes da USP infelizmente não têm participado da ENEC.

A proposta elaborada então foi a seguinte:

Antonio Terceiro - 18 Aug 2003

ENECOMP 2003

Aqui estão transcritas as idéias principais desse Grupo de Discussão, ocorrido durante o XXI Encontro Nacional dos Estudantes de Computação.

GD sobre Regulamentação das profissões de informática

Jiyan começou com uma introdução do tema, de forma o mais imparcial possível ;-). Em seguida, foi discutido o projeto de lei elaborado pela SBC. Seguiu-se uma discussão sobre reserva de mercado,

Reserva de mercado é uma forma de impedir que pessoas não formadas num curso superior de determinada área possam atuar profissionalmente nessa área. É o que impede, por exemplo, pessoas não formadas em Engenharia Civil de atuar na função de Engenheiro em construções, e pessoas não formadas em Medicina de exercer a medicina.

Em seguida, foi discutido qual seria o papel de um futuro conselho - como é colocado no projeto de lei da SBC - e como esse conselho seria formado.

Como propostas, foram levantados os seguintes pontos:

Esse GD não levou a nenhum encaminhamento na assembléia geral do XXI EneComp (por problemas de falta de tempo), além do que já havia sido decidico na assembléia geral do XX EneComp: a ENEC se posiciona contra qualquer forma de reserva de mercado.

Antonio Terceiro - 18 Aug 2003